• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 28 de fevereiro de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Vida / Desenvolvimento Pessoal / Sucesso / O mito do talento

O mito do talento

1 de março de 2012 by Franciane Ulaf 3 Comentários

Compartilhe!

Temos falado bastante aqui neste site sobre o caminho para o sucesso e tudo o que podemos fazer para aumentarmos nossas chances de conquistarmos nossos sonhos e sermos bem sucedidos na vida.

Um dos assuntos que temos debatido com frequência é a busca de informações e como ter as informações corretas em mãos faz toda a diferença entre o fracasso e o sucesso, como discutimos nos artigos Autoconfiança demais? A armadilha da autoconfiança e Como ser um detetive.

Talento é outro assunto “mítico” que leva muita gente a deixar de buscar informação, pois acredita que se não nasceu com talento, jamais poderá ser bom em determinada área.

Quando pensamos em talento, vemos em nossa mente pessoas como Mozart, que compunha sinfonias aos cinco anos e tocava piano e violino desde a tenra idade.

O que não nos damos conta é que existe uma grande diferença entre genialidade e simples talento. Pouquíssimos são gênios e quando aparece um, não demora muito para a notícia chegar aos nossos ouvidos. Talentos, no entanto, existem aos montes e podem ser desenvolvidos com treino e informação. Sim, existem talentos natos, porém mais comuns são os talentos desenvolvidos. Um famoso professor de balé sempre dizia que leva dez anos para que um dançarino seja um “talento nato”. Na maioria das áreas, ninguém demonstra talento algum sem treino. Quando se olha de fora, a
percepção é de que aquela pessoa “já nasceu sabendo”, mas a realidade é que ela treinou e estudou sua atividade exaustivamente. Ouço com frequência muitas pessoas reclamarem com tom de frustração que não têm talento algum, que não conseguem descobrir no que são boas. O que essas pessoas estão esperando é genialidade, estão esperando descobrir algo que seja nato em si mesmas e quando se percebem como “apenas normais”, ficam frustradas achando que não têm talento algum.

A verdade é que como a maioria das pessoas não possui genialidade alguma, elas precisam descobrir uma área pela qual tenham interesse, adquirir informações e começar a treinar.

É possível desenvolver-se em uma área qualquer mesmo que jamais se tenha demonstrado qualquer aptidão. Meu exemplo histórico preferido é o orador e filósofo grego Demóstenes. Demóstenes era gago, ou seja, aos olhos do mundo, não tinha o menor talento ou sequer aptidão para se tornar um orador eloquente, ainda mais em uma época em que falar em público nas praças era atividade de celebridade. Se o sujeito não era bom mesmo, a plateia tomava conta de humilhá-lo e excluí-lo do círculo de oradores. A ideia, então, de que um indivíduo tímido e gago pudesse se tornar orador em praça pública era ridícula e absurda para a maioria. Felizmente, não era para o próprio Demóstenes, que estudou e treinou dicção, voz e linguagem corporal durante anos e tornou-se um dos maiores oradores gregos já conhecidos. É importante observar que treino parte da informação. Se Demóstenes não conhecesse a parte teórica do estudo da voz, da dicção e da linguagem corporal, pouco ele
poderia fazer em termos de treino.

É como o pianista que toca apenas de ouvido. Ele faz bonito em festinhas e na frente de amigos, mas ele não é um pianista de verdade, ele jamais seria capaz de ler e interpretar um concerto, tocar com uma orquestra ou mesmo compor suas próprias músicas. A maioria dos “pianistas de ouvido” realmente não tem ambição alguma de se tornar pianistas de verdade, porém se quiserem, não poderão escapar do estudo da teoria da música.

Meu argumento aqui é de que talento em si ou aptidão não significam real conhecimento e desenvoltura em qualquer área. Além disso, o fato de que você não tem ou não consegue identificar talentos ou aptidões não significa que você não possa se desenvolver na área em que desejar. O ponto chave do desenvolvimento do talento é: informação + treino. É essa combinação que resulta em expertise e desenvoltura.

Informação, por sua vez, está disponível a todos e treino depende só de você.

Franciane Ulaf

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.


Compartilhe!

Arquivado em: Sucesso

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Danielle diz

    31 de julho de 2012 às 09:54

    Bom dia equipe excellence,

    tenho 28 e diploma numa área que nunca atuei (Moda), pois só depois de formada percebí que não era aquilo que eu queria para minha vida profissional. Partí para um curso técnico em informática, área que tenho interesse e acredito que me trará um bom retorno financeiro. O fato é que o curso mostrou-se bastante complexo, exigindo de mim um enorme desenvolvimento na área de raciocínio lógico e matemática, assuntos que percebí ter uma certa dificuldade. Às vezes acho que não vou dar conta, mas até o momento venho me empenhando para concluir o curso da melhor forma possível, mesmo com muita dificuldade. Acontece que ontem lendo o “Livro princípios da excelência pessoal”, no tema autocrítica lí a seguinte afirmação: “Tem pessoas que não têm o que é preciso para conquistar certas coisas, não adianta teimar, não adianta a maior determinação, organização, planejamento e persistência do mundo. Algumas metas não se ‘encaixam’ com certas pessoas.” E agora? Como saber se estou insistindo em algo que não se encaixa comigo? No arquivo acima a Fran fala que “O ponto chave do desenvolvimento do talento é: informação + treino.” Estou perdida, quero muito satisfação profissonal e não sei se estou no caminho certo.

    Amei conhecer o site e ele está causando mudanças incríveis em minha vida.

    Abraços.

    Responder
  2. cleonice diz

    17 de fevereiro de 2015 às 21:49

    Fran, amo seus artigos, tenho tirado grandes contribuições. Sou coach, 73, muito ativa, curiosa e estudiosa. Vc é muito bonita e bem informada.
    Parabens.

    Responder
  3. salatiel diz

    20 de fevereiro de 2016 às 23:08

    Obrigado Fran por seus artigos. Eles tem me ajudado muito a entender melhor sobre os temas apresentados.

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados