O que é proatividade?

Franciane Ulaf

Superficialmente definida simplesmente como “iniciativa” por muitos autores, a proatividade é, na realidade, muito mais do que meramente antecipar-se aos acontecimentos e problemas e tomar a iniciativa.

Protividade é, antes de tudo, assumir a responsabilidade pelas próprias atitudes e liderar a própria manifestação. Mas o que isso significa? Um dos primeiros autores a definir protividade foi o psiquiatra judeu Viktor Frankl, sobrevivente dos campos de concentração da segunda guerra mundial. Enquanto a maioria dos prisioneiros acreditava que era a situação que ditava seu estado de espírito e seu destino, entregando-se à crueldade dos acontecimentos, Viktor, que passou por sua parcela de atrocidades vendo sua mulher grávida e boa parte de sua família morrer nas mãos dos nazistas, defendia que entre o estímulo e a resposta está sua liberdade de escolha. Como você se sente com relação ao que ocorre com você é escolha sua, não conseqüência obrigatória do que acontece com você.

Quando esse conceito é realmente compreendido e internalizado, a pessoa pára de se fazer de vítima das circunstâncias e passa a ser líder de si mesma, assumindo as rédeas da própria vida. Isso é a verdadeira protividade.

No próximo artigo vamos discutir sobre como ser proativo quando tudo parece ocorrer fora do seu controle. Clique aqui para ler o próximo artigo.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


2 comentários em “O que é proatividade?”

  1. bom dia

    gostei muito desse texto mas gostaria que me fosse ensinado, como ter atitudes na vida, pois estou me sentindo muito mal comigo. ah! e onde posso ver a resposta?
    obrigado pela atenção

    Responder

Deixe um comentário