Um dos maiores problemas de que você sofre se você é ansioso demais é o medo de cometer erros e o medo de ser rejeitado. Eu não sei quanto a você, mas eu tenho uma longa história de rejeição – só porque, eu acho, estou sempre tentando ser produtivo. Quando eu era solteiro, fui rejeitado por algumas namoradas – mas aceito por outras. Eu já tive livros e artigos meus rejeitados. Eu vejo a rejeição como parte do preço por fazer parte do jogo. Você não poderá vencer se não tolerar perder algumas vezes.

Se você fica pensando se por acaso as outras pessoas também cometem erros, é só dar uma olhada na lista de autores e livros que já foram rejeitados pelas editoras. Essa lista inclui pessoas como James Joyce, Vladimir Nabokov, Sylvia Plath, Jack Kerouac, Jorge Luis Borges, Isaac Bashevis Singer (vencedor do prêmio Nobel), Marcel Proust, Stephen King, Oscar Wilde e George Orwell. A lista de livros contém obras como O diário de Anne Frank, Guerra e paz, Terra dos deuses, E o vento levou, Dr. Seuss, O sol é para todos, Rubaiyat de Omar Khayam, A longa jornada, Lolita, As cinzas de Ângela, Harry Potter e O hobbit. O editor que recusou o famoso livro de George Orwell, A revolução dos bichos, disse esta pérola: “É impossível vender histórias sobre animais nos EUA”. Outra observação brilhante – e erro clássico – foi a citação: “Tudo que poderia ser inventado já foi inventado”, dita pelo esquecível Charles Duell, diretor do Departamento de Patentes dos EUA em 1899. Ou considere isto: “Eu acho que há mercado para uns cinco computadores no mundo todo” (Thomas Watson, presidente da IBM, em 1943). Ou ainda uma das minhas favoritas: “Nós não gostamos do som deles e música com guitarras está fora de moda”, da Decca Recording Company, quando rejeitou os Beatles em 1962.

Bom, não são apenas editores e empresários que cometem erros – todos nós cometemos. É assim que podemos descobrir: pergunte a todos os seus amigos sobre os erros que eles cometeram. Se eles forem sinceros, terão algumas ótimas histórias pra contar.

Erros são o caminho para o sucesso – se você persistir e aprender com eles.