Harvard Summer School – Como estudar em Harvard – parte 3

Diego Meille

Harvard Summer School

O que é a Harvard Summer School?

A HSS é a escola de verão de Harvard e está aberta para qualquer pessoa, de qualquer nacionalidade. Não é possível fazer uma faculdade específica e completa na HSS, nem uma pós ou um mestrado, já que ela se resume aos meses de Junho a Agosto, o verão no hemisfério norte. É possível obter cursos rápidos com certificado e também é possível fazer matérias que depois podem ser consideradas como pré-requisito ou parte de um curso de graduação ou mestrado em outra escola de Harvard ou mesmo outra instituição educacional nos EUA.

Esse artigo complementa as duas partes anteriores

Através da Harvard Summer School é possível hospedar-se no badalado dormitório da Universidade de Harvard. Essa é uma opção almejada para jovens que querem curtir a experiência de Harvard e para jovens brasileiros é um paraíso, já que nós não temos a mesma cultura universitária no Brasil.

É possível também para alunos de 2º grau realizarem intercâmbio de verão (inverno no Brasil) na HSS. É uma experiência sem preço – cara em termos de dinheiro, mas valiosíssima para a experiência de vida e currículo do estudante.

O primeiro passo para estudar na Harvard Summer School é pesquisar na própria página da escola (clique aqui) os prazos e pré-requisitos específicos dependendo do que você quer fazer por lá. Alunos de 2º grau, por exemplo, precisam seguir certos prazos e enviar alguns documentos ara Harvard. Não há praticamente nenhum pré-requisito para a maioria dos cursos para adultos (alunos que não estão mais no 2º grau), é só pagar e não perder os prazos.

Vale mencionar que a Summer School é uma das mais caras escolas de Harvard, justamente porque é uma maquininha de dinheiro para providenciar uma experiência para turistas, nada mais! É como ir para a Disney. Você paga para obter uma “experiência”, nesse caso, de estudar em Harvard, sem realmente “estudar em Harvard”!

Cada matéria na HSS custa $3.900 dólares. Você pode fazer apenas 1, no máximo 2 por verão se quiser. Você também precisa arcar com os custos de vida por lá. Se você decidir ficar no dormitório da universidade, o que é algo que algumas pessoas acham “o máximo” o custo será um pouco menor, já que você estará compartilhando um dormitório universitário. Outras opções são: alugar um quarto numa casa de família, alugar um apartamento, alugar uma casa propriamente dita se você pretende trazer a família junto ou ficar num hotel que dá desconto para estadias longas como o Extended Stay America. Alugar um apartamento ou uma casa, diga-se de passagem, não é fácil para estrangeiros e nos arredores de Harvard é ainda mais difícil, devido a quantidade de gente que vem para a região no verão – lembrando que Harvard não é a única instituição renomada da região! Ainda temos o MIT (na “outra esquina” de Harvard), a Universidade de Boston, entre outras menos conhecidas dos Brasileiros, mas não menos importantes!

Chegar em Boston sem lugar para ficar é uma má ideia! Não são só estudantes que lotam os hotéis e apartamentos com contratos de curto prazo, mas também profissionais das mais diversas profissões que vem à área para eventos, conferências, seminários e cursos, jornalistas, cientistas, além da movimentação normal de turistas e pessoas visitando uma das maiores áreas urbanas dos EUA e um dos principais centros de medicina, tecnologia e ciência do mundo.

No site Airbnb é possível alugar quartos em casas de família ou pessoas que tem um quarto extra em casa. É possível procurar quartos em diversos locais no mundo neste site.

A Craigslist é o mais famoso site para quem está procurando “qualquer coisa” nos EUA. É um site de classificados em que você pode achar de tudo, inclusive casas para alugar temporariamente (direto com o dono e por isso sem a burocracia de uma imobiliária) e quartos.

As vagas na Summer School preenchem rapidamente (já que não há concorrência para entrar nos cursos). Os primeiros que fizerem matrícula (e pagarem pelo curso) pegam as vagas. A Summer School não dá o documento para o visto de estudante, mas você não precisa de um. A Summer School está aberta somente de Junho a Agosto (ou comecinho de Setembro). Para esse período (menos de 6 meses) você pode participar das aulas na Summer School “legalmente” com seu visto de turista.

No próximo artigo, nós vamos abordar as escolas tradicionais de Harvard, como a faculdade de medicina e a faculdade de direito, entre outras. Clique aqui para continuar.

Compartilhe!

74 comentários em “Harvard Summer School – Como estudar em Harvard – parte 3”

  1. A Summer School pode ser encarada como turismo, desde que o aluno não se importe em ser reprovado.

    Os cursos são bem puxados e, com a maioria dos professores, ter 2 aulas exige dedicação de tempo integral (e visto de estudante). Os professores dão as mesmas aulas que aplicam para as escolas de Harvard fora do verão.

    Nas aulas há alunos de outras escolas de Harvard em busca de créditos e há também alunos “turistas” buscando uma única aula e um passeio, como os exemplificados no artigo. Para undergrads, os turistas podem até ajudar a melhorar a nota dos outros na curva, mas para trabalhos em grupo esta miscelânea pode causar problemas.

    Responder
  2. Não é preciso visto de estudante na harvard Summer School, Rogério. É justamente por isso que se diz que é uma “escola para turistas”. Isso está no próprio site da escola, é só olhar.

    Responder
  3. Oi parabéns pelo post

    Tenho uma pergunta: Estou pensando em fazer um desses cursos e dei uma olhada no site de Havard, encontrei um curso que gostei e no calendário a data de inicio do curso era em Agosto (fall) e o preço era $1125 dólares para o curso sem reaproveitamento e $2200 para curso com reaproveitamento para o mestrado. Bom minha pergunta na verdade é sobre o dormitório universitário, onde posso obter informações sobre as condições de estadia? Obrigada

    Responder
    • Olá Giovanna,

      Quem está inscrito nesses cursos da HES, não pode ficar no dormitório de Harvard. Os dormitórios são para alunos do Harvard College e no verão para a Summer School. GSAS e outras escolas de graduação também pode usar uma parte das moradias de Harvard, mas a Harvard Extension não. O propósito da Harvard Extension, assim como todas as extension schools no país é “servir à comunidade”. Isso significa que o propósito é proporcionar educação para o público local, é claro que hoje em dia vem gente do mundo todo estudar na HES, mas eles se mantêm fiéis ao objetivo inicial de quando foi fundada há mais de 100 anos. A HES não oferece moradia nem dá documento (i-20) para emissão de visto de estudante justamente por isso.

      Abraços,

      Diego

      Responder
          • Olá, eu estou tentando me inscrever para o HSS, e o site não está funcionando. Você se inscreveu através deste site? Tem como telefonar?

          • Olá Ana Luiza,

            Procure o telefone ou formulário de contato por email que provavelmente deve constar no site. Contudo, talvez você não esteja conseguindo porque as matrículas já estão fechadas! O verão já está acabando, a HSS só abre matrícula em Maio e Junho. Nunca estudei na HSS! Como disse em minha resposta, estudei na HES e na GSAS.

            Abraços,

            Diego

      • Olá Diego.

        Tenho interesse em fazer um curso na HSS, apenas uma matéria. A minha dúvida é em relação ao visto, é certeza que consigo cursar essa matéria (tem aula duas vezes por semana) com o visto de turista? Vi que eles só emitem o i-20 para alunos que vão cursar matérias em tempo integral, ou então mais de uma matéria…
        Agradeço desde já.

        Responder
    • Precisa ter um nível suficiente para você entender as aulas e ser capaz de fazer as provas, escrever os artigos que geralmente são “lição de casa” dessas aulas, senão você não vai passar e aí todos os seus milhares de dólares gastos pra ficar 1 verão por lá vão água abaixo. Tem que ver também no site deles se a HSS exige TOEFL, se exigir, o nível tem que ser flunte.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  4. Diego,

    Os cursos oferecidos pela HSS exigem TOEFL, certo?
    Existe algum curso dentro de Harvard voltado para inglês (profissional, jurídico, etc)?
    Se sim, esses cursos são oferecidos por qual escola de Harvard?
    Obrigada!

    Responder
    • Oi Raquel,

      Sim, a Harvard Summer School exige TOEFL. Nenhuma escola de Harvard oferece curso de inglês para quem quer aprender a língua (ELS). Os cursos de inglês disponíveis são a título de graduação e pós graduação em letras – inglês, não são cursos para “aprender inglês”, nem de nível avançado ou especializado como ‘jurídico’.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  5. boa noite Diego
    Sou medico e gostaria de saber se teria algum curso rapido na area de nutriçao ou nutrologia.Nao tenho disponibilidade de ficar muito tempo e poderia ser on line.A finalidade principal é para melhoria curricular.

    obrigado

    Responder
    • Olá Marcelo,

      É só você se informar no site da Summer School, mas nesse caso, você precisaria ficar o verão inteiro por lá (de Junho a Agosto). Nenhuma escola de Harvard oferece cursos 100% online, as que oferecem cursos parcialmente online, geralmente exigem residência de 1 ou 2 semestres. Contudo, a Harvard Extension (a escola que oferece cursos parcialmente online) não oferece nada na área da saúde, incluindo nutrição, além de premed para quem quer entrar em medicina.

      Todas as outras escolas de Harvard exigem residência full time e dedicação integral, ou seja, você não pode trabalhar enquanto faz o curso.

      Abraços,

      Diego

      Responder
      • Diego, gostaria de obter mais iformações sobre a HSS, mais especificamente em relação aos custos. Qual a quantia que vc recomenda que um aluno leve para Harvard?? atualmente estou cursando o segundo ano do ens. médio e pretendo ir ano que vem portanto qualquer informação é bem vinda.

        Responder
        • Olá Giovanna,

          Eu não tenho esse tipo de informação. O recomendado é que você acesse o próprio site da HSS para ver valores e estimativas de custos de hospedagem pois essas coisas vão mudando com o tempo, não dá pra gente se manter sempre informado. A única coisa que eu sei/sabia é que na minha época de Harvard, os cursos da HSS custavam 3.900 dólares cada um (matéria). Mas nunca soube detalhes ou custos de estadia nos dormitórios e detalhes. A página deles é bem completa e ajuda bastante. Também há foruns pela internet (em inglês) em que o pessoal discute várias das escolas de Harvard. Procure no Google pra ver se você acha algum especifico sobre a HSS.

          Abraços,

          Diego

          Responder
  6. Boa tarde,
    Sou formado em Administração de Empresas pelo Mackenzie São Paulo há 2 anos , sou empresario e pretendo fazer um curso em Harvard de curta duração, tipo 2 semanas, não consegui encontrar nada nesse sentido.

    Quero alguma coisa relacionada a Gestão.

    Se puder ajudar.
    Obrigado.

    Responder
    • Olá Daniel,

      Eu não tenho informações específicas sobre todos os cursos oferecidos pela Summer School (você está comentando no artigo da Summer School, então suponho que você tenha feito a sua pesquisa no site desta instituição específica).

      Acredito, contudo, que cursos de gestão empresarial estejam disponíveis somente pela Harvard Business School e pela Harvard Extension School, mas não saberia te informar se alguma delas teria um curso rápido de 2 semanas. Você encontra essa informação nos sites de cada uma delas.

      Abraços,

      Diego

      Responder
    • São duas instituições de Harvard completamente distintas (assim como as outras Law School, Medical School, School of Design, etc. A Summer School é a ‘escola de verão’ de Harvard, abre quando as outras fecham em Junho e fecha quando as outras abrem em Setembro (começo do ano letivo Norte Americano).

      A Harvard Extension School é uma escola que oferece graduação, mestrado e pós graduação nos semestres da primavera (janeiro a maio) e outono (setembro a dezembro). O objetivo da HES é “servir à comunidade de Boston e Cambridge, por isso ela não emite visto de estudante. Supostamente, somente os moradores da comunidade local podem estudar nela, foi por isso que ela foi criada. O Brasileiro que quer estudar lá precisa se mudar para a área e dar um jeito de obter algum tipo de visto seja de estudante ou de permanência de outra instituição ou via trabalho para que possa ficar por lá e atender às aulas na HES. Ou dá pra fazer em sistema semi presencial, parte lá, parte online.

      A Summer School não oferece cursos online. O objetivo é agregar os estudantes da área para uma confraternização de verão onde as pessoas socializam, aprendem coisas novas e trocam ideias. A Summer School não oferece nenhum curso “de formação”, apenas cursinhos soltos que a pessoa pode fazer durante o verão, seja para contar como crédito para outras escolas de Harvard, incluindo a Extension, seja para pendurar na parece um certificadozinho de Harvard.

      Abraço,

      Diego

      Responder
  7. Boa tarde,

    Gostaria de saber como é o requisito para aprovação nos cursos de verão em Harvard, nos cursos de quase 1 semana ou 1-2 semanas, tem uma nota minima? existe prova ou as avaliações são de acordo com as atividades em aula?

    obrigado

    Responder
    • Olá Flávio,

      Não há diferença entre as matérias da Summer School e as mesmas matérias aplicadas nas outras escolas de Harvard como a Extension School, por exemplo. Muitos alunos aproveitam a Summer School para acelerar sua formação fazendo matérias que levariam 1 semestre inteiro no período do verão. Por esse motivo, o rigor é o mesmo, ou seja, há provas e há também trabalhos para entregar, em sua maioria, papers e essays (redações). Os cursos da Summer School são bastante puxados pois são cursos normalmente dados durante um semestre inteiro, compactados em 2 meses e meio. Nesses cursos de curtíssima duração, contudo, que são só da Summer School, cada programa tem suas regras. É preciso verificar no site e procurar a descrição e o “syllabus” de cada matéria (documento em que o professor explica como é a matéria, o que ele exige, os livros recomendados e como é feita a avaliação).

      Abraços,

      Diego

      Responder
  8. Olá!

    Fiquei com uma dúvida..

    O certificado da HSS conta com menos credibilidade do que os cursos da HES?

    Pelo que eu li, a minha preferência seria a HES, porém uma vez que trabalho, não conseguiria completar um curso interessante em até 40 dias.

    Obrigado!

    Responder
    • Olá Marcello,

      A HSS é simplesmente uma escola de verão, você só pode fazer aulas “soltas” lá, não pode fazer um curso e se formar ou obter um certificado de pós graduação como seria na HES. Contudo, as aulas feitas na HSS para obtenção de crédito em qualquer outra escola de Harvard valem a mesma coisa. Por exemplo, se você começa um curso no primeiro semestre na HES e para aproveitar o verão na área resolve fazer 2 matérias na HSS, elas vão valer a mesma coisa e serão igualmente valorizadas como se você tivesse feito na HES. Muitos alunos da HES e do Harvard College fazem isso para acelerar a formação.

      Se você só quer fazer um curso rápido, a HSS serve, mas os certificados que ela emite não servem pra nada soltos, só pra pendurar na parece mesmo ou poder colocar no currículo que fez um curso em Harvard.

      Respondi a sua dúvida?

      Abraços,

      Diego

      Responder
  9. oi, olha entrei no site e como sempre fala do teste para comprovar o nível de inglês. Você sabe me informar qual a pontuação que pedem no teste para participar do HSS?

    obrigada

    Responder
    • Olá Tainara,

      O site deve informar qual a pontuação necessária. Eu só sei que a Harvard Extension exige 100 no teste pelo computador, mas não sei se a HSS mantém os mesmos critérios.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  10. Boa noite!

    Primeiramente, agradeço a todos os posts, visto que auxiliam quem (assim como eu) pessoas que pretendem estudar em Harvard.
    Por gentileza, alguém que fez o Harvard Summer School poderia me informar seu email para trocarmos algumas ideias?
    Grata desde já!

    Responder
  11. Eu faço medicina e gostaria de fazer algum curso ligado a saude em Harvard. Por exemplo, neurociencia na HES seria muito bacana, mas para isso entao eu preciso primeiro fazer matematica, quimica e biologia na HSS? Para chegar nesse neurociencia ou outro curso na area da saude, quantas materias eu preciso fazer na HSS??

    Responder
    • Olá Grazy,

      A HES não oferece neurociência. O único curso relacionado a essa área é neurobiologia que é uma matéria só, não é um curso propriamente dito. Essas matérias que você cita são necessárias para a pessoa entrar em medicina, não é o seu caso. Acho que você está confundindo as escolas de Harvard… Você não precisa fazer nenhum curso na HSS para poder fazer cursos na HES. Ambas são “open enrollment”, ou seja, você simplesmente faz matrícula e frequenta as aulas, não é preciso nenhum pré-requisito. A HSS é simplesmente uma “escolhinha de verão” para turistas e curiosos e quando muito, alunos de outras escolas de Harvard que não querem parar no verão e continuam fazendo matérias soltas. AHES oferece graduação (a qual você não mais qualifica pois já está cursando uma), mestrado e cursos de certificado (equivalentes à pós-graduação no Brasil). Não há pré-requisitos, mas é preciso passar pelo próprio processo de seleção da HES se a pessoa quer cursar um curso que emite diploma. O único curso na área da saúde na HES, relativamente próximo da medicina, é biotecnologia.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  12. Pretendo fazer algum curso voltado para business na HSS em 2017.
    Antes estou buscando a pontuação necessário no Ietls estudando na Austrália.
    Pesquisa bastante no site questões como; moradia no campus, prazos de entrega de documentação, visto F1/ I20 , matriculas reembolsáveis etc.
    Achei tudo bem complexo para um curso de 2 1/2 meses.
    Sabe dizer se existe alguma agência que ajude no processo ?
    Como agência que fazem visto, documentação etc, para intercâmbio.

    Antes de qualquer coisa muito obrigado pela matéria, acredito que não só em mim mas outras pessoas desespertou o interesse em busca de alguma certificação em uma instituição tão renomada como Harvard.

    Responder
    • Olá Leo,

      Não conheço nenhuma agência que ajude no processo, o que acredito que seria difícil de encontrar, pois a demanda de alunos brasileiros que fazem cursos de verão na HSS é ínfima, e os que fazem, não se importam de fazer todo o processo por conta. Acho que até que é difícil encontrar alguém nessa área (de turismo) que saiba da existência da HSS, pra te dizer a verdade. Ainda, se você encontrar alguém que diga que pode te ajudar (na tentativa de arrancar uns trocadinhos de você), eu não confiaria, pois qualquer erro pode comprometer sua chance de estudar lá. É só se informar bem e fazer o processo, é só burocracia mesmo.

      Abraços,

      Diego

      Responder
    • Olá Pedro,

      Os créditos estão relacionados à carga horária e ao peso do curso. Para se graduar em cada área, há critérios de créditos a serem preenchidos. Por exemplo, na Harvard Extension School, para se formar com diploma de bacharel é preciso completar 8 créditos de línguas estrangeiras, 32 créditos na área de concentração, entre outros até completar os 128 créditos necessários para se formar. A pessoa então monta sua grade e vai fazendo os cursos que quiser, desde que no final tenha 128 créditos nas proporções exigidas.

      Esses créditos podem ser opcionalmente obtidos na Harvard Summer School. É por isso que no site, você vê a quantidade de créditos. Se você apenas quer fazer cursos soltos, contudo, esses créditos são irrelevantes para você. Eles importam somente se você for aplicá-los no conjunto de uma graduação ou pós-graduação completa.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  13. Olá, Diego!

    Muito obrigada por todas as informações do seu post! Perfeito! Parabéns!!

    Eu sou formada em direito. Quero fazer o mestrado em Harvard (graduate). Teria que ser pela Law School, certo? Você saberia me informar as datas de aplicação e preço, e sobre possíveis bolsas para brasileiros (estrangeiros, mulheres, etc)?

    Minha opção nº 1 é fazer o mestrado (ou na Law School ou na GSAS, seria nessas, certo?), mas pelo que observo, pode ser bastante complicado ou até impossível para mim.. Uma segunda opção para conseguir cursar mestrado em Harvard seria na HES (não me importo em fazer uma matéria relacionada, se for o caso). No caso de estudar na HES, você poderia me informar a data para inscrição (mais ou menos) e se há possibilidade de bolsas? A questão para mim é o custo. Como pagar? (rs!) Você teria uma estimativa de gastos totais? Achei interessante o link de como abrir um negócio, mas será que dá certo mesmo? (dúvida cruel…) Não haveria possibilidade de trabalhar por lá mesmo? Não sei se é possível trabalho dentro do campus, ao menos..
    Se puder me ajudar mais um pouquinho, te agradeço muito!

    Responder
    • Olá Daniela,

      Eu não sei esse tipo de detalhe da aplicação como prazos, preços, etc. Esse tipo de coisa muda muito, mas você sempre pode obter essas informações no próprio site da escola em que estiver interessada.

      Direito em Harvard é só na Law School. A GSAS é escola de artes e ciências. Nenhuma outra escola de Harvard tem mestrado em direito. Talvez a Harvard Extension tenha algo similar ou de interesse para formados em direito, mas não seria um mestrado em direito propriamente dito.

      Mestrado e doutorado geralmente não são pagos, pois teoricamente não são “cursos”, são empregos. Eles possuem bolsas automáticas, ou seja, todos os alunos recebem, independente da nacionalidade. Não tenho certeza absoluta se o mestrado da Law School funciona dessa forma (ou se é só o doutorado), mas isso você pode descobrir no site da escola. Não seria possível trabalhar enquanto se faz mestrado, pois como eu disse, mestrado é um emprego! Você precisa ter dedicação integral ao curso, geralmente é o dia inteiro de trabalho no departamento do seu orientador. Muitas das coisas que eu falei neste artigo não se aplicam ao aluno que vai fazer mestrado ou doutorado. Esse artigo em particular é sobre a Harvard Summer School.

      O ponto principal para ser aceito em qualquer mestrado de Harvard é já ter tido muita experiência com pesquisa científica (sim, mesmo em direito!) e já ter publicado em journals relevantes na área.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  14. Oi diego,
    Vou passar um tempo em Boston, não tenho inglês fluente só o básico do básico. Tem alguma escola para indicar?
    Preciso fazer minha matrícula para tirar o visto de estudante.
    Tenho onde morar e alguém pra me receber.
    Uma ajuda seria bem vinda.
    Abraço

    Responder
    • Olá Philippe,

      Você deve procurar uma escola de ELS (inglês para estrageiros). É a única opção se seu inglês é básico. Tudo o mais, incluindo a Harvard Summer School que discuto neste artigo, exige inglês fluente. Desconheço escolas de ELS em Boston, pois não trabalho com isso, mas tenho certeza que você pode encontrar inúmeras opções em uma busca no Google.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  15. Boa noite. Li diversas matérias sobre o assunto e as informações que mais encontro estão relacionadas à graduação. No entanto, já curso graduação e pelo que li a respeito do mestrado, um dos pré requisitos é ter estudado em uma universidade “top”. Infelizmente não preencho esse requisito e a alternativa que encontrei foi o HES, mas não entendi o funcionamento, pois no site consta cursos de Mestrado e Pós graduação pagos, se puder me ajudar sobre a diferença agradeço!

    Responder
    • Olá Luana,

      Mestrado na HES é completamente diferente de mestrado nas outras escolas de Harvard ou mesmo em outras universidades. É um mestrado dito “terminal” pois não faz parte de um programa de doutorado como haveria de ser em um curso clássico e é mais para profissionais que só querem embelezar o currículo, não para quem quer seguir carreira em pesquisa (como professor universitário). Muitas matérias podem ser feitas online, o que não existe em nenhum mestrado acadêmico. É bom para estrangeiros que querem pendurar na parede um diploma de Harvard e no Brasil até serve para dar aula em faculdade. Para fazer mestrado na HES não é preciso nada além de fazer as matérias pré-requisito específicas do curso que você quer fazer e tirar nota B pra cima nas 3 (o que é bem difícil, diga-se de passagem e além disso, é preciso fazer os pré-requisitos dos pré-requisitos, ou seja, para chegar na porta de entrada do mestrado da HES é preciso fazer em torno de 6 ou 7 matérias que custam de $1.350 a $2.400 cada, só para você ter uma ideia do custo. Muitas dessas matérias podem ser feitas online, estando no Brasil mesmo). Não existe processo seletivo, ninguém vai olhar para o pedigree da sua graduação. É o único curso de qualidade nos EUA que oferece um processo de entrada democrático. Como tanto o mestrado quanto as pós-graduações na HES são para fins profissionais, não acadêmicos, eles são pagos e não oferecem nenhum tipo de bolsa (o mestrado tem financiamento estudantil para Americanos apenas).

      Abraços,

      Diego

      Responder
  16. Ola, tudo bem?
    Vou para a HSS em julho e estou com muita duvida quanto ao meu visto. Vou com o visto de turista, conseguirei entrar nos usa?
    Obrigada

    Responder
  17. Boa tarde,

    Fiquei na dúvida, porque nos “short courses” de HES a duração é de 10 semanas. Como o visto de turista dá até 6 meses, sabe se tem problema de ir com esse visto?

    Muito obrigada,

    Joana

    Responder
    • Olá Joana,

      10 semanas é 2 meses e meio. Você tem 6 meses no visto de turista… A HES não dá documentação para visto de estudante, então a sua única alternativa é fazer com visto de turista mesmo, o que não é problema já que em 10 semanas você não passa do tempo limite.

      Abraços,

      Diego

      Responder
      • Oi Diego,

        Quando a HES e o visto de turista. Não teria nenhuma problema ir com visto de turista para estudar? Na hora de fazer a imigração por exemplo.

        abraços e obrigado por toda sua ajuda.

        Responder
        • Olá André,

          O ideal é não revelar que você vai estudar. Diz que só vai passear, conhecer o país. Com relação à escola, eles não se importam. Seu status imigratório não é levado em consideração.

          Abraços,

          Diego

          Responder
  18. Olá Diego, tudo Bem!
    Prazer meu é Robson. Gostaria de uma Orientasse em relação a ida ao curso de verão. Primeiro, Como você fez para tirar o visto ?
    Durante o período que você passou no curso de curta duração, tem como estipular o valor “mais ou menos ” do custo, durante a temporada ?

    Grato.

    Responder
  19. * Olá Diego, tudo Bem!
    Prazer meu é Robson. Gostaria que me Orientasse em relação a ida ao curso de verão. Primeiro, Como você fez para tirar o visto ?
    Durante o período que você passou no curso de curta duração, tem como estipular o valor “mais ou menos ” do custo, durante a temporada ?

    Grato.

    Responder
    • Olá Robson,

      Meu conhecimento da Harvard Summer School vem de eu ter trabalhado em Harvard. Você tira apenas um visto de turista, não é necessário ter visto de estudante. A Harvard Summer School não dá o documento para retirada do visto de estudante, então tudo o que você precisa fazer é pegar um visto normal de turista. Nem precisa dizer que o motivo é estudar (é melhor até não dizer nada sobre estudar quando for tirar o visto).

      Fiz matérias na Summer School, mas como acompanhamento dos cursos que eu estava fazendo na Harvard Extension School. Eu moro em Boston há nos muitos, por isso meu custo é diferente de uma pessoa que precisa pagar por estadia. Eu só paguei as matérias em si. A página da Summer School oferece uma estimativa de gastos.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  20. Olá, estou indo para o último ano do ensino médio e gostaria de realizar alguma coisa que pudesse enriquecer minha application como fazer um programa fora do país. Como o programa é caro e demorado, gostaria de saber se ele realmente é algo de valor na hora das faculdades me avaliarem para admissão. Vale realmente a pena nesse sentido?
    Grato, Pedro

    Responder
    • Olá Pedro,

      Eu preciso de mais informações pra te dar uma opinião. Você diz que quer fazer um curso para enriquecer sua application, mas você não diz se deseja aplicar para escolas nos EUA ou em outro país. Como no Brasil não se trabalha com applications, fazer um curso nos EUA não conta e se for aplicar nos EUA, fazer um curso na HSS não é “fora do país”, então fiquei confuso sobre isso.

      Geralmente não vale a pena, se sua intenção é aplicar para uma faculdade nos EUA. Cursos na HSS valem para complementar créditos em cursos em que você já foi admitido, e contam para turista poder dizer que “fez um curso em Harvard”. Só isso. Para aplicar para faculdades aqui, não vale nada. O que vale é fazer as APs, que são aulas/testes que te dão o direito de pedir equivalência de matérias quando você entra na faculdade. Você pode cortar 1 ano inteiro assim. CLEPs também tem o mesmo efeito. Se você quer aplicar para escolas Americanas, procure sobre isso.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  21. Olá,

    Sou estudante de Direito e estou pensando em fazer um “curso” da HSS, seria um “3-week session”.
    Porém, não possuo TOEF ou certificados do tipo, mas possuo um bom domínio do inglês por já ter vivido um período em Londres.
    Para me inscrever em uma das aulas precisa de muita burocracia, ou apenas me cadastrar no site e realizar o pagamento?

    Grato, João

    Responder
    • Olá João,

      Depende da matéria. Se a matéria exige muita redação, ela pode exigir envio do TOEFL antes da matrícula ser permitida. Isso você precisa ver na lista de pre-requisitos de cada matéria no próprio site da HSS. Geralmente não há nenhuma burocracia para se cadastrar, é só fazer o processo online, pagar com cartão no site mesmo e a matrícula está feita. A exeção são as matérias que têm pré-requisito, seja proficiência no inglês ou outra matéria mais básica.

      Abraços,

      Diego

      Responder
      • Ah, muito obrigado.
        As burocracias caiem se a inscrição for pra “non-credit”, né?
        Estive pensando em fazer assim, só pra enriquecimento pessoal mesmo.

        Responder
        • Olá João,

          Dê uma olhada, mas acredito que se você escolher non-credit você não recebe nada, nenhum certificado de que fez o curso. Isso porque o non-credit é só para quem quer assistir a aula como ouvinte e a pessoa não pode fazer as provas, não tendo uma nota no final do curso. Posso estar errado, mas vale a pena investigar melhor.

          Abraços,

          Diego

          Responder
  22. Oi Diego !

    Estou me programando para participar do HSS acredito que no ano que vem … Pode me passar seu e-mail para tirar demais dúvidas ?

    Agradeço desde já sua grande ajuda nesse post !

    Att,

    Leandro

    Responder
  23. Olá !

    Gostaria de saber qual a quantidade de dólares estimada por dia seria bacana levar para Harvard – No meu caso, vou fazer um Summer Course de 3 semanas e optei pela opção de “room and board” (moradia e comida) no câmpus.

    Sendo assim, estou pensando em levar uns US$ 50,00 para despesas corriqueiras … O que acha ?

    Obrigado, Leandro

    Responder
    • Olá Leandro,

      $50 por dia para despesas corriqueiras está bom demais! As coisas por aqui são baratas (comparando-se com o Brasil) e a não ser que você tenha compras específicas em mente (celular novo, laptop, etc.) não tem porque gastar muito com comida adicional e transporte.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  24. Olá, Diego!

    Primeiramente, parabéns pelo conteúdo rico em informações e por sanar tantas dúvidas com tanta clareza!

    Então, quero fazer o HES, mas estou entre apenas um certificate, pois vi que vc disse acima que é equiparado a uma pós aqui, e como o meu seria pra área profissional e não acadêmica, penso ser a melhor opção.
    A dúvida é se eles pedem diploma de graduação e se pedem histórico escolar, ou qualquer outro pre requisito, inglês?
    E tbm vi que pode ser online e posso fazer 3-week on campus. Seria obrigatório ir? E se eu for vi que eles emitem um visto, mas não entendi muito bem…

    Obrigada!!

    Responder
    • Olá Sofia,

      Sim, você precisa enviar a cópia traduzida e autenticada do diploma e histórico e isso só pode ser feito pedo CED (http://www.cedevaluations.com/), a única empresa que Harvard aceita para autenticar diplomas e históricos. Você pode até mandar traduzir no Brasil (mas no CED é desnecessário tradução de Português), mas terá que enviar seus documentos a eles para que eles façam a autenticação (eles fazem uma verificação com a sua universidade para ver se o diploma é mesmo verdadeiro e não falso e fazem uma equivalência de notas para que uma instituição nos EUA possa avaliar as matérias que você cursou). Todos os cursos da HES têm algum requisito de residência e isso é obrigatório. Cursos de pós-graduação (certificate) não emitem visto. Você pode fazer esses cursos com visto de turista mesmo. Somente a faculdade e o mestrado dão documento para tirar visto de estudante, o que nesse caso de pós, é completamente desnecessário.

      Abraços,

      Diego

      Responder
      • Diego,
        Muitíssimo obrigada pelas detalhes! Mas ainda restou uma dúvida crucial. Eles aceitam diploma de universidades particulares, o que faz eles aceitarem o diploma do Brasil? E quanto ao histórico eles avaliam o coeficiente para admissão, pq o meu foi na média..não tem nada de B… rsrs

        Responder
        • Olá Sofia,

          Há muitas universidades particulares no Brasil de altíssima qualidade! Veja as PUCs, por exemplo! Não há razão alguma para Harvard, ou qualquer outra universidade no mundo, não aceitar diplomas de universidades particulares, SE sua instituição for credenciada pelo MEC. Na pós da HES não há qualquer processo seletivo, eles não “aceitam” ou “recusam” alunos, é só pagar e comprovar que você tem um diploma de bacharel equivalente a um curso de 4 anos nos EUA. A qualidade da escola não importa, só importa que seja credenciada. Não há qualquer avaliação do histórico, ele é exigido apenas para verificar se você fez um curso equivalente aos que estão disponíveis nos EUA. Harvard Extension, apesar de muito boa, não é igual às outras escolas de Harvard e pós é um curso sem qualquer pré-requisito além de simplesmente ter um diploma de bacharel. Mesmo o mestrado da HES não tem o mesmo tipo de processo seletivo (aqueles em que as notas e prestígio da universidade importam). Nesse caso, o processo seletivo é similar ao vestibular como explico no artigo sobre a HES.

          Abraços,

          Diego

          Responder
  25. Poderia entrar em contato com voce Diego, por intermedio de outra plataforma?
    Mas ja adiantando minha duvida, seria possivel fazer um curso na HES ou na HSSsem o toefl?
    Estou no meu primeiro ano na Mackenzie, cursando engenharia, poderia me inscrever para cursas algum desses cursos? nem que eu tranque minha faculdade?

    Att. Miguel

    Responder
    • Olá Miguel,

      As respostas beneficiam outros leitores, por isso eu evito manter contato fora daqui. Não, você não pode se matricular em nenhuma matéria na HES sem TOEFL. A maioria dos cursos são muito intensos em questão de leitura e produção de texto (essays e papers). A pessoa precisa provar que tem domínio da língua, não tem jeito. Com relação ao seu curso de engenharia, isso não importa. A HES é livre, você pode fazer os cursos que quiser. Contudo, se quiser obter um diploma precisa fazer o processo seletivo, mas o fato de que você começou esse curso de engenharia não importa.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  26. Bom dia, Diego!
    Estou querendo fazer um intercâmbio nos EUA para aprender inglês, curso mais intensivo que eu achar kk Em uma universidade americana reconhecida internacionalmente, como Stanford, por causa do certificado KKK E tbm sei que as universidades oferecem oportunidades de graduação quando realiza algum tipo de curso. Sabe algum para me recomendar? Ou pelo menos algum site onde eu possa procurar.

    Responder
    • Olá Celso,

      Qual a sua interpretação do termo “graduação”? Pergunto pois graduação nos EUA é sinônimo de mestrado e doutorado. Então preciso saber o que você entende por isso e o que exatamente está procurando. Em termos de curso de inglês, nenhuma escola oferece algo que possa te dar uma diploma, se é isso o que está procurando. Você teria um certificado, o que é diferente de “diploma”. Além disso, a maioria das escolas top não oferece curso de inglês para estrangeiros, somente curso de inglês em termos de literatura, gramática e tópicos mais avançados para nativos e estrangeiros que já dominam a língua inglesa muito bem.

      Abraços,

      Diego

      Responder
  27. Olá, tudo bem? Gostaria de saber se o Harvard Summer School para estudantes do Ensino Medio tem a opção de bolsa, no site de harvard na parte dos custos eu não achei, embora na parte de Graduação eu tenha achado.

    Responder
    • Olá Felipe,

      A Harvard Summer School não oferece bolsas, pois bolsas são oferecidas somente para “admitted students”, ou estudantes que estão trabalhando em direção a um diploma. Como a HSS não oferece diplomas (somente certificados) ela não pode oferecer bolsas. Em alguns casos, alunos de outras escolas de Harvard como Harvard College ou Harvard Extension usam bolsas ou financiamento estudantil para pagar os cursos da HSS, mas esses alunos estão dentro de programas de diploma. A HSS é um dos maiores cash cows de Harvard, eles não tem interesse em oferecer bolsas. Os cursos tem o objetivo de atrair turistas e curiosos e gerar receita pra Harvard mesmo.

      Abraços,

      Diego

      Responder

Deixe um comentário ou pergunta