Algumas pessoas têm nos perguntado de é possível que a candidíase recorrente possa progredir para câncer com o tempo.
Sim e não!
Existem alguns tipos de câncer de orígem fúngica, mas isso não signfica que sua candidíase crônica possa se tornar um câncer no futuro. Na maioria dos casos de candidíase recorrente, a doença não progride para nada mais sério, é apenas incômoda e no máximo continua aumentando de intensidade com o tempo e maior proliferação da cândida no corpo.
O desenvolvimento de câncer de origem fúngica depende de uma série de fatores, incluindo fatores genéticos, que são os que pesam mais na probabilidade de desenvolver qualquer tipo de câncer.
Há inúmeras pesquisas, muitas ainda em andamento, que estudam a ligação da candidíase com o câncer. A ciência ainda entende pouco dessa relação, apesar de muitos pesquisadores e médicos já terem notado muitas “coincidências” fora do normal.

Isso não deve servir de alarme para que você entre em desespero, porém! A candidíase atinge um número assustador de pessoas no mundo todo (cerca de 85% da população já teve, tem ou terá um episódio de candidíase pelo menos 1 vez na vida) e é óbvio que a maioria dessas pessoas não desenvolve câncer.
Então, não é porque existe uma relação entre ambas as doenças que sua candidíase irá se tornar um tumor cancerígeno com o tempo. Na maioria dos casos de candidíase recorrente, principalmente genital, a solução está em simplesmente identificar a causa do problema e neutralizar seus efeitos, como explicamos no livro Candidíase Tem Cura. A candidíase não é uma doença crônica sem cura, apenas uma doença que pode se repetir com frequência, como gripes ou outros tipos de infecções, devido à presença constante da cândida em nosso corpo.
Bom dia! Há cerca de cinco anos eu tenho esse problema. Meu médico receitou apenas um comprimido de fluconazol e me disse que era o suficiente para o tratamento, porem foi como se eu tivesse tomado um refrigerante. Fui aconselhado a usar o composto FLUCONAZOL,BETAMETAZONA E NEOMICINA em creme e já cheguei a tomar seis comprimidos de fluconazol, flunazol entre outros. Fiquei cem por cento sem o problema; mas infelizmente não fui curado; é só parar de usar a pomada, que o problema reaparece. Por favor, o que devo fazer? Obrigado!
Olá Jota,
Você não está olhando para o problema pela “perspectiva” correta. A candidíase é uma doença como a gripe. Se você cura uma gripe hoje e depois de 6 meses tem outra, você não diz que não ficou curado da gripe ou que “aquela” gripe voltou, não é mesmo?! A candidíase é causada por um fungo que já existe na pele de todo mundo, então como a gripe, é uma doença que pode normalmente aparecer inúmeras vezes na vida e também como a gripe, é impossível “curar” no sentido de nunca mais ter candidíase, pois não é possível remover toda a cândida de seu corpo, já que esse fungo é um micro-organismo natural do corpo humano. Como você pode ler aqui (você leu os artigos e demais comentários?) existe um motivo pelo qual os remédios são ineficazes na maioria dos casos. A candidíase é uma doença secundária, por esse motivo, usar medicamentos contra a cândida especificamente não afeta o problema causador da doença. É como deixar a porta de casa destrancada e ficar reclamando que entra ladrão todo dia! Você precisa descobrir a causa da sua candidíase e resolver esse “outro” problema, remédios nesse caso não adiantam nada.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
ola eu sou a simony…
Entao quando era bebe tive um quadro serio de “sapinho” no intestino tive risco de morte pois fiquei muito debilitada com a doença depois quando cresci sempre tive dores no estomago inchaço nao consigo me concentrar vivo dispersa ano passado tive candidiase genital passei remedio melhorou, essas semanas agora venho sentindo fortes dores no intestino com isso comecei comer descontroladamente para parar a dor com isso fiquei inchada nao consigui ir ao banheiro tomei laxante e essa dor nao passa alem da vontade louca de comer doce quando fico sem parece que eu to com hiplogicemia…eu sei que tenho candidiase intestinal mais ja fui no medico e ele diz que nao é isso sera que alem de melhorar minha alimentaçao vcs me indicariam um produto natural para ela voltar ao normal e ficar em equilibrio com meu corpo? Por favor onde compro o livro “candidiase tem cura” tem em livrarias ou so pela net.
