Aprenda a ver o todo – Planejamento Pessoal – Parte 1

Franciane Ulaf

Ver o Todo

Você sabe qual a característica mais importante de um líder? Alguns diriam comunicação eficaz, ou capacidade de conduzir um grupo de pessoas em direção a uma meta comum, ou ainda humildade, empatia, carisma ou autoconhecimento. Embora todas essas características sejam importantes, há uma que separa líderes medíocres de grandes líderes.

Se um líder não compreende o todo (seu ambiente, seus inimigos, seus obstáculos, circunstâncias e possibilidades), se ele não consegue ver o quadro inteiro, nenhuma das outras características será potencialmente eficiente. No âmbito militar, diz-se que um bom líder é aquele que tem a capacidade de enxergar o campo de batalha. Winston Churchill, Napoleão, Alexandre, o Grande, todos eles possuíam essa peculiar capacidade de olhar o todo para tomar decisões estratégicas.

Mas o que liderança tem a ver com seu planejamento de vida? Você é o líder de sua própria vida, não é? Você define metas e as busca da mesma forma que líderes, equipes, empresas ou exércitos fazem. Você define o que você quer, planeja, faz o que tem que ser feito e alcança a meta. Se você não possui essa visão de conjunto, no entanto, seus esforços podem ser vãos.

Se você olha para a sua vida de forma departamentalizada, você terá dificuldade para conciliar todas as áreas. Além disso, para atingir grandes metas você precisa ver o todo, você precisa entender onde você está naquele momento e onde você deseja chegar de uma forma muito mais profunda do que “eu estou no ponto A e quero chegar ao ponto B”, como a grande maioria faz.

Um grande erro que as pessoas cometem ao definirem metas é não especificarem com clareza o que exatamente elas querem. Elas não olham para o quadro inteiro. Elas não dedicam um tempo para definirem o que elas estão tentando alcançar e quais são suas expectativas. Elas não se dedicam a pesquisar o que é preciso para conseguir o que querem. O resultado é um planejamento “frouxo”, cheio de furos e pouco claro. A maioria das pessoas não se dá nem o trabalho de planejar, elas simplesmente definem “quero chegar lá” e esperam que a vida tome conta de levá-las para “lá”.

Contudo, planejar não é a solução. Um planejamento é como um mapa: se você não mapear seu caminho corretamente, você não chegará onde quer!

Este artigo continua, clique aqui

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


6 comentários em “Aprenda a ver o todo – Planejamento Pessoal – Parte 1”

  1. as pessoas desistem dos seus sonhos e de suas metas , pelo simples fato de não saberem esperar pelos seus resultados a longo prazo , não conseguem ver por onde estão indo se aparecem dificuldades, e deixam levar pelo sentimento que afloram nelas em determinado momento , não sabem que sem sofrimento , não existe glória.

    Responder
  2. Um dia uma tapa, no outro um carinho,o circulo se repete até você se acostumar…acreditar sempre , afinal de contas a vida não teria sentido, controle ? a isto é impossivel…a natureza é sabia…tudo se desfaz e se renova.

    Responder
  3. Nosso maior defeito realmente e nao saber esperar pelos resultados a longo prazo, queremos tudo no exato momento de fobia.Estou aprendendo a esperar pois se que minha caminhada e longa e tortuosa, e ja começou mas tenho certeza de que chegarei la.

    Responder
  4. Eu realmente estava desmotivado mais com grande dedicação estou alcançando objetivos recebo críticas mais elas me fortalecem. Agradeço por ter achado o site.

    Sr. Lucas.

    Responder

Deixe um comentário