Compartilhe!

É uma dúvida um tanto inocente, mas bem comum: como é que eu sei que a minha ideia vai dar certo? O que eu faço para aumentar as chances de que ela realmente aconteça do jeito que eu quero? Essa é uma questão tão importante, que é na realidade, a razão principal pela qual muitas pessoas deixam de seguir sonhos e tomar atitudes em prol da realização de suas ideias – na falta de uma certeza ou um método para colocar a ideia em prática, a pessoa fica perdida, insegura e nada faz.

Por um lado, nós não temos como realmente saber se uma ideia vai ou não dar certo, seja qual for a natureza dela, uma ideia de negócios, um sonho pessoal, uma mudança. Por outro lado, nós podemos nos cercar de métodos que tornem o caminho mais claro, mais “visível”, mais organizado. Boa parte da nossa confusão com relação às “coisas” que queremos fazer no futuro decorre da total falta de métodos para compreendermos a ideia em si e organizarmos o caminho para chegar lá.

Mas o que são esses métodos?

– Pesquisa organizada a fim de descobrir mais sobre a ideia: quem são as pessoas que conseguiram o que eu quero? O que elas fizeram? Como chegaram lá? Quais são as estatísticas (mesmo que estimadas por você mesmo) de que eu também possa conseguir? Como se faz o que eu quero fazer?

Na era da informação nas pontas dos dedos, não tem desculpa para não saber responder essas perguntas, é só procurar. A própria internet é a melhor fonte para solucionar essas dúvidas.

– Definir metas claras e objetivas: sua ideia em si pode não ser uma meta, ela é apenas um ideal. Quando você se der o trabalho de sentar, pensar um pouquinho, e com base na pesquisa que você realizou, definir pontos claros e precisos, você terá finalmente metas em que poderá basear os métodos para alcançar o que você quer.

– Planejar o caminho das pedras: Planejamento bota medo em muita gente, mas na realidade é algo bem simples e é algo que todo mundo já fez, de uma forma ou outra. Quem nunca organizou um churrasco, uma festa, um evento? As listinhas do que você precisava, as corridas ao supermercado, o contato com as pessoas chave, tudo isso é planejamento – você fez porque já tinha pensado no que tinha que fazer, mesmo que não tenha colocado no papel, você planejou!

Quando tudo isso é estruturado de forma pensada e organizada, sua ideia tem muito mais chances de ver a luz do dia, pois você puxa o controle para o seu lado, deixando o destino com bem menos poder.

É claro que não podemos menosprezar o destino, que com toda a sua força, muda todos os nossos planos sem nos consultar, mas na maioria das vezes, utilizando esses métodos simples, você perceberá que o destino não é tão cruel quanto parece e você é capaz de realizar muito do que sonha.

Veja que o “x” da questão não é realmente saber “se” a ideia vai dar certo, isso fica por conta do destino até certo ponto. O que faz toda a diferença é se munir de informações e planos para saber “como” fazer a ideia dar certo. É a falta desse conhecimento e de planos estruturados que faz com que a maioria das pessoas apenas sonhe, sem tomar qualquer atitude em direção ao que desejam. No final das contas, não é o famigerado destino o culpado pelo fracasso, é apenas a falta de proatividade de cada um.

Não deixe de comentar (mais abaixo), compartilhando sua opinião conosco!



Palavras-chave: Colocar ideias em prática, Ideias, Realizar sonhos, Sonhos em realidade

Compartilhe!