At. Obrigada.
Olá Simony,
Não existe produto natural que resolva a candidíase intestinal. Infelizmente esse tipo de candidíase precisa ser controlada por toda a vida. Você deve considerar, contudo, que a causa de tudo isso possa ser algum tipo de intolerância alimentar. Médicos realmente não podem te ajudar com isso, pois não há exames para identificar intolerâncias alimentares. O livro Candidíase Tem Cura pode sim te ajudar a identificar esse tipo de intolerância você mesma, sem ajuda. O livro não é “de papel”, então ele não pode ser encontrado em livrarias, somente aqui no site.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Eu estou com uma candidíase crônica na glande. Ela está muito avermelhada, coça, fica toda rachada e com o tempo começa e descamar. Já tomei fluconazol, cloridrato de terbinafina, amoxilina e nenhum remédio oral resolve. Faço uso da pomada nitrato de miconazonal no local e tbm não vejo resultado. Já aboli o consumo de doces da minha alimentação, já passei inclusive limão todos os dias para vê se resolve alguma coisa e nada. Além disso tudo, fiz exames para verificar se tenho diabetes, e não acusou nada. Tbm fiz exames para verificar se tenho HPV e nada. O q eu posso fazer para resolver o problema pq não aguento mais sofrer desse maldito fungo???
Olá Marq,
Se você já passou por vários tratamentos e nada adiantou, você já sabe que a causa está em alguma outra coisa em seu corpo, apesar de ainda não ter conseguido identificá-la. Você está no caminho certo, sugerindo hipóteses para a causa da sua candidíase e testando essas hipóteses. O livro Candidíase Tem Cura pode te ajudar muito nesse processo. Contudo, não há nada que você possa “fazer” no sentido de você procurar algo simples, como uma única prática ou remédio que vai curar seu problema. O problema vai se resolver quando você conseguir identificar a causa e neutralizá-la.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Bom dia! Há seis meses me deparei com uma candidíase vaginal. Fiquei super assustada no começo. A coceira e a ardência incomodavam de maneira que eu mal conseguia ficar parada. Fiz varias pesquisas sobre o assunto e descobri que, em alguns casos, o problema é resolvido naturalmente. Infelizmente nao foi meu caso. Resolvi Consultar uma médica ginecologista. Ela me receitou intranspor(oral) e uma pomada de uso tópico chamada gino canesten. Os efeitos foram amenizados, porém o corrimento persiste. Tenho uma higiene intima adequada, já utilizei até suco de limão, mas nada adiantou. O que eu faço?
Olá Cecília,
Se sua candidíase é recorrente, nào adianta fazer tratamentos, pois após cada tratamento, o que causa a doença continua iniciando uma nova crise. Como explicamos neste site e no livro Candidíase Tem Cura, nesses casos, nenhum tratamento resolve, tem que identificar a causa e neutralizar seus efeitos no que diz respeito ao que tem potencial de causar candidíase no corpo.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Olá .. Ah vários meses venho sentido esses sintase mais ainda não recorro ao médico .. Pois hoje estou pesquisando e conhecendo o assunto percebi que tenho .. Estou com medo .. E gostaria de saber se tem cura total ? Se com tratamento nunca mais terei isso .
Olá Nathy,
É preciso compreender que a candidíase é uma doença como a gripe, ou seja, cura tem, assim como a gripe tem cura, contudo, a pessoa sempre pode ter gripe de novo, repetidas vezes, para o resto da vida. O mesmo vale para a candidíase, que é um simples crescimento excessivo de um fungo que vive normalmente na pele de todo mundo, portanto, todo mundo pode ter candidíase várias vezes, mesmo que tenha cura.
É possível reduzir muito as repetições das crises, assim como fazemos para evitar a gripe, reduzindo nossa probabilidade de desenvolver ou apresentar as condições que propiciam esse crescimento excessivo da cândida. Isso nós discutimos a fundo no livro Candidíase Tem Cura.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Bo dia!Já tive Candidiase em 2 anos varias vezes…tomei medicamento,usei pomada melhora por um tempo depois volta de novo….já estou ficando preocupada com isso ,já li muita coisa que pode ter envolvimento estresse,alimentação….e tudo mais.Já não aguento mais isso super desconfortavel apesar de não ter coceiras esse corrimento me incomada,bem como ardor na relação sexual e na hora tbm sai o corrimento o que faço pra tratar de vez isso??…
Olá Naty,
Nesse caso não existe tratamento, não no sentido que você está procurando, “alguma coisa” ou “alguma providência” específica a ser tomada, algum remédio a ser usado, etc. Como discutimos aqui no site e no livro Candidíase Tem Cura, a cura passa por identificar o que causa a candidíase no seu caso específico (cada caso é um caso) e aí então neutralizar ou resolver o problema e isso não envolve nenhum tipo de tratamento, mas só você mesma pode descobrir o que é observando sua vida, hábitos, alimentação, remédios que toma, etc.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Oi, tenho isso desde da minha gravidez, e nunca fui ao meu medico ,gostaria de saber o que faço pra cura-la , pois é muito desconfortável. Stefanne
Olá Stefanne,
A candidíase na gravidez é muito comum e às vezes se não for tratada por perdurar para além desse período. Você precisa, em primeiro lugar, entender a doença para saber porque em seu caso, ela não acabou com a gravidez. Sem conhecer a doença você não tem como saber o que fazer, pois o que fazer depende do que exatamente causa a doença em seu caso específico e cada caso é um caso.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Eu vou me consultar com o ginecologista só assim vou saber o que fazer. Pois nao aguento mais é muito desconfortável. Gostaria de saber também se ela tem cura ?
Olá Stefanne,
Sim, você deve consultar um médico, mas você precisa manter em mente que o que o ginecologista vai fazer é prescrever medicamentos. Você deve sim utilizar esses medicamentos, mas como você pode ver em muitos casos analisados aqui, eles nem sempre são eficazes, justamente porque o paciente pode ter uma causa para a candidíase que não é afetada pelo uso dos remédios, como por exemplo, desequilíbrios hormonais, alergias, intolerâncias alimentares, desequilíbrio no pH da vagina ou baixa imunidade. O médico não tem como te ajudar com isso.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Só quero cura-la !
Olá Stefanne,
Nós dizemos que você precisa conhecer a doença, pois ao saber o que causa candidíase você pode traçar paralelos com a sua vida, o seu caso particular e identificar o que, dentre essas causas, você tem ou você faz. É muito comum, por exemplo, o caso da mulher recém saída de uma gravidez que começa a tomar pílula anticoncepcional e continua tendo candidíase após a gravidez. Se a pessoa não sabe que pílula causa candidíase, ela acaba se sentindo confusa, sem saber o que está acontecendo e sem conseguir controlar a doença, entende? Se, por outro lado, ela sabe que pílula causa candidíase, ela pode decidir trocar de método anticoncepcional e então acabar com a recorrência da doença. Mas tudo vai de saber o que causa a doença primeiro!
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Olá,
Tenho candidíase pelo menos uma vez ao mês durante o ultimo ano, estou muito desanimada, já não sei o que fazer….Faço os tratamentos com meu médico, e logo a doença volta…Minha situação é tão grave que nem vida sexual tenho mais.
Gostaria de saber como posso identificar o que me causa a candidíase para conseguir neutralizar ou resolver o problema de vez.
Obrigada!
Olá Su,
Nós recomendamos que você leia o livro Candidíase Tem Cura. Identificar a causa da doença não é uma tarefa fácil ou simples, nem é algo que possa ser explicado em uma resposta como esta. Você precisa compreender todas as facetas da doença para que tenha um nível de insight o suficiente para que seja capaz de traçar as hipóteses sobre o que pode causar a candidíase em seu caso particular e então testar cada uma dessas hipóteses.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
descobri que estou com candida sp estou preocupadisima ja tomei medicamento usei pomada vaginal o que faço
Olá Edenir,
Você não explicou com clareza o seu caso. Não ficou claro se essa foi a primeira vez que você teve a doença e está demorando para curar ou se você já passou por diversas crises, já fez o tratamento diversas vezes e não obteve resultado. Isso faz diferença! Nos esclareça um pouco mais sobre o seu caso para te ajudarmos melhor.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Então alguns dias estou sentindo muita coceira já sent antes mais não como agora e estou com cisco nos dois ovários isso tem algo a ver? E agora começou a descer um negócio branco pastoso com a aparência de manteiga isso é ou pode ser candidíase? E posso ter uma vida normal? Posso engravidar normal? E transa com meu namorado?
Olá Karol,
Sim, isso pode ser candidíase, mas não tem nada a ver com seus ovários policísticos. Agora, se devido a este problema você estiver tomando anticoncepcional, aí sim, essa pode ser a causa da candidíase, já que a pílula aumenta a quantidade de estrogênio e o estrogênio aumenta a probabilidade de desenvolver candidíase.
A candidíase é uma doença extremamente comum, praticamente todo mundo tem de vez em quando. Pela sua pergunta, você parece não saber disso. A candidíase é uma doença como a gripe, aparece pelos mais diversos motivos e pode voltar, independente de qualquer tratamento, assim como você pode ter gripe várias vezes na vida, uma vez não conectada com a vez (ou tratamento) anterior. Sabendo disso, você deve desconfiar então que não há qualquer problema para engravidar ou “ter uma vida normal”, inclusive, a incidência de candidíase em mulheres grávidas é de 75%, ou seja, praticamente toda mulher grávida tem candidíase pelo menos 1 vez durante a gestação – isso ocorre pelo motivo da pílula, há um aumento no nível de estrogênio no corpo.
Todo mundo tem cândida no corpo, sem exceção. A candidíase é uma infecção que se desenvolve quando a população deste fungo, que já é natural no corpo, cresce só um pouquinho além da conta. Então como você pode ver, a candidíase não é nada de mais.
Você não deve ter relações com seu namorado quando você está sentindo os sintomas, não porque você poderia passar para ele (isso é possível, mas raro), mas porque a pele dentro da vagina fica extremamente sensível e o ato sexual causa microfissuras na pele que acabam intensificando os sintomas e retardando a melhora.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Bom, eu tinha um problema de coceiras nas minhas partes a 1ano atraz, nao sabia o que era, sempre trataba com agua morna com alcool e cravinho, passava pomada vaginal, mas nada adiantava., cada vez ficava pior, entao numa aula de biologia a professora citou da candidiase que é causada por sujeiras e acidez da urina juntas causando fungos, eu particulamente nao tomava banho, entao eu fiquei pensando wque podia ser a candidiase por coçar desta maneira sem fazer nada encomodando, tendo escorrimentos, ccoçava eu eu ia coçar, mas vem piorando , ate hj tenho.. nunca fui no medico pra saber otde remedio pra isar, sempre volta, eu entendo.. o que posso fazer mais alem do que eu faço?
