• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 14 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Vida / Desenvolvimento Pessoal / Sucesso / O elemento fundamental do sucesso

O elemento fundamental do sucesso

Jonathan Farrell 15 Comentários

Elementos do Sucesso
Compartilhe!

Administração do tempo, planejamento, definição de metas, auto-organização… Essas e outras ferramentas são importantes na conquista do sucesso. No entanto, ao longo dos anos que temos trabalhado com o público, notamos que há um elemento fundamental que, se ausente, boicota todos os esforços do indivíduo que busca a realização em sua vida.

Trabalhando com clientes específicos durante certo tempo, esse “elemento” fica bastante evidente. Enquanto uns aproveitam as técnicas transmitidas para organizar e planejar suas vidas, outros parecem andar em círculos ou patinar sem sair do lugar. As coisas para esse segundo grupo parecem nunca dar certo. Eles investem tempo, energia, recursos, mas seus projetos nunca deslancham; enquanto isso, o primeiro grupo fura o céu, conquistando resultados fantásticos. Qual o segredo do primeiro grupo? O que eles têm que o os outros não têm?

Muitos esforços de pesquisa foram feitos, principalmente no último século, para identificar os elementos do sucesso. Foco, metas, planejamento, organização, motivação, entre outros foram identificados por centena de autores e pesquisadores. Porém, poucos encontraram a “pedra filosofal” do sucesso. Este elemento é certamente mencionado em quase todas as pesquisas e livros disponíveis sobre o assunto, mas dilui-se em meio a todo o resto, não sendo identificado como “O” elemento.

Depois de muita discussão e pesquisa com casos reais, nós chegamos à conclusão de que este elemento é o pilar de sustentação de todos os demais, ou seja, um ou outro elemento pode estar faltando na personalidade ou conduta da pessoa, mas sem este elemento específico a pessoa simplesmente não conseguirá ser bem sucedida em seus empreendimentos. Observamos também que sua falta, ou melhor, sua distorção, causa problemas em todas as áreas da vida do indivíduo (saúde, relacionamentos afetivos e sociais, saúde financeira, etc.).

Você tem alguma idéia de qual é este elemento tão fundamental para o sucesso? Eu tenho um exemplo bem claro! Pense em seus filmes favoritos. Você consegue identificar o “herói” facilmente, não? Esse personagem tem características definidas. Ele não precisa ser o personagem principal e aparecer com freqüência, você simplesmente sabe que ele é o herói. Faça um simples exercício: pense em seus filmes favoritos e tente trocar a posição do herói com o “melhor amigo” ou coadjuvante e com o vilão (se disponíveis na história).

Quando esse exercício foi proposto em cursos que realizamos, os resultados foram bastante interessantes. A maioria dos participantes simplesmente não conseguia fazer o exercício! Ao serem questionados do porquê, estas foram algumas das respostas que obtivemos:

“Não consigo imaginar porque o vilão ou o coadjuvante jamais agiria como o herói, eles teriam reações e atitudes diferentes, não obtendo os mesmos resultados.”

“Tanto o vilão como o coadjuvante têm personalidades fracas, eles jamais agüentariam o tranco e tomariam as decisões que o herói tomou.”

“Meu filme favorito seria um fracasso se essa troca realmente acontecesse, o que faz o filme brilhar é personalidade do herói.”

Você está começando a “ver a luz”?! Por que o papel do herói cabe somente àquele indivíduo que está naquela posição? Você consegue imaginar Tom Cruise em Missão Impossível sentando e reclamando que, como sua missão é realmente “impossível”, ele está desistindo?! Ou Russell Crowe em Gladiador dando uma de covarde e se negando a lutar na arena ou aceitando um acordo qualquer? Não, você não consegue imaginar. O herói tem atitude de vencedor, não de perdedor. Você não consegue fazer a troca de personagens, pois o vilão e o coadjuvante são fracos demais em caráter e personalidade, eles não tomariam as mesmas decisões tomadas pelo herói, alterando os resultados obtidos.

No mundo real, as coisas não são diferentes. Quem assume o papel de coadjuvante na vida não tem força e determinação para tomar as decisões que o levariam para uma posição privilegiada.

O elemento chave para o sucesso se chama POSTURA MENTAL. As linhas de raciocínio que fazem com que você tome a decisão X ou Y são as reais responsáveis pelo seu sucesso ou fracasso. Se sua postura inclui constantemente desistir frente a obstáculos, tentar sempre tomar o caminho mais fácil, evitar desafios, ceder à preguiça, reclamar das dificuldades e culpar outras pessoas ou situações por seus erros, então você não é o herói em sua própria vida – talvez você não seja nem coadjuvante, talvez você seja o vilão, construindo lentamente o futuro que você menos deseja.

Pense em pessoas realmente bem sucedidas que você conhece, públicas ou dentro do seu círculo social. Você consegue colocá-las no papel de herói em seus filmes favoritos (guardadas as devidas proporções, é claro – Oprah Winfrey como protagonista de Gladiador não faria muito sentido!)?. A minha intenção com esse exercício é mostrar-lhe que as pessoas que constantemente atingem o sucesso em seus empreendimentos são os heróis do mundo real. Eles têm força de caráter, firmeza e determinação para tomar as mesmas decisões que os heróis em nossos filmes favoritos. É essa postura de “invencível” que os torna, de fato, invencíveis na vida real.

