A assertividade é a culminação da excelência pessoal.
Assertividade é a capacidade de ser pontual e certeiro tanto nas próprias decisões quanto na comunicação interpessoal.
Assertividade é:
– A exteriorização da certeza íntima quanto aos próprios objetivos;
– O comprometimento para com esses objetivos;
– A auto-estima e o respeito para consigo mesmo;
– A integridade e a autenticidade sobre quem se é o que se busca;
– A inteligência emocional de lidar de forma madura com as próprias emoções;
– O pulso firme de quem é líder de si mesmo e não se deixa dominar pelos outros;
– O foco e o pragmatismo de quem sabe o que quer e se mantém na linha rumo aos resultados almejados sem perder tempo e sem se dispersar;
– A proatividade e a perspicácia de discernir pontual e contextualmente e tomar decisões com base nas necessidades do momento sem trair os próprios objetivos;
– E a flexibilidade corajosa de alterar rumos, fazer concessões, desistir ou jogar tudo pro alto se assim as circunstâncias pedirem.
Todas essas características juntas tornam a pessoa assertiva. Ela faz o que precisa ser feito de acordo com seus mais profundos princípios, sem pisar em ninguém e sem deixar que os outros pisem nela. Dentro dessa condição, não há como não apresentar um desempenho excelente. A excelência pessoal se torna um princípio em si para a pessoa e ela mesma não aceita performance ou resultados medíocres, buscando sempre dar o melhor de si e extrair o mesmo daqueles à sua volta. O sucesso em seus empreendimentos é apenas uma conseqüência natural do seu comportamento excelente.

Franciane Ulaf é administradora e psicóloga, especializada em psicologia evolutiva. Atualmente, Franciane é mestranda em psicologia na Universidade de Harvard. Sua linha de estudos investiga as raízes evolutivas da natureza humana. Franciane escreve sobre comportamento humano, produtividade, psicologia, biologia e evolução.
Parabéns
Adorei a matéria, aprendo muito com todas.
Muito bom esses artigos, sofro muito com a ansiedade e medo, sentimentos que impedem de seguir em frente. Esses artigos dizem exatamente tudo o que sente uma pessoa que sofre com esses sentimentos. Muito bom e bem elaborado. Servem de apoio para pessoas conseguirem entender seus próprios sentimentos.Parabéns.