Olá Lethicia,
Em primeiro lugar, tome banho todo dia, lavando a vagina (só por fora, nunca por dentro) com sabonete íntimo. Nunca, jamais, em hipótese alguma, use álcool na vagina! Os remédios para candidíase são Fluconazol, que é só uma cápsula que é tomada oralmente por tratamento e pomada antifúngica. A pomada não deve ser “passada” na vagina, mas inserida bem fundo no canal vaginal com o aplicador específico que vem junto com a pomada. Se o problema continuar apesar destes cuidados, seu caso cai na candidíase recorrente que avaliamos aqui, e nesse caso, não há nada a fazer especificamente, você precisaria descobrir o fator desencadeante da tendência para proliferação de fungos e então resolver ou neutralizar esse problema.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Olá, desde a adolescencia tenho candidiase, porem nos ultimos quatro meses, ele tem sido recorrente. Já tomei fluconazolm itraconazol, tinidazol e secnidazol. Usei cremes a base de nistatina e por ultimo colpistatin. Usei tbm Vagi C para regular o ph. Porém resolve por poucos dias e volta ainda pior. Estou em crise nesse momento, e nao aguento mais de dor, uma vez que o ph alterado fere a pele da vagina. O que fazer o que pode ser um fator desencadeante desses crises recorrentes?
Olá Lilian,
Em casos como o seu medicamentos não resolvem mesmo, nem adianta gastar dinheiro com eles. É preciso encontrar a origem do problema, ou seja, o que torna seu corpo propício para infecções fúngicas. Você chega a essa resposta em primeiro lugar pensamento de forma lógica, ou seja, se fungos se desevolvem no ambiente X e eu sei que tenho as condições Y e Z, logo, deve ser isso o que está causando o problema. Você precica estudar mais a doença para saber como fungos se desenvolvem, do que eles precisa para se reproduzir e como o corpo humano (em que condições) se torna um local propício para infecções fúngicas. A partir daí, você precisa definir hipóteses sobre o que pode estar causando o problema em seu caso específico. Pode ser uma variedade quase infinita de fatores, por isso não cabe a nós listar aqui nessa resposta quais são eles. Esses fatores são mencionados em uma variedade de materiais aqui neste site, no livro Candidíase Tem Cura e em outros locais. Você precisa pesquisar, tomar nota de todo esse processo para não se perder em sua pesquisa. Quando você chegar a uma lista afunilada de fatores mais prováveis em seu caso específico, você precisa isolar cada um deles para que você possa ver se é isso mesmo. Em alguns casos existem exames que podem avaliar uma determinada hipótese ou outra, como em casos alérgicos, mas outras hipóteses como intolerâncias alimentares precisam ser testadas pela própria pessoa pois não há exames sensíveis o suficiente que consigam diagnosticar certos casos de intolerância.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Interessante,nunca pensei que houvesse tantos casos de candida, fico felez por não está sozinha nesse mundo dolorido desss doença desgraçada
Olá Adriana,
É uma doença que causa vergonha. As pessoas não saem falando de seus problemas genitais umas para as outras, por isso muita gente não tem ideia de como é comum.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Então agradeço a vocês por terem me respondido mais to sentindo que as vezes desce um corrimento vermelho as vezes fico preocupada não sei o que fazer devo me preocupar? Pois esse corrimento sai uns negocinhos vermelho mais contém o mesmo cheiro da candidíase gostaria de saber se é normal? Ou se é algo mais grave?
Olá Karol,
A coloração vermelha (ou marrom) simplesmente indica presença de sangue. É claro que você deve fazer todos os exames possíveis para eliminar, antes de tudo, a possibilidade de algo mais sério. Caso os exames não retornem nenhum resultado significativo, esse “vermelho” é apenas sangue menstrual descendo fora de hora, o que não é anormal e está relacionado a desequilíbrios hormonais, o que também pode causar candidíase.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Tenho candidíase mais posso fazer sexo oral? E posso ter relação sem camisinha?
Olá Karol,
Há cândida naturalmente na boca de todo mundo, sem exceção. Sexo oral sempre pode transmitir candidíase, mesmo que a pessoa nunca tenha tido candidíase genital. Teoricamente, não há problema algum de você fazer sexo oral, o problema está na outra pessoa. Se ela tiver predisposição para desenvolver infecções fúngicas, ela pode pegar candidíase mesmo que você nunca tivesse tido candidíase na vida. O mesmo pode acontecer com você, independente do seu histórico de candidíase, você pode pegar a doença se seu parceiro fizer sexo oral em você. Por esse motivo, é sempre recomendado escovar os dentes e fazer um bochecho com bicarbonato de sódio dissolvido em água morna antes de praticar sexo oral em outra pessoa. Isso vale de mulher para homem e vice-versa.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Boa tarde! Fui diagnosticado com candidíase no final de agosto. Fui a um urologista, que me indicou o uso de Fluconazol e Cetaconazol (pomada). Entretanto, durante o tratamento, eu sofri de crises renais severas. E passei por duas instervenções cirurgicas via uretra. Com isso, o corrimento multiplicou-se, e todos os sintomas voltaram. Eu já estou na terceira dose de Fluconazol (das quatro receitadas), e já usei a pomada por mais de 15 dias. Essa demora é normal? Ou pode ser um caso crônico? Faço tratamento contra a depressão há três anos, e devido ao quadro emocional, o meu sistema imunológico é muito frágil. Há relação da candidíase com o quadro depressivo?
Olá Ronaldo,
A candidíase é apenas um efeito colateral resultante de algum problema no corpo que diminui a população de bactérias benéficas, como os famosos “lactobacilos vivos”, ou afeta o sistema imunológico de alguma forma. Se você tem problemas renais, isso explica sua candidíase, assim como a cirurgia. Ambos os fatores, mesmo separadamente, já são capazes de produzir indiretamente crises da doença e considerando que são situações que afetam a imunidade e a população de probióticos de forma severa, é natural que esteja demorando para melhorar. O tratamento para depressão, assim como a depressão em si, afetam a imunidade e podem tambám causar crises de cândida. Sempre mantenha em mente que a candidíase é um efeito colateral, os remédios não funcionam se você não resolve ou controla o que está causando a tendência para ter infecções fúngicas.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Não estou aguentando essa coceira ultimamente esta de mais não sei o que fazer mais penso as vezes que são as minhas calcinhas mais não to aguentando dormi de tanta coceira o que eu faço?
Tem alguma coisa que eu possa fazer sei la
Olá Karol,
O que fazer depende de qual a origem da sua candidíase. Se você quer a nossa ajuda, você precisa nos dar mais detalhes para que possamos avaliar sua condição por completo. Pesquise mais por aqui para compreender melhor a doença, veja o que pode causar o problema e pense se cada uma dessas variáveis não pode ser o seu caso. No final das contas, você terá que fazer uma lista de hipótese sobre o que pode estar causando o problema e isolar ou testar cada uma para ver se é mesmo ou não.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
E é normal da candidíase ficar com esse cheiro estranho e ficar com esse corrimento insuportável que me causa nojo e as vezes na minha menstruação sai umas coisas brancas e com o cheiro da candidíase é normal? E parece que o meu corrimento ta ficando com um cheiro mais forte é normal? Não aguento mais essa doença que ódio!
Olá Karol,
Você já fez exame ginecológico ultimamente? Qual foi o resultado? Não dá pra dar uma opinião sem saber se há presença de outros micro-organismos em sua flora vaginal.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura
Querida agradece vocês por ter tirado minhas dúvidas minha candidíase melhorou muito muito mesmo vi também no site do Dr. Dráuzio Varella dicas que alimentação e etc…. To muito bem e queria agradecer vocês obrigada
Oi eu tenho a cândida sp classe dois e t com medo d virar câncer ou uma outra coisa série e d um dia não poder engravidar
Olá Daiana,
Isso é infundado. Cândida todo mundo tem no corpo. Candidíase não vira cândida nem impede a gravidez. Há alguns tipos de câncer que são de origem fúngica, mas isso não signfica que uma candidíase vaginal comum possa virar câncer. Esses pacientes que tem câncer de origem fúngica, em sua maioria, nunca tiveram candidíase, é um processo completamente diferente.
Atenciosamente,
Equipe Candidíase Tem Cura