• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 18 de abril de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Vida / Desenvolvimento Pessoal / O mito de pensar grande

O mito de pensar grande

26 de julho de 2011 by Steve Pavlina 10 Comentários

Compartilhe!

“Eu vou abrir meu próprio negócio e fazer um milhão de dólares”, “Vou perder 50 kg”, “Vou ser um famoso astro do cinema!”. Todos os dias, ouvimos essas pretensões grandiosas de pessoas da nossa família, de nossos amigos, colegas de trabalho e vizinhos. Elas nos dizem essas coisas sempre que podem e nós concordamos gentilmente enquanto os ouvimos divagar. O tempo passa.

Eles por acaso estão mais perto de atingir seus objetivos? Eles andaram um passo sequer na direção dessas metas? A resposta (99,999999% das vezes) é NÃO.

O que deu errado? Por que eles não conseguiram atingir seus objetivos ou sequer buscá-los? Seria porque seus objetivos eram grandiosos demais?

A resposta é sim. Seus objetivos eram grandiosos demais.

Então, pensar grande é errado? A resposta é não.

Confuso? Deixe-me explicar.

Pensar grande é ótimo. Eu encorajo você a passar parte do seu dia todos os dias sonhando com seu objetivo máximo. É um alimento muito nutritivo para a mente. Contudo, o que eu quero mostrar é que simplesmente pensar grande não leva a nada. Na verdade, pode até atrapalhar.

Você precisa saber pensar PEQUENO antes de pensar grande. Quando você for “grande”, e só quando for grande, você pode real e verdadeiramente começar a “pensar grande”.

Vamos usar o primeiro objetivo listado no início deste artigo como exemplo.

“Eu vou abrir meu próprio negócio e fazer um milhão de dólares”. João Pancadão decide pensar grande e, ousadamente, diz que vai abrir seu próprio negócio e fazer um milhão de dólares. Então, ele se senta e tenta descobrir como fazer isso.

*Grilos ao fundo*

João Pancadão não tem a MENOR ideia de por onde começar. Ele começa a pensar em um plano, mas logo desiste por perceber que não vai conseguir um milhão de dólares com ele. Ele começa outro plano, mas não se dedica muito a ele também. Ele não tem ideia de por onde começar, nenhum plano de ação concreto e, como resultado, fica muito desencorajado. Ele busca por ajuda indo à livraria e comprando livros como “Como fazer um milhão de dólares com seu negócio próprio”, “Como fazer um milhão de dólares no mercado imobiliário”, “Como se tornar um milionário instantaneamente”, etc. Ele devora os livros, mas nada acontece.

O que está acontecendo com João Pancadão? Por que ele não consegue engrenar? É porque ele está tentando aprender a conquistar um milhão de dólares quando ainda nem aprendeu a conquistar um só.

É sério. Pense em quão difícil é ter um dólar de lucro em seu negócio próprio. Não desbaratine e pense que é fácil. Tente realmente fazê-lo. À parte do seu salário, você acha que consegue ter um dólar de lucro?

O livro que João Pancadão deveria ter comprado é o “Como lucrar seu primeiro dólar com seu negócio próprio e com isso aprender a reinvestir seu dinheiro e lucrar dois dólares e, dessa experiência, aprender a lucrar quatro dólares e depois começar a lucrar oito dólares enquanto você, aos poucos, constrói a autoconfiança e a iniciativa necessárias para lucrar 20 dólares, de modo que você possa continuar aprendendo a cada lição, a cada experiência, e possa continuar aprendendo e aumentando o poder de iniciativa porque você sabe o que funciona e vai se focar em estabelecer pequenas metas atingíveis até que você tenha dinheiro suficiente para pensar grande e possa alavancar os seus recursos para conquistar os grandes objetivos que você estabeleceu agora que você tem maneiras de atingi-los”.

Michael Dell seguiu o caminho de pensar pequeno antes de pensar grande. Ele começou vendendo computadores de seu alojamento na universidade. Steve Jobs começou a Apple na garagem da casa de seus pais. Se você continuar lendo as biografias de pessoas bem sucedidas, você vai perceber dois traços similares em todas elas:

1. Elas simplesmente começaram. Não esperaram que as condições ficassem perfeitas. Simplesmente começaram.
2. Elas passaram por um processo necessário de crescimento pessoal para chegarem onde estão hoje.

A razão pela qual elas conseguiram simplesmente começar foi porque elas pensaram pequeno primeiro. Entre estabelecer como meta ganhar um milhão de dólares e pretender ter um lucro de um dólar, imagine qual meta será mais fácil de ser realizada.

Depois de terem começado, essas pessoas estavam muito mais preparadas para passar pelo processo necessário de crescimento pessoal que as possibilitou atingir seus objetivos grandiosos.
Esse processo de crescimento é o que a maioria das pessoas mais teme e detesta, mas ele deve ser ABRAÇADO. Por quê? Porque passar por ele vai ensiná-lo as lições e habilidades necessárias para atingir o grande objetivo que você estabeleceu.

Foque-se em pensar pequeno para vivenciar o processo de crescimento pessoal necessário para atingir seu grande objetivo. Então, depois que você for “grande”, você pode usar todos os seus recursos e conhecimentos para conquistar os resultados do seu pensamento grandioso.

Se você olhar as biografias de atores/atrizes famosos, você vai perceber que eles também simplesmente começaram e passaram por um processo de crescimento até chegar lá. Muitos começaram atuando em comerciais e programas de TV vergonhosos, mas isso foi parte do processo de crescimento.

Hoje, eles são grandes astros do cinema. Por serem “grandes” agora, eles podem realmente “pensar grande” e chegar lá com facilidade. Se pensarem em escrever uma autobiografia, ela provavelmente se tornará o livro mais vendido instantaneamente. Se decidirem promover um evento beneficente, podem facilmente conseguir o apoio de diversas pessoas e planejar o evento em uma semana. Eles podem usar seu “poder” de celebridade para atrair atenção para coisas que são ignoradas e etc. A questão é que eles só conseguem essas coisas porque são “grandes” e só é possível ser grande pensando pequeno e crescendo constantemente.

Vou encerrar este artigo com uma história pessoal minha que encaixa bem.

Quando eu terminei o ensino médio, eu era uma vareta magricela. Eu provavelmente pesava uns 60 kg. Eu queria ganhar peso e estabeleci uma meta de pesar 85 kg. Eu gastei tempo e dinheiro lendo e comprando produtos, procurando por aquele shake mágico ou suplemento que me ajudaria a ganhar 25 kg. Nada funcionou e eu fiquei tão desencorajado que desisti.

Um ano depois, eu resolvi retomar minha ideia de ganhar peso, mas dessa vez, estabeleci uma meta pequena. Ganhar 3 kg. Ficar com 63 kg. Era só o que eu precisava fazer. Isso me fez sair do caminho da “solução rápida” e me impulsionou ao caminho vagaroso do crescimento e do aprendizado.

Com esse pensamento, eu passei a procurar informações realmente importantes sobre ganho de peso. Aprendi tudo sobre boa nutrição, comidas e bebidas ideais para antes e depois dos exercícios físicos, a quantia adequada de peso que eu podia levantar, os números adequados de séries e repetições que eu devia fazer, a importância das proteínas e das calorias na dieta, etc. Com todo esse conhecimento e com a meta pequena que eu estabeleci, não demorei muito para atingir os 63 kg.

Para você, pode não parecer grande coisa. Iupi, você passou de 60 para 63 kg. Quer uma medalha? Bem, quero, sim, e muito obrigado! Quando eu vi a balança subir lentamente de 60 para 61, 62 até 63 em algumas semanas, eu fiquei eufórico, pois sabia que se conseguia ir de 60 a 63, também conseguiria ir até 65, 70, 75, etc.

E foi exatamente isso que aconteceu. Sempre que atingia uma meta pequena, eu era impulsionado a seguir em frente, cada vez com mais confiança, gás, determinação e motivação e eu continuei coletando mais e mais informações ao longo do caminho que me fizeram crescer mais rapidamente. Em dois anos, eu cheguei aos 85 kg.

O que quero mostrar é:

Pense GRANDE – DAÍ pense pequeno – Cresça – Torne-se “grande” – Conquiste coisas grandiosas

Invista em você mesmo e faça acontecer.

Steve Pavlina

Steve Pavlina começou como blogueiro, escrevendo artigos sobre desenvolvimento pessoal, e hoje é palestrante e consultor renomado internacionalmente. O blog de Steve, www.stevepavlina.com, é um dos sites de autoajuda mais visitados na web. Seu primeiro livro, Pessoas inteligentes sabem o que querem, ficou várias semanas no topo da lista de livros mais vendidos nos EUA.

www.stevepavlina.com

Compartilhe!

Arquivado em: Desenvolvimento Pessoal

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Elaine diz

    27 de julho de 2011 às 10:20

    Texto com conteúdo sensacional.Era a reflexão que eu estava precisando para direcionar a realização de meus objetivos.Parabéns!!!…Sucesso!!!..

    Responder
  2. Lucia Helena Ramos diz

    27 de julho de 2011 às 12:15

    Muito interessante. Ja pensei grande, mas hoje vou por etapas, aprendi e demora para percebermos que é passo a passo. Tenho projetos pequenos, etapas a serem atingidas. Muito coerente, é assim mesmo. Parabéns

    Responder
  3. Carlos de Arapiraca diz

    27 de julho de 2011 às 13:05

    Gostei do artigo, me fez pensar, pois eu quero ganhar tres milhoes, mas ainda nao cheguei nem a 100 mil. Talvez eu esteja viajando na fantasia e esquecendo de começar aprender a fazer acontecer, e crescer no processo.
    Obrigado

    Responder
  4. mirian gama diz

    27 de julho de 2011 às 18:26

    adorei !!! este texto veio a calhar! estou pensando em montar um negócio e muitas dúvidas surgem…quero pensar pequeno pra mais tarde pensar GRANDE!!!!!

    Responder
  5. Ana diz

    27 de julho de 2011 às 21:37

    Muito realista o texto; aprendi a pensar pequeno para atingir grandes objetivos; tenho experimentado isso na minha empresa… depois que comecei a agir dessa forma, os negócios fluiram… um grande abraço e parabéns.

    Responder
  6. Alexandre diz

    27 de julho de 2011 às 22:35

    Realmente isso acontece todos os dias. Quando nascemos, começamos a crescer todos os dias um pouquinho, milímetro por milímetro, até chegarmos a fase adulta. O conhecimento também, da mesma forma. O problema é que com a cultura do descartável, do fast food, do automático, muitas coisas têm-se deixado pra trás. O investimento a longo prazo, de todas as coisas que desejamos, será melhor comemorado se conquistado de milímetro em milímetro, de gramas em gramas.

    Responder
  7. Schirlei diz

    30 de julho de 2011 às 21:36

    Magnífico…….porque não pensei antes sobre isso?
    Você trabalhou o cerne da situação. Parabéns por ter escrito o que na verdade é óbvio, mas que não enxergamos.
    Que ta luz sempre brihe.

    Responder
  8. William Carvalho diz

    31 de julho de 2011 às 14:31

    Realmente é isso mesmo! As coisas não acontecem do dia pra noite. Tudo tem seu tempo de aprendizado. As coisas tem que ser conquistadas gradativamente. Dia a dia, semana a semana, mes a mes ,ano a ano. Estabelecer uma meta grande, e conquistar as pequenas metas que vão te fazer conquistar essa meta grande. É assim que se conquista uma vida extraordinaria!!!!!!

    Responder
  9. Silvano diz

    14 de outubro de 2011 às 13:15

    Excelente artigo, nos induz a pensar alto, mas com os pés no chão. Maravilhoso.

    Responder
  10. zilda diz

    12 de novembro de 2011 às 07:24

    EXcelente.
    Muito obrigada.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados