O que é um projeto de vida?

Franciane Ulaf

Projeto de Vida

O projeto de vida é a trilha que você irá percorrer ao executar os diversos planejamentos que tem e terá. São as diretrizes básicas que determinam o rumo da sua vida. A interligação e a seqüência desses planos é que faz um projeto de vida ser bem sucedido ou não.

Não há tempo suficiente para que possamos fazer tudo o que temos vontade. A vida é feita de escolhas, no momento em que você faz uma escolha, está abrindo mão de todos os outros “futuros” pertencentes às opções recusadas. Portanto, de nada adianta planejar cada ação se não houver direcionamento, pois os resultados serão aleatórios dentro do contexto geral da vida. Quando se tem um projeto de vida, cada planejamento, por mais específico que seja, está relacionado às metas principais e gerais definidas nesse projeto.

A vantagem de um projeto de vida é que se evita o desperdício de tempo executando planos inúteis (do ponto de vista dos objetivos principais da pessoa) e que muitas vezes consomem grande quantidade de tempo, recursos e energia que poderiam estar sendo aplicados em algo mais significativo e relevante. Sem um projeto de vida, ainda se corre o risco de só identificar essa “inutilidade” do plano depois de já realizado.

Parafraseando Amyr Klink, “é muito triste passar a vida inteira cumprindo obrigações sem nunca ter construído nada de fato”. Essa é a realidade de milhões de pessoas ao redor do mundo que vivem insatisfeitas com suas vidas rotineiras e desinteressantes. Colocar um projeto de vida em prática exige coragem e determinação. Não é fácil quebrar a inércia e dizer “não” a certas obrigações para dar início a planos em que talvez ninguém mais acredite além de você. O exemplo de vida de Amyr Klink está sempre presente em meus textos, palestras e cursos. Ele realizou planos considerados irrealizáveis, malucos e sem sentido e sempre foi bem sucedido graças ao detalhamento e organização do planejamento. Ele é tão humano quanto qualquer um de nós. Se ele conseguiu colocar em prática e for bem sucedido em metas que a maioria de nós jamais pensaria em realizar devido aos riscos, complexidade, detalhamento e ousadia, nós também podemos planejar e executar nossos planos infinitamente mais simples e menos arriscados!

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


6 comentários em “O que é um projeto de vida?”

  1. Olá! Gosto muito do Amir Klink , lí alguns livros dele, são muito inspiradores! Projeto de vida é algo que tive até a faculdade, depois não conseguia ver o que queria no futuro, via mais o que não queria! Hoje não sei se alcancei o que queria afinal cheguei a faculdade me formei, trabalhei alguns anos na área, depois resolvi mudar para outra completamente diferente, estou bem,mas continuo sem “metas”, “objetivos”, e sinceramente não consigo ver o que quero para o futuro, estou um tanto acomodada,…cumprindo obrigações!

    Responder
  2. Olá Luciana,

    A sua situação não se limita apenas em acomodação, mas afirmo ainda que lhe falta motivação. A sua formação e a atuação na área, não foram suficientes para inspirar e motivar você. Procure dentro de você o que te motiva, pois a motivação é interna e somente você sabe o que te realiza. Acredito que sua realização não esteja na vida profissional, mas na sua rotina pessoal. Mude de atitudes, de amigos, de namorado ou mude a sua rotina familiar. Parece conselhos de vidência, mas não é. A verdade é que a vida profissional só se sobressai quando a pessoal está pelo menos alinhada com a satisfação. Pare de fazer coisas apenas por obrigação, seja mais flexível e permita a você novas oportunidades de relacionamentos: pessoal, profissional, social, religioso e sentimental (este último, se casada, renove as suas perspectivas).

    Adm. Rosemira Lima

    Responder
  3. Gostei do livro …
    Até á faculdade também sabia o meu projeto de vida , mas após ter terminado fiquei questionando …. Qual é o meu projeto futuro ? … Ainda hoje sinto essa dúvida …. porque a faculdade foi terminada á 1 ano … é pouco tempo …

    Responder
  4. Gostei do livro …
    Até á faculdade também sabia o meu projeto de vida , mas após ter terminado fiquei questionando …. Qual é o meu projeto futuro ? … Ainda hoje sinto essa dúvida …. porque a faculdade foi terminada á 1 ano … é pouco tempo …
    PS: Mesmo post porque enganeime no email

    Responder
  5. Amir klink tem um belo pensamento sobre o mundo que é cheio de falhas,mas tendo isso em mente a gente pode se inspirar em sua palavras que pode nos levar a acreditar em si mesmo e prestar atenção ao redor do mundo

    Responder

Deixe um comentário