Esses dias, num seminário de desenvolvimento pessoal da qual participei, o instrutor contou uma historinha que muito me lembrou a atitude de muita gente que tenta (ou apenas quer) emagrecer e não consegue.

A história resumida é a seguinte: Um rapaz recém formado, mas já cheio de dívidas, constantemente caía como um patinho nesses esquemas de ficar rico rápido, do tipo que nós recebemos pelo correio ou vemos o tempo todo na Internet. Ele estava ávido por construir uma vida de sucesso profissional e financeira, mas ainda não tinha acertado a bola da vez. Numa noite, apareceu em seus sonhos um anjo que lhe perguntou o quanto era sua renda mensal e quanto ele achava que deveria fazer mensalmente. 1.000 dólares, mas desejo ganhar 20.000 por mês, ele respondeu. O anjo então disse que tinha uma oportunidade para ele, mas que durante 5 anos ele deveria somente trabalhar e sua renda não aumentaria muito, mas no final destes 5 anos, ele passaria a ganhar 20.000 dólares por mês.

O rapaz recusou a oferta do anjo argumentando que já tinha muitas dívidas e que não poderia continuar ganhando uma miséria por mais 5 anos, ele precisava arranjar um jeito de fazer os tais 20.000 por mês o mais rápido possível.

5 anos depois, o anjo apareceu no sonho do rapaz novamente. Agora com mais dívidas ainda, respondeu ao anjo que estava fazendo 2.500 dólares por mês. O anjo novamente ofereceu ao rapaz a oportunidade, nas mesmas condições – ele deveria trabalhar duro por 5 anos sem ganhar muito mais do que no momento, mas ao final do 5º ano ele estaria fazendo 20.000 por mês. Novamente, o rapaz recusou a oferta. 5 anos era muito tempo, pensou ele, “se eu continuar ganhando essa miséria por mais 6 meses, vou ter que decretar falência pessoal*”.

O anjo então aguardou mais 5 anos, e 10 anos após a primeira aparição visitou novamente o, agora, homem de família, que já havia decretado falência pessoal 3 anos antes. Se você tivesse aceitado a minha primeira oferta, hoje você já estaria muito bem financeiramente. Tudo o que eu pedi foram 5 anos de dedicação e comprometimento, mas você não estava a fim de trabalhar, você queria uma fórmula mágica que resolvesse todos os seus problemas e lhe desse riquezas do dia pra noite. Eu vou oferecer a minha oportunidade a você agora, pela última vez. O homem refletiu por um momento e respondeu: “me desculpe anjo, mas minha família precisa muito de mim. Preciso desesperadamente encontrar uma forma de fazer dinheiro rápido, não posso decepcionar meus filhos, para eles 5 anos é muito tempo…”

Os anos se passaram e o anjo jamais o visitou novamente. O homem nunca encontrou uma forma de fazer dinheiro rápido e viveu uma vida de dívidas e sem todo o luxo da qual tanto sonhou.

Faça um paralelo dessa história com sua luta contra o peso. Já vi muita gente recusando dietas e programas de emagrecimento sólidos por pílulas e promessas vazias para perder peso rapidamente. Se este é o seu caso, pare e pense um pouco: há quanto tempo você luta com seu peso? Se você tivesse começado um programa lento, porém sólido de perda de peso desde o começo, hoje você não estaria com um corpo perfeito?

VENÇA O IMEDIATISMO ANTES DE TENTAR VENCER O PESO!

É muito comum as pessoas pensarem que precisam de resultados agora, no curtíssimo prazo e não há tempo para trabalhar duro para colher resultados só daqui a muito tempo. Vamos ver um exemplo bem comum:

Ouço muito coisas do tipo “tenho um casamento daqui 15 dias e preciso perder 10Kg. O que eu faço?” Essa pessoa provavelmente não vai perder 1 só Kg até o casamento. Por quê? A atitude dela é incorreta. É um casamento… muito provável que ela já sabia desse evento há meses. Ela já poderia estar trabalhando na perda de peso desde que ficou sabendo, provavelmente com meses de antecedência, de que iria ao casamento. O mesmo é válido para pessoas que começam a se preocupar com sua forma para o verão em Novembro. Não é como se o verão fosse uma surpresa, não é mesmo?!

A hora que o desespero bate a pessoa começa a tentar encontrar uma solução mágica para perder peso da noite pro dia. Não raro tomam suplementos perigosos, passam fome, e seguem dicas absurdas que encontram pela internet. Mas o comportamento da pessoa já está trabalhando contra ela. Ela não tem disciplina nem comprometimento para conseguir seguir um programa de dieta e exercícios nem pelos 15 dias que ela tem até o casamento. É por isso que ela acaba não perdendo nem 1 mísero quilo!

O problema é que esse pensamento imediatista altera o nosso comportamento no aqui e agora. Ao invés de trabalharmos com diligência e disciplina, nós caímos em tentação sempre pensando que amanhã, ou “segunda-feira” nós vamos levar as nossas metas à sério. Nunca acontece. A mentalidade ideal tanto para perder peso quanto para atingir qualquer meta na vida é compreender que resultados não serão visíveis no curto prazo, não importa o quanto você deseje ou ache que precisa desses resultados “pra ontem”. Se consciencientizar que perder peso e se manter em forma requer dedicação permanente ajuda a tirar um pouco dessa aura imediatista das expectativas de resultado.

*Bankruptcy: no Brasil não existe falência pessoal, mas aqui nos EUA esta é uma opção emergencial para pessoas com dívidas impagáveis. A pessoa tem suas dívidas perdoadas e pode recomeçar do zero.



Palavras-chave: emagrecimento, emagrecimento rápido, perda de peso, Perder peso rápido?