Jonathan Farrell
Jonathan Farrell

Jonathan Farrell é psicólogo, MBA em administração e finanças e consultor empresarial.


Compartilhe!

Arquivado em: Sucesso Marcados com as tags: alcançar o sucesso, atingir o sucesso, conquistar o sucesso, ser bem sucedido, vencer na vida

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Marlene Garcia diz

    27 de junho de 2007 às 09:53

    Excelente este artigo nos faz perceber que quem faz o caminho de nossa vida, somos nós mesmos, n deixando pra depois nem pra ninguém tomar as decisões que devemos tomar, ou em que rumo devemos seguir.
    Parabéns

    Responder
  2. Rafael Miguel diz

    27 de junho de 2007 às 11:15

    Primeiramente, gostaria de agradecer pois assuntos como esses renovam minha alma diante dos degraus.
    E dizer que concordo plenamente com os estudos aqui citados, pois essa postura de “invencivel” é fundamental para saber-mos que mesmo perdendo o agora é a oportunidade da vitória futura, pois jamais desistir e enfrentar com coragem é o dilema!

    Responder
  3. cleibson ferreira diz

    28 de junho de 2007 às 04:35

    Cada vez mas me surpreendo com estes artigos maravilhosos que vocês nos presenteam.
    É de grande importância a nossa confiança no que fazemos ou mesmo no que poderemos ainda fazer.
    É sabendo que tudo é possivel, transformando o suposto impossivel em possivel e que alcançaremos grande resultados .
    É como a famosa frase que diz: sem saber que era impossivel ele foi lá e fez.
    Eu sempre guardei esta frase comigo porem ao ler este artigo dei conta realmente do que esta frase pode representar a nossas vidas.
    Agradeço mais uma vez por esta grande iniciativa ou seja, estes grandes artigos que servem de grande alimento para o nosso crescimento profissional e pessoal.

    Responder
  4. Ariozil diz

    28 de junho de 2007 às 05:02

    Parabéns por este artigo….realmente muito bom…acho que todo mundo deveria ler…valeu…

    Responder
  5. Renata Maria Acras diz

    28 de junho de 2007 às 06:56

    Muito bom esse artigo . Estou sem palavras……..

    Responder
  6. Eliana Ramos diz

    28 de junho de 2007 às 11:13

    Excelente. Comentários que bem direcionados, fazem a diferença na vida de quem deseja “algo mais” , ou se satisfeito , impulsiona a ter certas atitudes capazes de ajudá-los a melhorar ainda mais.
    Parabéns e obrigada!

    Responder
  7. MAristela diz

    28 de junho de 2007 às 13:37

    Me vejo nesse artigo. Parabéns e obrigada por estarem me ajudando com esses artigos.

    Responder
  8. Alexandre Moreno Romero diz

    28 de junho de 2007 às 16:52

    Excelente artigo, temos que crer para ver. Guerras vem, guerras vão, mas guerreiros são eternos.

    Responder
  9. naize oliveira alvae diz

    1 de julho de 2007 às 05:26

    É BEM INTERANSANTE ESTÁ MATÉRIA MAS QUERIA QUE VOCÊS ME AJUDASEM Á COMO SERIA A FORMA CERTA DE TRATAR CADA CLIENTE E PRINCIPALMENTE COMO DAR A VOLTA A CLIENTES MAS DIFICEIS OU SEJAM AQUELES QUE NOS TIRAM A PACIENCIA ESPERO RESPOSTA.

    Responder
  10. Alexandre Fraga diz

    2 de agosto de 2007 às 08:08

    Creio ser a pedra fundamental dos projetos de qualquer pessoa, a “postura mental”. Se não estivermos fé onde queremos chegar, como venceremos as tempestades quando vierem? Quem atravessará o mar por nós? Você é exatamente aquilo que crê que pode ser!

    Responder
  11. Raimundo Nonato diz

    11 de setembro de 2007 às 06:51

    Estes artigos são muito interessantes e necessários para a vida que levo. Sou muito indeciso nas minhas tomadas de decisão. Preciso realmernte de uma ATITUDE MENTAL, para vencer a guerra. E Estes artigos tem muito me chamado atenção para a vida que quero ter – de um vencedor.

    Responder
  12. Josimeri diz

    18 de outubro de 2007 às 00:35

    O artigo nos faz refletir … até hoje fui a vilã em minha vida, mas para aqueles que como eu se sentiram assim, não desistam pois até os vilões mudam e tem uma segunda chance. Eu estou buscando-a e certamente não deixarei escapar as oportunidades. O ponto inicial é mudar totalmente nossa postura e nos tornar heróis em nossas vidas.

    Responder
  13. Juliana Mendes diz

    3 de novembro de 2007 às 03:21

    Excelente o artigo. Na vida precisamos ser realmente heróis e donos de nossas próprias decisões e principalmente encontrarmos a pedra filosofal.

    Responder
  14. marcus diz

    3 de fevereiro de 2008 às 18:54

    Concordo com a posição de guerreiros diante da vida, costumo pensar que só temos esta vida para sermos felizes e realizarmos nossos sonhos.

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados