Smartphones possuem telas gigantes e brilhantes, um arsenal de conexões trabalhando o tempo todo e softwares que consomem um batalhão de CPU. A tecnologia de baterias está tendo trabalho para conseguir se manter no mesmo passo de desenvolvimento que os aparelhos que as utilizam. Algumas baterias duram menos de 5 horas dependendo do uso.
É por isso que desenvolvedores de apps se animam com a possibilidade de criação de programas de ajudam o usuário e economizar bateria. Mas será que eles conseguem mesmo ou é só enganação?
Essas apps prometem reduzir o uso de CPU, fazendo com que seu telefone use somente as apps que precisa a cada momento. Por exemplo, algumas apps como joguinhos são chatas demais ao rodarem o tempo todo para realizarem atualizações e enviar notificações para você, consumindo CPU e bateria no processo.
Outras apps sofrem de problemas de design ou pior ainda, falhas de programação, os famosos “bugs”, que causam ainda mais (e inesperado) consumo de bateria.
Um estudo realizado pela Universidade de Purdue mostrou que as apps Angry Birds e Facebook consomem 3/4 do seu consumo de energia não com as atividades da app em si, mas com os anúncios de propaganda que são mostrados ao usuário.
Algumas dessas apps que prometem economizar bateria realmente ajudam, outras são apenas mais tralha em seu telefone e outras ainda podem ser destrutivas.
Vamos começar com uma dica bem simples: se você descobrir uma app através de algum anúncio em outra app que tenta enganá-lo, tentando fazer você acreditar que há algo errado com seu telefone ou que você precisa clicar naquele anúncio para usar a app que você está usando no momento, esqueça. Essa é uma das “apps o mal”! Algumas dessas apps usam banners (propagandas) que imitam partes do seu telefone e se fazem parecer com um aviso importante.
Aliás, não clique em banners! Pronto, resolvido o problema. Para procurar e baixar apps, procure sempre pelo programa adequado para o dispositivo que você está usando.
Algumas das apps autênticas que realmente funcionam, operam desligando apps que tentam se auto lançar como o faz o gatinho Tom (e outros bichinhos) nos dispositivos da Apple, alguns jogos e apps de notícias. Em teoria, isso deveria funcionar, mas algumas apps são chatas demais! Se elas forem desligadas por algum outro programa, elas simplesmente ficam tentando se lançar de novo, e de novo e de novo… O resultado é que esse processo drenará sua bateria muito mais rápido com esse liga, desliga interminável.
Outras apps são mais sutis na forma como elas ligam como outras apps que sugam bateria. Elas desligam componentes ao invés de fechar apps. Por exemplo, se a app percebe que você não está usando wi-fi, ela desliga o receptor de sinal. É assim que a app Juice Defender funciona.
A app Easy Battery Saver funciona de forma similar e além do modo básico, você pode selecionar funções como economia geral e economia intensiva para apertar ainda mais o cerco da app nas funcionalidades que gastam bateria. Mas mesmo assim, essas apps podem não resolver problemas quando a causa do excesso uso e baterial é o design mal feito da própria app. Uma app de GPS, por exemplo, pode falhar ao fechar quando você não precisa mais dela, deixando o componente de localização funcionando o tempo todo até que você desligue e ligue o telefone novamente, coisa que quase nunca fazemos.
Infelizmente, não há solução para esse tipo de problema. Um app “buguenta” reduz a eficiência do seu telefone (ou tablet), não importa o que você faça. Uma solução melhor é fazer bastante pesquisa em fóruns de usuários de apps e lendo as opiniões de quem já comprou na seção de revisões da app e prestar atenção em gente reclamando do consumo de bateria.

Diego Meille é orientador vocacional. Diego já trabalhou com seleção e orientação de alunos na Universidade de Harvard e contribui hoje com o Guia da Vida escrevendo sobre escolha profissional e educação.
Se não tinha resposta pra q esse texto todo kkkkk ri alto