Como lidar com uma pessoa que não para de falar?

Heidi Grant

Como lidar com uma pessoa que fala demais

Como lidar com uma pessoa que não para de falar?

“Metade do mundo é composta por pessoas que têm algo a dizer e não conseguem, e a outra metade por pessoas que não têm nada a dizer e continuam dizendo.” — Robert Frost, poeta

E se tivéssemos uma caixa de ferramentas de conversação com a resposta perfeita para qualquer situação?

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Palavras são como persuadimos, nos comunicamos e nos conectamos, mas algumas delas são melhores nisso do que outras. Em Palavras mágicas, Jonah Berger explora cada uma para ensinar a convencer clientes, cativar públicos e desenvolver conexões sociais.

Imagine ter uma carga de frases de efeito para servir como a resposta perfeita.

“Não nos ensinam o que dizer quando as pessoas são injustas ou indelicadas”, diz Sam Horn, especialista em comunicação interpessoal.

Você tem alguém no trabalho que é o rei dos monólogos?

Você simplesmente não consegue fazer com que parem de falar?

As pessoas que falam demais normalmente não se ligam e falam apenas porque querem compartilhar suas histórias ou porque não possuem filtro, falam tudo o que vem à mente. Há também aqueles que falam demais porque sentem-se ansiosos e temem o silêncio na conversa. Outros ainda tagarelam porque acham que estão mostrando sua inteligência.

Você sabe o que é verborreia?

Verborreia, também conhecida como logorreia, é um termo que descreve um fluxo excessivo e muitas vezes incoerente de palavras.

Pessoas com verborreia falam muito, mas frequentemente suas palavras têm pouca substância ou relevância para o contexto da conversa.

Esse fenômeno pode ser observado em várias condições, incluindo algumas situações neurológicas ou psicológicas, como mania, algumas formas de esquizofrenia, e após o consumo de substâncias estimulantes como café.

Em um sentido mais coloquial, verborreia pode simplesmente descrever alguém que é excessivamente falador ou tende a desviar do ponto principal de uma discussão.

Dizer tudo o que vem à mente é verborreia. Quanto mais falamos, menos as pessoas ficam impressionadas e mais irritadas elas se tornam.

Não tenha medo de interromper uma pessoa que não para de falar

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Muitos conflitos poderiam ser evitados se percebêssemos que os problemas de comunicação não se concentram somente nas palavras que dizemos, mas na forma como falamos e escutamos.

A questão é a seguinte: muitos de nós aprendemos que é indelicado interromper. Por favor, atualize essa percepção. Se alguém não para de falar por conta própria e as necessidades dos outros estão sendo atropeladas, não é rude interromper, é correto.

Não envie sinais sutis esperando que essa pessoa capte a indireta. Bater o pé em exasperação ou olhar insistentemente para o seu telefone não vai surtir efeito. Faladores incessantes ignoram completamente indiretas educadas.

Vamos dar uma olhada em algumas técnicas para controlar a verborreia alheia:

1. Diga o nome da pessoa

Como Dale Carnegie, autor de “Como Fazer Amigos e Influenciar Pessoas”, nos ensinou, as pessoas gostam do som de seu próprio nome, tanto que pausam quando o ouvem.

Fazê-los parar mesmo que por um momento causa uma interrupção no padrão e força a pessoa a perder o fio da meada. Alguns até esquecem do que estavam falando.

2. Faça uma pergunta não relacionada ao que a pessoa estava falando

Após dizer o nome da pessoa e fazê-la pausar em sua verborreia, faça uma pergunta completamente aleatória.

“Mônica… você viu meu grampeador por aí?”

A pergunta pegará a pessoa de surpresa, pois não tem qualquer relação com o que ela estava falando e pode até dar a impressão de que você não estava prestando atenção — o que é bom!

Se ela parar com a verborreia, ótimo. Se continuar, considere utilizar alguma das técnicas seguintes.

3. Resuma o que eles disseram

Comunicação não violenta - Marshall B. Rosenberg
A boa comunicação é uma das armas mais eficazes para lidar com pessoas difíceis e acalmar os ânimos. Marshall Rosenberg explica de maneira revolucionária os valores e princípios da comunicação não violenta.

Se você simplesmente pegar a bola da conversa de volta, eles se sentirão ofendidos porque parecerá que o único motivo pelo qual você os interrompeu foi para poder falar. Se você parafrasear o que eles disseram, eles se sentirão ouvidos e saberão que você entendeu a essência do que estão tentando transmitir.

Quando você resume o que alguém disse, essa pessoa se sente ouvida e sabe que você entendeu o ponto que ela estava tentando fazer. Ela vai apreciar isso e não sentirá que foi interrompida.

Segundo o especialista em comunicação Marshall Rosenberg, o cerne da comunicação não-violenta reside em repetir e resumir o que a pessoa expressou, proporcionando-lhe assim uma sensação de consideração. Embora isso possa não silenciar o tagarela, pode oferecer uma oportunidade para encerrar a conversa de forma que a pessoa se sinta valorizada por ter sido escutada com atenção.

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4. Tenha frases de encerramento

Usar frases como “assim que” ou “eu gostaria…” permite que o falante saiba que você pode começar a agir assim que a conversa terminar.

“Eu gostaria” suaviza o fato de que você está concluindo a conversa, como em “Eu gostaria de ter mais tempo para ficar e conversar”.

“Assim que” pode ser usado para indicar que aquela conversa pode ser adiada para outra hora… quem sabe depois que a eternidade acabar. “Assim que eu terminar este relatório, te escuto, ok? Estou precisando me concentrar aqui.”

Se houver uma ação a ser tomada, diga: “Assim que desligarmos, vou entrar em contato com nosso centro de distribuição e trazer isso à atenção deles.”

Informar a essa pessoa o que você fará logo após a conversa terminar motiva-a a deixar você ir, para que possa resolver essa questão o mais rápido possível.

Se eles continuam falando porque gostam de ouvir a própria voz ou porque estão realmente chateados e apreciam sua orelha simpática, mude para “eu gostaria”: “Maria, eu gostaria de ter mais tempo para discutir isso, mas agora preciso terminar esta planilha.” Usar as palavras “eu gostaria” suaviza o fato de que você está encerrando a conversa.

Essas são ótimas frases para interromper um tagarela.

5. Finalize com finalidade e uma frase amigável

Brevidade inteligente: O poder de dizer muito com poucas palavras
Você vai aprender a apresentar as informações mais relevantes indo direto ao ponto, sem enrolação – mas com o apelo necessário para captar a atenção e a curiosidade de seu leitor ou interlocutor.

É hora de encerrar a discussão, mas mantendo tudo em termos amigáveis. Frases cordiais como “Eu agradeço por você ter trazido isso à minha atenção” e “Estou ansioso para nos reconectarmos amanhã” compensam qualquer percepção de brusquidão. Certifique-se de que sua voz termine com uma inflexão calorosa e descendente. Considere usar frases como “Eu agradeço”, “Estou ansioso” e “Estou feliz por termos tido essa chance”.

“Eu agradeço o seu ponto de vista… depois conversamos mais.”

“Estou ansioso para ouvir a continuação dessa história, mas agora preciso entrar em uma reunião.”

“Estou feliz por termos tido essa chance de conversar. Em outra ocasião você me conta como essa história terminou.”

Uma linguagem calorosa como “Estou feliz por termos tido a chance de esclarecer isso” ou “Vou passar sua sugestão para o RH” impede que elas sintam que foram cortadas friamente.

6. Use a linguagem corporal de forma eficaz

Se a outra pessoa simplesmente não para de falar, é hora de ser mais assertivo.

Use a linguagem corporal para se desengajar diplomaticamente.

Levante-se da sua cadeira ou dê um passo para trás para deixar a pessoa saber que a conversa concluiu. Mantenha contato visual para que elas não sintam que você está virando as costas para elas.

Conclua com uma declaração de encerramento, como “Bom conversar com você, José”.

Essas poucas palavras impedirão que se sintam abandonadas ou ignoradas, mas colocarão um fim na conversa.

7. Coloque um tempo limite na conversa

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Kim Scott é ex-executiva do Google e da Apple. Ficou famosa por sua nova abordagem à eficiência na chefia, que ela chama de empatia assertiva, a capacidade de lidar com subordinados de forma empática e calorosa, mas assertiva e firme.

Se o tagarela já é conhecido por descarregar sua verborreia nas pessoas, diga antecipadamente: “Tenho uma reunião em 15 minutos”, para que a pessoa saiba que há um tempo limite firme.

Se você estiver liderando uma chamada em grupo, pode usar essas mesmas técnicas para controlar a verborreia de um dos participantes.

Se alguém estiver desviando a pauta ao falar mais do que sua parte justa, diga: “João, temos apenas mais 15 minutos e ainda precisamos discutir a queda nas vendas; vamos seguir em frente.”

O segredo aqui é encontrar as palavras certas para lidar com a pessoa com compaixão, sem ser rude ou demonstrar que você não quer mais ouvi-la.

Por mais irritantes que sejam, a maioria das pessoas tagarelas não fala demais por mal e muitas vezes não estão cientes de que falam excessivamente. Na maioria dos casos, não há necessidade de grosseria ou de qualquer atitude que as faça sentir-se mal consigo mesmas.

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