Como ter sucesso ao mudar de carreira

John Mackenzie

Mudar de carreira

As pessoas optam por mudar de carreira por vários motivos. Talvez você esteja infeliz em sua carreira atual, deseje ter mais flexibilidade em sua agenda, queira ganhar mais dinheiro ou gostaria de seguir uma carreira que traga mais propósito e realização à sua vida. Independentemente do motivo, ao fazer uma mudança de carreira, você deseja avaliar sua situação atual, suas competências e habilidades, seus objetivos e aspirações de carreira e suas opções, para citar alguns fatores importantes a serem considerados.

Por que as pessoas mudam de carreira

Como mencionado, as pessoas mudam de emprego por vários motivos. Uma pesquisa da Joblist focada em crises de carreira na meia-idade mostra que as pessoas frequentemente mudam de carreira devido aos seguintes fatores:

• Longas horas – 20%
• Tédio – 22%
• Não em mais interesse pela área – 23%
• Querem um novo desafio – 25%
• Desejo de melhor equilíbrio entre vida pessoal e profissional – 37%
• O trabalho atual é muito estressante – 39%
• Querem melhor remuneração – 47%

Benefícios de uma mudança de carreira

De acordo com a mesma pesquisa, as pessoas melhoraram seu bem-estar geral ao mudar de carreira devido ao sentimento:

• Menos estressado – 65%
• Mais realizado – 69%
• Mais satisfeito – 75%
• Mais feliz – 77%

Também é importante observar que esses resultados aumentaram ainda mais com base no tempo decorrido desde a mudança de carreira. Além disso, os indivíduos que ganham mais devido à mudança de carreira são consistentemente classificados como mais felizes, mais realizados e mais satisfeitos do que aqueles que ganham menos após uma mudança de carreira. Quando os indivíduos optaram por mudar de carreira para obter salários mais altos, eles ganharam US$ 10.812 a mais por ano, em média, do que em seus empregos anteriores (valor baseado no mercado Norte Americano, onde a pesquisa foi realizada).

11 dicas: como ter sucesso ao mudar de carreira

Fazer uma mudança de carreira com sucesso é possível com a premeditação e o planejamento corretos. Aqui estão algumas etapas a serem consideradas para uma mudança de carreira bem-sucedida:

1. Reflita sobre sua satisfação profissional e seus desafios atuais. Reserve algum tempo para considerar o que você gosta e o que não gosta em seu trabalho atual e em sua carreira. Isso permitirá que você identifique que tipo de ambiente de trabalho e posições você pode gostar e deseja evitar seguir em frente. Além disso, ao considerar os desafios em sua posição atual, há algo que você possa fazer para torná-los mais suportáveis ou toleráveis até que esteja pronto para mudar de carreira?

2. Avalie seus valores, interesses, habilidades e conjunto de habilidades. Considere suas experiências de trabalho atuais e passadas e identifique o que você mais gostou e por quê. Quais competências e habilidades você gosta de aplicar? Quais são transferíveis para outras carreiras? As respostas a essas perguntas o ajudarão a identificar os tipos de carreiras que podem ser mais interessantes para você.

3. Considere oportunidades alternativas de carreira. Em quais oportunidades de carreira você está interessado? Quais opções de carreira se alinham com seus interesses, competências e habilidades? Ao conduzir sua pesquisa, comece uma lista de possíveis opções de carreira a serem consideradas.

4. Pesquise os empregos disponíveis. Depois de identificar uma possível carreira para a qual mudar, você pode começar a pesquisar os empregos disponíveis. O que está disponível atualmente e quais habilidades são necessárias?

5. Melhore suas habilidades. Assim que tiver claro qual carreira você gostaria de seguir, identifique as lacunas de habilidades e as formas de adquirir essas habilidades. Existem vários cursos online gratuitos que você pode fazer, por exemplo, para obter conhecimento e certificação.

6. Sombreie os outros. Acompanhar de perto pessoas que têm a carreira que você deseja permitirá que você observe a carreira que está considerando. Você aprenderá mais sobre a posição, incluindo porque ela pode ou não ser a carreira certa para você.

7. Considere oportunidades de curto prazo ou de voluntariado. Dependendo da carreira para a qual você gostaria de mudar, pode ser possível identificar oportunidades de curto prazo, como oportunidades de meio período e trabalho freelance, para determinar se você realmente gostaria dessa carreira. O trabalho voluntário pode oferecer uma oportunidade semelhante.

8. Alcance e expanda sua rede de contatos. Ao identificar os tipos de trabalho nos quais você está interessado, entre em contato com sua rede para que eles conheçam seus interesses, para que possam encaminhá-lo quando apropriado. Sua rede também pode colocá-lo em contato com pessoas que ocupam cargos ou carreiras de seu interesse, para que você possa continuar sua pesquisa e fazer perguntas a outras pessoas. Também é uma boa ideia expandir sua rede entrando em contato com profissionais em organizações nas quais você identificou empregos em potencial para obter mais informações.

9. Verifique a disponibilidade para um novo emprego em seu setor. Existem planos de carreira alternativos em seu setor atual? Nesse caso, você pode ter mais facilidade em conseguir um novo emprego e fazer a transição de seu conjunto de habilidades atual para o novo trabalho, porque você já possui conhecimento do setor para o trabalho, então faça algumas pesquisas e veja o que há por aí.

10. Trabalhe com um coach ou consultor de carreira. Fazer uma mudança de carreira pode ser uma tarefa assustadora para muitos. Trabalhar com um coach de carreira a partir do momento em que você considera uma mudança de carreira pode orientá-lo a identificar a carreira certa, as oportunidades disponíveis e como conseguir essas oportunidades com as mensagens e materiais de marketing adequados.

11. Crie materiais de marketing de mudança de carreira – incluindo seu currículo e carta de apresentação. Depois de identificar seu novo plano de carreira, é hora de desenvolver um currículo e uma carta de apresentação que o sustentem. Incorpore o máximo possível de habilidades transferíveis em seu currículo com verbos de ação relevantes. Inclua em sua carta de apresentação e retome seu desejo de transição de carreira também. Em sua carta de apresentação, isso é direto e fácil de fazer. Para o seu currículo, uma linha em seu resumo ou declaração objetiva pode falar sobre seu desejo de mudar de carreira. Seu perfil do LinkedIn também deve ser atualizado para refletir seus objetivos de carreira, para que recrutadores e gerentes de contratação saibam o que você está procurando em uma nova posição e carreira.

Uma mudança de carreira pode valer a pena

Fazer uma mudança de carreira exige trabalho e esforço, embora valha a pena quando você tem certeza de que é a melhor jogada para você. Se você não fizer a mudança, e em seu coração sentir que deveria, você pode se arrepender e não gostar ainda mais de sua carreira atual. Use as dicas e percepções fornecidas aqui para ajudá-lo a projetar sua nova carreira para o sucesso e a felicidade.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


1 comentário em “Como ter sucesso ao mudar de carreira”

  1. É muito difícil mudar de carreira… a gente não tem contatos em outra área, não tem expertise, não sabe como funciona. O melhor é educarmos nossos jovens para que façam a escolha certa desde o início. Depois da vida toda ajeitada, fica quase impossível.,

    Responder

Deixe um comentário