Cometi um erro no trabalho! E agora?

Cristina Wallace

Cometi um erro no trabalho, o que fazer

Cometeu um erro no trabalho? Veja como se recuperar e provar seu valor.

Aqui está a questão sobre erros: todos cometem. Mas cometer um erro, mesmo que grande, no trabalho não precisa limitar sua carreira. Por pior que possa parecer no momento, podemos tomar medidas para recuperar a confiança, minimizar danos e corrigir a situação.

Todos cometem erros no trabalho. Seja perdendo a calma em uma reunião ou esquecendo de enviar aquele relatório importante, há momentos em que inevitavelmente erramos ou falhamos. Esses obstáculos são uma parte normal do trabalho, mas se você os gerenciar mal, eles podem reduzir seu nível de confiabilidade e danificar sua reputação.

Com tudo em estado de fluxo, é quase garantido que você encontrará momentos de desalinhamento. Você pode ignorar uma mensagem instantânea e focar no seu trabalho? Você pode participar de uma reunião de equipe da sua mesa? Você pode sair para caminhar no meio do dia?

Para colaboradores remotos que vêm ao escritório pela primeira vez, essa transição pode parecer particularmente intimidadora. É mais um evento sem precedentes, repleto de estresse e incerteza. Se esse estresse se tornar muito avassalador, pode reduzir seu desempenho no trabalho e paciência, levar a tomadas de decisão ruins e desencadear comportamentos reativos ou dominadores.

Não deixe esses erros limitar seu crescimento na carreira. Da próxima vez que você errar, siga as estratégias abaixo para ajudá-lo a recuperar a confiança, minimizar danos e corrigir a situação.

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SE VOCÊ COMETEU UM ERRO NO TRABALHO, SEJA PROATIVO PARA REDUZIR UM IMPACTO NEGATIVO

Preparados para o risco: Como tomar boas decisões
Este livro ensina como evitar que medos e esperanças irreais interfiram em nosso julgamento e como entender os riscos e as incertezas que existem em nossa vida, apresentando regras simples que nos ajudam a tomar decisões mais conscientes.

Uma vez ciente do erro que cometeu, tente se antecipar à situação antes que ela piore. Ser proativo ao abordar o que aconteceu demonstra sua consciência do problema e alivia os outros do desconforto potencial de trazê-lo à sua atenção.

Pegue minha ex-cliente Claudia, uma executiva de finanças, que começou a ouvir rumores de que as pessoas de sua equipe a achavam condescendente e excessivamente controladora.

Em vez de ignorar os comentários e deixar a situação escalar, ela imediatamente marcou reuniões individuais com cada membro da equipe para solicitar seus feedbacks e aprender mais. Ela então convocou uma reunião para agradecer aos membros da equipe pelo feedback, expressar seu arrependimento e compartilhar seu plano para remediar a situação.

Sendo proativa, Claudia conseguiu obter feedbacks críticos para sua melhoria como líder e cortar a insatisfação crescente de sua equipe antes que escalasse ainda mais. Mesmo que você não esteja em uma posição de liderança, você pode fazer um esforço para entrar em contato com aqueles impactados por suas ações, ouvi-los e compartilhar um plano de melhoria para o futuro.

SE VOCÊ COMETEU UM ERRO NO TRABALHO, OFEREÇA UM PEDIDO DE DESCULPAS

Ofereça um pedido de desculpas genuíno e humilde, reconhecendo seu erro e o dano que causou à outra pessoa, equipe ou ao negócio. Não seja defensivo ou faça seu pedido de desculpas sobre você mesmo. O que as outras pessoas se importam é com seu impacto, não sua intenção.

Por exemplo, suponha que um colega lhe diga que foi ofendido por um comentário que você fez. Não responda dizendo, “Bem, eu nunca ofenderia alguém de propósito!” ou “Sinto muito se você se sentiu assim.”

Usar a palavra “se” em seu pedido de desculpas implica que a outra pessoa está sendo irracional ou excessivamente sensível. Isso não mostra que você está reconhecendo seu erro.

Em vez disso, assuma completamente seu erro. Diga, “Agradeço por me contar isso. Sinto muito que o que eu disse foi ofensivo e prejudicial para você. Vou ser mais atento.”

SE VOCÊ COMETEU UM ERRO NO TRABALHO, FAÇA AS PAZES COM OS IMPACTADOS

Por que pessoas inteligentes cometem erros idiotas
A inteligência e a instrução acadêmica não apenas são incapazes de impedir nossos erros como podem nos tornar até mais vulneráveis a certos tipos de pensamento estúpido.

Enquanto é um ato de integridade e responsabilidade admitir e pedir desculpas pelo seu erro, você só reconstruirá a confiança se corrigir o comportamento ou problema.

Compartilhe o que aprendeu, como será diferente e comprometa-se a fazer melhor. (“Desculpe. Eu pensei que não tinha problema participar da chamada virtualmente da minha mesa. Não percebi que todos eram esperados na sala de conferência. Estarei lá na próxima reunião.”)

Você pode precisar se esforçar para mudar seu comportamento e corrigir a situação. Mas sem a correção, qualquer pedido de desculpas é inútil, e as pessoas só se tornarão mais cínicas.

Voltando ao exemplo de Claudia, ela melhorou sua liderança de equipe praticando deliberadamente novas abordagens de comunicação e delegação.

Em vez de explicar proativamente as coisas e fornecer soluções ao tentar ajudar os membros de sua equipe a resolver problemas (dois hábitos que seus subordinados diretos achavam condescendentes), ela se comprometeu a fazer perguntas.

Se ela não tinha certeza de que seus relatórios estavam acompanhando o que ela estava falando, ela perguntaria, “Você está familiarizado com isso?” antes de explicar mais. E em vez de dar conselhos não solicitados, ela perguntaria: “Como posso ajudar?” Além disso, ela fazia acompanhamento mensal com cada um de seus subordinados diretos para solicitar seus feedbacks contínuos nessas áreas.

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SE VOCÊ COMETEU UM ERRO NO TRABALHO, MOSTRE AO SEU CHEFE QUE VOCÊ ESTÁ PROGREDINDO

Infelizmente, os negativos superam os positivos em nossas mentes, o que significa que as pessoas lembram mais de seus defeitos do que de suas qualidades.

Você está prestes a cometer um erro terrível
Este livro apresenta uma metodologia indispensável para você aprender, ou reaprender, a fazer boas escolhas e cometer menos erros.

Esse viés de negatividade significa que é essencial agir e não recuar após cometer um erro. Encontre maneiras de se posicionar na frente das pessoas e demonstrar progresso no problema para reconstruir a confiança e mudar percepções.

Por exemplo, Leonardo, um funcionário de uma empresa de tecnologia com quem trabalhei, descobriu em sua avaliação anual que não estava atingindo os objetivos que seu gerente esperava que ele alcançasse na empresa.

Seu chefe o via como alguém que estava atolado em detalhes e criando confusão, em vez de permitir que suas equipes trabalhassem de forma mais eficiente.

Para melhorar seu desempenho e superar essa percepção, Jared criou e mapeou um plano detalhado, incluindo etapas e prazos que planejava alcançar para atingir seus objetivos.

E o mais importante, ele atualizava sua chefe quinzenalmente para dar visibilidade ao seu progresso e contrariar seu possível viés de confirmação. É essencial mostrar deliberamente o seu progresso ao invés de esperar que seu chefe perbeça que você mudou e melhorou (as pessoas nem sempre percebem aquilo que queremos mostrar).

Leva tempo para reconstruir a confiança e redefinir percepções, então seja paciente. Mantenha a esperança e persista em seus esforços ao longo do tempo, e você prevalecerá.

Como um CEO que entrevistei sobre liderança compartilhou, “Eu adoro pessoas que tiveram um obstáculo no caminho, que falharam e aprenderam. Agora eles têm uma tolerância para falha, e isso fortaleceu seu caráter.”

SE VOCÊ COMETEU UM ERRO NO TRABALHO, TENHA COMPAIXÃO

Quando temos um revés no trabalho, pode ser embaraçoso, e podemos nos tornar excessivamente críticos conosco mesmos.

Reprimir-nos por algo no passado, porém, não é útil. Podemos aprender muito com nossos erros e usá-los para catalisar nosso desenvolvimento, desde que não foquemos nossa energia em nos criticar.

Quando você cometer um erro sem intenção, trate-se como trataria um amigo em situação similar. Entre seus muitos benefícios comprovados, praticar a auto-compaixão o ajudará a recuperar a clareza e a confiança e a avançar produtivamente de um revés. Para garantir que você torne seu erro uma experiência de aprendizado valiosa, faça também estas duas perguntas:

  • Como posso evitar que isso aconteça novamente no futuro?
  • Qual é uma lição que posso extrair dessa experiência?
  • Da mesma forma, mostre compaixão pelos outros quando eles tropeçarem.

As regras ocultas do trabalho: Segredos para começar sua carreira com o pé direito e manter uma trajetória de sucesso -  Gorick Ng
O autor apresenta as regras ocultas que fundamentam as carreiras de sucesso, abrindo a cortina que esconde os segredos dos profissionais de alto desempenho.

Provavelmente, eles estão se sentindo envergonhados e já se repreendendo o suficiente por seu erro. Não aumente as emoções negativas que já sentem. Isso é especialmente verdadeiro quando se trata de colaboradores remotos, cuja integração foi provavelmente comprometida pelas circunstâncias.

A boa notícia é que a autocompaixão e a compaixão pelos outros estão conectadas. Quando você pratica uma, naturalmente impulsiona a outra e contribui para um ciclo ascendente de empatia no trabalho.

Lembre-se de que erros e contratempos são normais, e o fracasso nos oferece uma oportunidade de aprender. Se você errar no trabalho, não se esconda ou se critique. Em vez disso, use as estratégias acima para remediar a situação, reconstruir a confiança e reparar sua reputação.

Uma pessoa que reconhece que errou e aprende com os erros é vista como íntegra, honesta e humilde e essas características são altamente valorizadas no trabalho.

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