• Pular para navegação primária
  • Skip to main content
  • Pular para sidebar primária
  • Pular para a sidebar secundária
  • Portal
  • Acessar Livros
  • Fale Conosco
  • 22 de abril de 2021

Guia da Vida

Dicas para uma vida melhor

  • Vida
  • Saúde
  • Negócios
  • Educação
  • Dinheiro
  • Ciência
Você está em: Home / Vida / Desenvolvimento Pessoal / Autoconhecimento / Por que não consigo ser determinado?

Por que não consigo ser determinado?

20 de novembro de 2010 by Franciane Ulaf 8 Comentários

Compartilhe!

Apesar de todos os esforços e a vontade de vencer na vida, muitas pessoas reclamam que não conseguem ser determinadas, não conseguem ter certeza íntima de nada que deseja alcançar, nem manter a motivação. O que acontece?

Este artigo é a terceira parte da seqüência sobre determinação. Caso não tenha lido os artigos anteriores ainda, recomendo a leitura para melhor compreensão deste artigo:

Artigo 1: O que é determinação?

Artigo 2: Como ser uma pessoa determinada?

O primeiro ponto que precisamos observar aqui é que nem toda meta, nem todo objetivo é motivador. Muita gente define objetivos e metas levianamente, “só porque” ouviram falar, ou leram, fizeram um curso e aprenderam que “é bom” definir metas, pois isso “ajuda” a vencer na vida e conseguir maior satisfação íntima e, no final das contas, ser feliz. A pessoa, então, define qualquer coisa só pra ela se sentir melhor e poder dizer (mesmo que só para si mesma) que agora ela tem metas. Grande coisa! Essas metas não fazem milagre e, obviamente, metas levianamente estabelecidas “não funcionam” para desencadear a mágica da determinação e da motivação.

Siga esta regra: se for pra definir algo forçado, uma meta só para ter uma, não defina nada, fique sem meta mesmo! Por quê? Porque pelo menos você não estará perdendo seu tempo fazendo coisas em direção a algo que você nem tem certeza de que quer alcançar. Além disso, enquanto você não tem essa certeza, você deve se manter aberto a idéias e oportunidades que podem dar sinais de algo por que você possui verdadeira paixão. É essa paixão, essa vontade louca de alcançar algo que é a determinação. Se você não sente isso por sua meta… esqueça!

O segundo ponto que precisamos discutir é que nem todo mundo é motivado por metas e objetivos de longo prazo. Muita gente que vive motivada cria pequenos projetos de curto e/ou médio prazo e trabalha neles até a energia da motivação se esgotar para, daí, passar pra outra empreitada. Isso é muito comum entre empreendedores de start-ups, empresas que começam fortes, crescem rápido e depois são vendidas, justamente quando o empreendedor já se cansou delas e não tem mais motivação para aquele projeto. Eu tenho isso com assuntos específicos e projetos. Às vezes, eu estudo absolutamente tudo o que há para ser estudado sobre um determinado tema, escrevo um livro e de repente o interesse vai embora. Eu o abandono sem dó nem piedade, tchau, próximo!

Não entre em pânico se você não sabe onde quer estar nos próximos 10 anos, achando que você deveria saber! Ter um propósito de vida ajuda muito a manter a constância entre seus picos de interesse e objetivos. Um propósito é como uma declaração de missão (dessas que as empresas fazem!) que revela o seu papel no mundo de uma forma geral. O meu, em resumo, é ajudar as pessoas a melhorarem, serem mais produtivas e, no final das contas, obterem maior satisfação na vida. Por mais que meu interesse mude de tempos em tempos e me leve para outros projetos, outros assuntos para estudar, outros livros para escrever, o padrão é sempre o mesmo – aprender para poder ensinar com fins de ajudar meus leitores a obter mais qualidade íntima de vida. O propósito funciona como uma cola entre seus interesses e objetivos para que, mesmo que você não tenha uma idéia clara de onde quer chegar numa perspectiva de longo prazo, você não acabe dispersando seus esforços, saltitando pela vida, fazendo um pouquinho de cada coisa, sem realizar nada concreto de fato.

Se você tem dificuldade de ser determinado por não conseguir se sentir atraído o suficiente por objetivos de longo prazo, encontre seu interesse no curto prazo, comece pequeno, complete um projeto curto do começo ao fim ou se envolva com algo que não está relacionado ao tempo, mas, sim, a um propósito (como voluntariar num hospital ou instituição sem fins lucrativos, ajudar sua comunidade ou fazer algo que você tem profunda vontade de fazer). Essas ações lhe mostrarão seus mecanismos internos da motivação e da determinação, mostrarão o que exatamente lhe motiva e como esse processo se desenrola dentro de você. Você aprenderá mais sobre como você funciona por dentro e com isso poderá tomar melhores atitudes no futuro para manter seu nível de motivação e determinação saudáveis sem que você sinta que precisa fazer algo que “parece ser” o caminho certo, mas não é a sua praia.

Franciane Ulaf

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.


Compartilhe!

Arquivado em: Autoconhecimento

Participamos do Programa de Associados da Amazon, um serviço de intermediação entre a Amazon e os clientes, que remunera a inclusão de links para o site da Amazon e os sites afiliados.

Reader Interactions

Comentários

  1. Carolina Holtz diz

    16 de março de 2011 às 23:16

    Gostei muito do site, como sempre a equipe de designers da Editora Estratégica tem muito bom gosto! 🙂

    Gostei desse artigo particularmente pois me fez repensar alguns conceitos errados que eu tinha sobre a determinação. Eu ficava triste ~por não saber o que eu deveria fazer no longo prazo e achava que tinha algo de errado comigo. Agora percebo que não é tão ruim ser assim e que posso desenvolver a determinação mesmo não conseguindo enxergar muito longe no futuro!

    Carol

    Responder
  2. Natinho Gomes diz

    22 de março de 2011 às 14:12

    Texto realmente completo. Precisamos sempre de motivações deste tipo, as pessoas muitas vezes não sabem de fato o que querem e precisam crescer mas não sabem como.
    Eu agradeço muito estes artigos, que muito tem me ajudado e ainda preciso cada vez mais de motivação para continuar crescendo

    Responder
  3. josi diz

    30 de maio de 2011 às 11:16

    JUSTAMENTE ISSO QUE ME FALTA, TER “METAS”, “OBJETIVOS”,VONTADE. MAS COMO ?????? COMO ELIMINAR MINHAS CRENÇAS ??????? SE NENHUMA VONTADE EXISTE ??????

    Responder
    • fabio 20 diz

      11 de setembro de 2013 às 18:55

      Me sinto da mesma forma que o amigo acima…sempre começo algo com todo o gás e depois desisto sem mais nem menos por qualquer futilidade que seja ….minha mente tende a se auto sabotar ….ja li um livro de 400 páginas sobre motivação e como ela nasce…mas nada nada a longo prazo me interessa…estou fazendo direto mas gosto de psicologia ….infelizmente não posso pagar um psicólogo parabéns pelo artigo..mas continuo na minha luta existencial :\

      Responder
  4. walter diz

    2 de setembro de 2011 às 08:37

    as vezes sinto que tenho motivação mas isso não dura, como faço pra manter a motivação em um abjetivo….no caso ate realizar o abjetivo que me proponho realizar.

    Responder
    • lacoste xks diz

      2 de agosto de 2016 às 15:36

      diciplina é melhor que motivação.

      Responder
  5. lacoste xks diz

    2 de agosto de 2016 às 15:35

    foda!

    Responder
  6. claudia diz

    29 de maio de 2017 às 06:44

    bom dia sou uma mulher que gostaria de fazer tantas coisa vem tanta ideia na minha cabeça mais nao pesevero nao continuo com aquilo aer consegir desinto na primeira dificuldade gostaria de ter derteminaçao mais nao sei como adiquiri nao sei como persevera nos meu objetivo as vezes aqulilo e tao forte mais nao consigo concluir quando gostaria de ter uma coisa modo que aquilo e tao importante quando eu cosigo eu nao igo nao e mais importate compro algo que queria depois nem pego mais gostaria de ser determinada perseverane que eu faço

    Responder

Deixe uma resposta Cancelar resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Você também pode se inscrever para ser notificado de novos comentários sem comentar primeiro.

Sidebar primária

Tópicos

Siga no Facebook

Guia da Vida

Perfil Empreendedor

Você é empreendedor? 50 sinais de que você tem perfil empreendedor

Por Rich Schefren

Foco é dizer não

O maior segredo da produtividade é dizer não

Por James Clear

Extraterrestres viagens

O custo de visitar a Terra pode ser alto demais para extraterrestres

Por Ethan Siegel

Melhores livros de astronomia

Melhores livros para começar a aprender sobre astronomia

Por editor

Projeto Genoma Humano

30 anos depois do Projeto Genoma Humano – qual o próximo passo?

Por James Keller

Conversas Difíceis

Como conduzir conversas difíceis?

Por Franciane Ulaf

Amazon Kindle

Os melhores Kindles para levar sua biblioteca para qualquer lugar

Por Alex Giovanni

Gêmeas Clement - Gêmeos idênticos

Gêmeos univitelinos podem não ser tão idênticos quanto se pensava

Por James Keller

Cérebro e Solidão

Cérebros solitários “tem fome” de gente

Por Carolyn Rubenstein

Técnica Harvard - Balanced Scorecard

Como uma técnica ensinada em Harvard pode ajudá-lo a melhorar sua vida e relacionamentos

Por Christina Wallace

Ransonware

O perigo dos ransomwares só tende crescer

Por Alex Giovanni

Tipos de Arroz

Arroz branco ou arroz integral? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Origem da Vida - Mundo RNA

Há mais evidências de que a vida na Terra começou com mais do que apenas RNA

Por James Keller

Arroz ou quinoa

Arroz ou quinoa? Qual é mais saudável?

Por Rosalia Wilson

Quebrar regras dieta

Oito regras das dietas que foram feitas para serem quebradas

Por Alexandra Bellino

Sidebar secundária

Livros Recomendados














Copyright © 2021 · Guia da Vida · Todos os Direitos Reservados