• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 26 de janeiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Saúde / Fitness / Emagrecimento / O que funciona melhor? Dieta ou exercícios?

O que funciona melhor? Dieta ou exercícios?

22 de maio de 2012 by Alexandra Bellino 1 comentário

Dieta ou Exercício
Compartilhe!

Compreender o que funciona melhor para emagrecer – dieta ou exercícios – pode fazer toda a diferença nos resultados que você alcança

Diversas pesquisas científicas já foram realizadas para chegar a esse veredito e essa é uma das poucas áreas dentro do assunto de perda de peso em que praticamente todo mundo concorda.

A máxima é: você pode perder peso com dieta E exercícios e você pode perder peso SÓ com dieta, mas você não pode perder peso SÓ com exercícios.

Isso já foi comprovado inúmeras vezes em estudos científicos feitos ao redor do mundo.

A crença de que exercícios é que farão com que a pessoa perca peso é a responsável pelos maiores erros que as pessoas cometem ao tentar emagrecer. Os exercícios inclusive funcionam como mecanismo de autoengano, levando a pessoa que praticou alguma atividade física no dia, comer a mais porque ela acha que fez bem feito!

É preciso compreender o seguinte: além dos óbvios benefícios relacionados à saúde e à disposição pessoal, o papel dos exercícios na perda de peso em si é acelerar o emagrecimento através do maior gap criado entre as calorias ingeridas e as calorias gastas durante o dia, ou em alguns casos como na musculação, acelerar o metabolismo, também queimando mais calorias. Mas isso, em primeiro lugar, depende da dieta da pessoa!

Se você se mata na academia, volta pra casa achando que fez bonito e que agora então pode comer o que quiser, você estará jogando fora todo o efeito daquele sacrifício todo. É claro que o efeito do exercício na saúde e na disposição nunca é perdido, mas se seu objetivo principal é emagrecer, é isso o que você não vai conseguir enquanto continuar raciocinando dessa forma com relação às atividades físicas.

Temos falado bastante aqui nas últimas semanas sobre dieta como nos artigos sobre Como montar um cardápio e Como consumir macronutrientes porque antes de tudo você precisa entender os alimentos e saber como se alimentar corretamente.

É a dieta que irá ditar o quanto você pode emagrecer. Os exercícios irão, no máximo, ditar o ritmo. Vamos entender o seguinte:

Você não deve consumir menos de 1.200 calorias diárias (1.000 sendo o mínimo absoluto).

Sendo assim, digamos que de acordo com seu sexo, altura, idade e peso atual, você precise de 1.800 calorias diárias para manter o peso em que você está agora. Para emagrecer você precisa então comer menos de 1.800 calorias diariamente, mas sem baixar de 1.200! Isso faz com que o ritmo da sua perda de peso seja um tanto lento, já que 600 calorias a menos por dia fará com que você perca em torno de 1 a 2 Kg, no máximo, por semana!

Se você quer perder peso mais rápido então, a solução não é comer menos, mas sim fazer exercícios! Agora, isso só irá funcionar se você mantiver sua dieta na ponta do lápis, pois se você não sabe quantas calorias está ingerindo e volta pra casa da academia (ou de sua atividade, onde quer que ela seja!) com aquela fome de leão e come tudo o que você puder, você simplesmente irá boicotar todo o processo e não perder peso nenhum!

No próximo artigo, vamos conversar mais sobre exercícios: quantas calorias cada modalidade queima e como distribuir as atividades durante a semana, fazendo exercícios com ou sem academia.

Alexandra Bellino

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.


Compartilhe!

Arquivado em: Emagrecimento

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Marisa diz

    23 de maio de 2012 às 12:00

    Andei 9 anos da minha vida em dietas constantes, nutricionistas, toma de medicamentos. Só quando consegui melhorar o meu psicologico, é que encarei o emagrecimento como uma vida saudável, alimentação e exercicio fisico. Já perdi 20 quilos em +- 1 ano. Já tive recaídas quando novamente o psicologico não estava bem, mas finalmente percebi que o meu disturbio alimentar está no meu psicologico e é isso que agora tento controlar. Fico triste que por tantos médicos que passei, tanta gente que consultei, nunca ng se tenha preocupado em perceber a verdadeira razão do meu excesso de peso´. Tive de ser eu, pois não tinha dinheiro para ir para uma psicologa, a descobrir, mas isso levou 9 anos e podia até ter sido a vida toda. Hoje estou bem melhor, mas sei que não estou curada, vou vivendo um dia de cada vez, alimentar me bem sem demasiadas restrições, praticando exercicio fisico regularmente e encarar a vida como um desafio diário mas um dia de cada vez ultrapassando os problemas como etapes e procurando neles uma aprendizagem da vida. ACREDITEM pq TODOS SOMOS CAPAZES, APENAS PRECISAMOS DE UMA FORÇA PARA NOS EMPURRAR. Confesso que quando vi o testemunho de uma rapariga que emgreceu 100 quilos sem cirurgia nem medicamentos de emagrecimento, pensei, se ela foi capaz, eu tb serei. Ela chama-se Silvia Bonini, leiam a história dela ou de outros testemunhos da revista DIETA JÁ, a mim ajudou-me. Bem haja!

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados