Muitas pessoas na esperança de descobrirem uma forma rápida, indolor e até mesmo milagrosa para perder peso têm curiosidade de saber se a hipnose funciona para emagrecer. Mas será mesmo que técnicas de hipnose funcionam para perder peso?

Ao contrário do que muitos podem acreditar, a hipnose acumula estudos científicos que comprovam sua eficácia. Dito isso, é importante frisar porém, que a hipnose funciona dentro daquilo que é seu objetivo atuar, ou seja, tornar o paciente relaxado o suficiente para que seu subconsciente aceite sugestões a ponto de que essas sugestões se fixem o suficiente na mente e após o trabalho finalizado, o paciente possa efetuar as mudanças desejadas em sua vida diária.

Há poucas evidências, contudo, de que a hipnose é eficaz para perda de peso quando o paciente não associa o tratamento com dieta e exercícios. Ou seja, se você espera uma forma milagrosa na qual você possa emagrecer sem que tenha que fazer esforço algum da sua parte, a hipnose provavelmente não vai funcionar para você.

Em primeiro lugar, a hipnose não funciona para todo mundo. Há pessoas mais sugestionáveis do que outras e pessoas que não aceitam sugestões de terceiros, ponto final. Profissionais da área dizem que toda hipnose, na realidade, é um processo de auto-hipnose. É o próprio paciente que se hipnotiza, sob o direcionamento do profissional, cuja presença é na realidade desnecessária, já que o próprio paciente pode aprender técnicas de auto-hipnose e fazer o processo sozinho. A maioria das pessoas que se beneficia da hipnose, porém, precisa da ajuda de um profissional por mera falta de autoconfiança. A ideia de que é o profissional que fará com que a hipnose funcione é ilusória, mas se é nisso que a pessoa acredita, é assim que será, afinal de contas, é justamente nessas crenças de como o mundo funciona que a hipnose atua.

Voltando à nossa questão inicial, se o paciente não associa a hipnose com dieta e exercícios, muito provavelmente a razão pela qual ele deseja hipnose é porque ele quer uma forma fácil e sem sacrifício para emagrecer, ou seja, ele quer burlar a natureza humana e fazer um truquezinho para conseguir o que ele quer sem dar nada troca. É como querer fazer um desejo para o gênio da lâmpada!

Agora, entenda como a hipnose funciona: a hipnose visa alterar os conceitos subconscientes que nos levam a fazer certas coisas ou fazer as coisas de uma determinada forma. Por exemplo, a pessoa que come demais por gula pode se beneficiar da hipnose ao alterar as raízes desse pensamento e como consequência parar de comer por gula. Mas se ela não QUER parar de comer por gula, a hipnose não vai fazer milagre, a hipnose não vai mudar algo no subconsciente à contra vontade da mente consciente. No final das contas, nós só fazemos aquilo que nós queremos, não é verdade?!

As pessoas que não sabem como a hipnose funciona ou que nunca fizeram um tratamento com hipnoterapia antes tendem a achar que a hipnose é uma coisa objetiva e bem marcante, mas não é. Na maioria das vezes, o paciente nem sequer reconhece que está em estado de hipnose e acredita que não foi hipnotizado, pois ele “não sentiu nada diferente” e estava no controle da situação durante todo o trabalho. É assim mesmo e a expectativa de que a hipnose real é igual a gente vê nos filmes é errada. A pessoa hipnotizada não fica sob o controle da outra e o efeito é quase que imperceptível.

Isso é mais um motivo que enfatiza a noção de que se a pessoa já não está disposta a fazer um esforço para emagrecer, a hipnose não fará absolutamente nada para ela, pois ela está na expectativa de que algo de fora venha e a salve de si mesma, ou seja, faça com que ela emagreça magicamente. Como a hipnose é na realidade um estado de auto-hipnose e é a própria pessoa que faz o trabalho de mudança dos próprios pensamentos, aqueles que esperam que o hipnoterapeuta resolva seu problema como um cirurgião corta seu corpo e conserta seus problemas físicos, não verão resultado algum.

No entanto, se formos analisar pelo outro lado, as pessoas que realmente estão dispostas a fazer o que for preciso para emagrecer, também não precisam de hipnose, pois exercícios e dieta já fazem o truque!

A hipnose para emagrecer acaba funcionando melhor para aquelas pessoas cujo motivo do peso extra é algum trauma passado ou algum tipo de compulsão. Essas coisas ficam no subconsciente e a pessoa não tem muito controle. Durante o tratamento com hipnose, o profissional responsável tem a oportunidade de trabalhar com a pessoa de diversas formas, o que inclui a própria hipnose, para avaliar esses traumas e conduzir a pessoa a uma superação, o que pode ter como consequência, a perda de peso, se o peso é diretamente relacionado a esses traumas.

Para pessoas que simplesmente têm dificuldade para se controlar ao comer, comem muita besteira, não fazem exercícios físicos, a hipnose geralmente não adianta nada, pois o problema não é subconsciente, é má vontade consciente da própria pessoa!