• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Home
  • Login
  • Entre em contato
  • 12 de agosto de 2022

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Dinheiro
  • Educação
  • Negócios
  • Saúde
  • Vida
Você está em: Home / Vida / Desenvolvimento Pessoal / Teoria X Prática

Teoria X Prática

Franciane Ulaf 3 Comentários

Teoria e Prática
Compartilhe!

Administração do tempo, planejamento, estabelecimento de metas, organização pessoal… Quando alguém fala ou escreve sobre esses assuntos, sempre há aqueles que dizem: “Mas isso não é novidade! Todo mundo já conhece o assunto!”. Realmente, não há mais o que falar a respeito desses temas, é possível até vesti-los com “roupas novas”, mas o conteúdo da informação será sempre conhecido.

Isso é verdade, mas o fato é que apesar de todos conhecerem esses assuntos é raro encontrarmos quem definitivamente os aplique da forma como são transmitidos pelos especialistas. Na realidade, grande parte das pessoas não aplica nem 1% dos conceitos que dizem “já conhecerem bem”.

Entre a teoria e a prática há um oceano de distância. Saber, conhecer, entender não leva a parte alguma se esse conhecimento não for colocado em prática. Para atravessar esse oceano, é preciso muito esforço – talvez seja por esse motivo que muitos desistem ao ver a imensidão do caminho a sua frente.

Pode ser por preguiça, medo, insegurança, falta de iniciativa, enfim, para os que nada realizam, sempre há um motivo, uma explicação para a procrastinação. Os objetivos vão sendo adiados, os sonhos vão ficando para trás, até que perdem o sentido e deixam de existir.

Analise estes dois tipos de pessoas. Você se identifica com algum deles? Se você se identificou, saiba que nunca é tarde para mudar, afinal, todos realizamos essa mudança em algum ponto da vida, ninguém nasce já sabendo como praticar tudo o que aprende!

O primeiro tipo são os inseguros, que acham que não sabem ou acham que o que sabem não é suficiente para praticarem. Geralmente são perfeccionistas, deixam de agir pois sempre acham que ainda não chegou o momento certo, que ainda precisam se aperfeiçoar mais, etc. Se esse é você, experimente agir, mesmo quando você acha que deve esperar mais um pouco. Você verá que, na maioria das vezes, esteve fazendo tempestade em copo d’água, duvidando da sua própria capacidade, considerando uma situação fácil como difícil. Desenvolva a iniciativa.

O segundo tipo são os arrogantes, que acham que sabem o que não sabem ou que sabem mais do que a realidade. Acreditam que praticam o que, na verdade, não sabem nem em teoria. É muito comum, por exemplo, ver pessoas altamente desorganizadas dizerem que são superorganizadas e que administram muito bem seu tempo. Isso denota falta de autopercepção e autoconhecimento. A pessoa não tenta enganar os outros, ela realmente acredita no que diz! A chave para iniciar essa mudança é abrir mão do orgulho que o faz pensar que sabe tudo e que já pratica o que, na verdade, nem conhece ao certo. Procure observar-se, ver como faz as coisas, como trata com as pessoas, como trabalha, enfim, tentar obter mais informações a respeito de si mesmo. Desenvolva a humildade.

O maior obstáculo para colocar a teoria em prática, entretanto, é a falta de ação em si. É por esse motivo que a “indústria” de auto-ajuda é, em grande parte, desacreditada. Ouço com muita freqüência pessoas dizendo que “auto-ajuda não funciona”. Eu mesma passei pela fase do descrédito. Eu era uma fã adicta de auto-ajuda quando era adolescente. Eu comprava os mais diversos livros na esperança de resolver os mais simples problemas. Eu lia, guardava o livro e esperava que o problema se resolvesse! Depois de alguns anos, quando percebi que nada mudava, eu desenvolvi um descrédito com relação à área que coincidiu com a minha entrada no mundo acadêmico.

Absorta em livros científicos, eu comecei a perceber que aquela teoria de nada adiantava sem a prática. Na própria faculdade, eu comecei a ensinar colegas com dificuldade de se organizar e planejar estudos ou mesmo metas pessoais. Eu distribuía artigos, pequenos manuais e recebia muito feedback. Os que não estavam conseguindo atingir os resultados eram os que não estavam seguindo as minhas diretrizes. Eu dizia que os manuais eram como as fórmulas científicas, se não fizessem “o que” e “como” estava escrito, não ia funcionar mesmo.

O meu material estava sendo, para meus colegas, o que a auto-ajuda tinha sido pra mim alguns anos antes. Eles esperavam um “milagre”, assim como eu costumava pensar. Era como se, inconscientemente, acreditássemos que só o fato de lermos e tomarmos conhecimento de uma determinada técnica, nós nos tornaríamos o que estávamos buscando de forma mágica!

Quando me dei conta disso, voltei para os meus livros de auto-ajuda. Reli a maioria. Comecei a fazer pequenas checklists do que eu deveria fazer para colocar aquele conhecimento em prática. E, de fato, eu fiz o que me propus, alcançando incríveis resultados. A minha visão sobre a auto-ajuda mudou muito desde então. A minha disposição em ajudar meus amigos a se organizarem e planejarem suas metas virou uma profissão e aqui estou eu, defendendo uma área cheia de controvérsias e muito atacada, mas que depende unicamente de uma predisposição pessoal: partir para a ação.

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

Franciane Ulaf
Franciane Ulaf

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.


Compartilhe!

Arquivado em: Desenvolvimento Pessoal Marcados com as tags: auto-ajuda, pró-atividade, pró-ativo, proativo, Teoria X Prática

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. erivaldo da silva ramos diz

    24 de janeiro de 2008 às 13:07

    estou adorando todas essas orientaçoes a minha vida esta crescendo e muito em todos os aspectos ja nao tenho aquela visao de vida sega que nao saber o que fazer ou como fazer sinto-me agora como um incrivel hulk para enfrentar a vida, muito obrigado . ramon

    Responder
  2. Hermes diz

    21 de março de 2008 às 11:42

    É mesmo, sabe que você tem razão!

    Responder
  3. Maria Aparecida diz

    8 de março de 2015 às 10:08

    Também já li muitos livros de auto ajuda e cansei por não obter nenhum resultado,mas vou prestar mais atenção no final do artigo:”predisposição pessoal partir para a ação. Obrigada

    Responder

Deixe um comentário Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Receba em seu e-mail:

Assine para receber gratuitamente dicas exclusivas e notificações de novos artigos:





Siga no Facebook

Guia da Vida

Últimos artigos

Garra Paixão e Persistência

Como desenvolver a persistência?

Superar a baixa autoestima

Seja mais confiante: 10 maneiras de superar a baixa autoestima

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa

Será que o fracasso torna a vitória ainda mais saborosa?

Superar a indecisão

7 passos para superar a indecisão

A arte da desistência

A Arte da desistência: Como saber a hora certa de abrir mão de uma meta?

A Felicidade muda com a idade

Como a felicidade muda com a idade

Como escrever um plano de negócios

Como escrever um plano de negócios, passo a passo

Como Investir em Ações

Como investir em ações

Como Vender Ações

Como vender ações: um guia de 3 etapas para iniciantes

Perder medo de fazer networking

Como perder o medo de fazer networking profissional

Copyright © 2022 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados