Seguindo nossa série de mitos do emagrecimento (no primeiro artigo falamos sobre como o perfil calórico dos alimentos importa muito mais do que a quantidade de calorias; no segundo derrubamos o mito de que se você perder peso muito rápido, ganhará tudo de novo e mais um pouco – só que não!), hoje vamos conversar sobre um assunto muito controverso: os alimentos e bebidas diet, zero e light.
Eu já falei bastante sobre isso aqui no site e em minha lista de e-mails, então se você já é meu leitor há algum tempo, você já teve ter visto meus comentários por aí! A indústria de alimentos “diet” é a maior farsa alimentícia da história! Resumindo, produtos marcados como diet, zero, light não só ENGORDAM, como também fazem muito, mas MUITO mal à saúde, provocando outros problemas que causam também ganho de peso indiretamente! De todos os alimentos e bebidas indesejáveis do ponto de vista da preservação da saúde, os classificados como diet devem ser os primeiros a serem eliminados, mesmo se você não é uma pessoa super saudável e gosta de comer porcaria de vez em quando. Coma porcaria, coma fast-food, coma gordura, coma açúcar de verdade, mas NÃO tome (ou coma) produtos diet! Se você não acredita em mim, faça suas próprias pesquisas! Seria muito bom se realmente pudéssemos ter versões das bebidas e alimentos que adoramos sem todo o açúcar e gordura para que pudéssemos comer à vontade sem problemas. Eu seria a primeira adepta. Mas não é o caso. Infelizmente, a indústria alimentícia ainda não conseguiu produzir uma fórmula segura para consumo humano de produtos com açúcar “falso” ou um bom substituto para gordura.
É bom mencionar que o problema todo está justamente nesse “açúcar falso”, o adoçante artificial que faz com que um alimento ou bebida tenha gosto doce, como ocorre com os refrigerantes diet. Quando a bebida, como é o caso de muitos sucos naturais, são marketeados como sendo “sem açúcar adicionado”, aí sim, não há problema algum, contudo, é preciso estar ciente de que o próprio açúcar das frutas, a frutose, também engorda. Não é porque é fruta que não engorda! No caso de frutas, é muito mais indicado ingerir a fruta inteira com as fibras que retardam a absorção de açúcar do que o suco, principalmente se for sem polpa, que é absorvido imediatamente e acaba engordando porque o açúcar natural fica disponível no sangue em um curtíssimo espaço de tempo. Contudo, se a única alternativa for um refrigerante diet, a melhor escolha é sempre o suco natural sem açúcar. O melhor mesmo nesse caso é água pura, mas o povo parece ser averso a simplesmente tomar água “sem gosto”!
Se você se lembra do nosso primeiro artigo nessa seção: “Todas as calorias são iguais?“, eu explico porque simplesmente contar calorias é inútil. Muitas pessoas optam por refrigerantes diet (zero, light, é tudo a mesma coisa!) justamente para “economizarem” algumas calorias. É um raciocínio lógico, porém incorreto. O corpo humano não funciona de forma matemática. Se você ingere alimentos que possuem menos calorias, mas que em contraponto, prejudicam o metabolismo, você vai ganhar peso ao invés de perder! É justamente isso o que acontece com os produtos com açúcar articial adicionados (isso vale também para adoçante usado para adoçar café e açúcar!).
Alguns médicos chegam a classificar os produtos diet como mais perigosos para a saúde do que cigarros! Mas não é só uma questão de saúde propriamente dita, refrigerantes diet e adoçantes ativamente causam ganho de peso! Não é a mesma coisa do que comer uma lasagna ou um pedaço de pizza que fornecem apenas calorias em excesso. É por esse motivo que o raciocínio da economia de calorias ao consumir adoçantes e refrigerantes light está incorreto. Você não está simplesmente ingerindo algo que possui “menos” calorias do que a mesma versão normal, você está ingerindo algo que apesar de ter MENOS calorias, engorda MAIS do que a versão original, além de causar estragos em sua saúde que vem sendo ligados à esclerose múltipla, mal de Alzheimers e fibromialgia, além de problemas menos sérios, mas indesejáveis como acne e depressão.
Mas como é que refrigerantes diet e adoçantes “engordam” se possuem menos calorias? Não são as calorias exatamente que “engordam”. Nós engordamos e emagrecemos de acordo com uma série de fatores e é a eficiência do nosso metabolismo que no final das contas faz com que consigamos ter um corpo com um peso saudável ou percamos o controle.
O “açúcar falso” presente nesses produtos engana o cérebro, que pensa estar consumindo açúcar de verdade, mas não está. Quando ele se dá conta da falta de glicose (Ei, peraí! Você não estava consumindo açúcar? Onde foi parar?), ele dispara hormônios para que você tenha uma vontade incontrolável de consumir açúcar – açúcar de verdade! Você acaba não conseguindo se controlar nas horas seguintes ao consumo do adoçante ou do refri diet e acaba passando da conta ingerindo massas e doces. Essa é uma forma indireta com que os produtos light causam ganho de peso. Entretanto, eles também causam ganho de peso diretamente. Dois estudos feitos pela Universidade do Texas os EUA concluíram que duas porções ou mais de refrigerantes diet por dia aumentavam a circunferência do abdômen em mais de 500%. Ou seja, você toma Cola Diet e ganha uma barriga de cerveja! Que beleza, hein!

Alexandra Bellino é formada em educação física e trabalha como personal trainer em Seattle, EUA.
Deixe um comentário