Mas e se…

Franciane Ulaf

Surpresas da vida

“Eu quero planejar minha vida, construir meu futuro do jeito que eu desejo… Mas e se meus planos não derem certo?”

“Eu tenho vontade de enfrentar meus medos e inseguranças, mas e se der tudo errado?”

“Eu tenho metas e objetivos hoje, mas e se no meio do caminho eu mudar de idéia e não quiser mais o que eu estava buscando?”

“Eu gostaria de aproveitar esta oportunidade, mas e se outra melhor aparecer e eu não puder aproveitá-la porque já estou envolvida com a primeira?”

Você se identificou com alguma das situações acima? Você deixa de agir em prol do que você deseja pois fica inseguro dos “ses” que o futuro pode trazer? Então preste atenção nas seguintes palavras, elas podem ser muito úteis para você.

Se você lê com freqüência os artigos neste site, você sabe que o segredo do sucesso na conquista de seus objetivos está em sua atitude, em sua postura perante as escolhas e desafios que a vida lhe apresenta.

O medo do fracasso é a principal razão pela qual perdedores são o que são. Quando nos referimos a “perdedores”, não estamos nos referindo à noção clássica do termo. Uma pessoa com um ótimo emprego e uma família equilibrada e saudável pode ser um perdedor na vida, sem que ela mesma saiba disso. Ela é perdedora, em primeiro lugar, para si mesma, pois não conquistou aquilo que desejava na vida, simplesmente se contentou com uma existência confortável e equilibrada.

O fracasso está em seu coração e é sentido na frustração que sente ao pensar sobre os sonhos que deixou para trás em nome de uma falsa segurança.

Sim, planos podem não dar certo, certas situações e experiências podem se tornar um verdadeiro pesadelo, oportunidades melhores podem surgir quando você não mais pode usufruir delas, enfim, não somos adivinhas, não sabemos o que está por trás de cada passo que damos na vida. Porém, deixar de agir por medo das conseqüências é, de todas, a pior das opções. A frustração por ter sido covarde, por não ter agido quando se teve a oportunidade é muito mais devastadora do que o fracasso de uma tentativa.

A experiência do erro muitas vezes tem efeitos benéficos e contribui para a construção do sucesso futuro. A inércia da covardia, entretanto, corrói a alma e, pouco a pouco, consome as reservas de energia e motivação levando consigo os sonhos e desejos, deixando somente a mediocridade de uma vida vazia e sem sentido.

Não deixe de registrar sua opinião e/ou perguntas na seção de comentários abaixo!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


9 comentários em “Mas e se…”

  1. Fran,
    concordo plenamente com suas belas palavras, como sempre. ME pego muitas vezes me questionando demais sobre “se devo fazer isso”, “mas se der errado”, “mas se aparecer algo melhor pra mim”, e quando percebo, estou parado, sem agir e o tempo passando sobre nós.

    Adoro seus textos e muitas vezes recorro a eles para procurar uma ajuda.

    Responder
  2. Prezada Fran Christy

    Estou muito contente em receber artigos tão claros e oportunos, pois a vida segue um rumo apenas, o que imaginamos para ela e seguimos. Onde estou agora, é onde meus pensamentos me levaram; eu posso escolher o amanhã; e é isso que fazemos todos os dias. Escolher. Faça a escolha certa!!
    Parabéns pelo seu trabalho..

    Responder
  3. Os “ses” nos paralizam diante da vida, sempre vão existir. O melhor conselho que recebi com relação a uma situação dificil foi “a escolha vai ser sempre sua, seja ela boa ou ruim “, nunca esqueci e uso isso sempre. Com certeza se deixar paralizar por algo que pode acontecer é inconscientemente mentalizar antecipadamente o fracasso no que se planeja fazer. Qualquer que seja seu objetivo, vai existir obstáculos então para facilitar e dar ainda maior força para sua conquista, mentalize a solução deles.

    Responder
  4. Acho muito importante seus artigos pois através,terei mais conhecimnto para realizar objetivos,vencendo obstáculos melhorando à vida profissionl.

    Responder
  5. Acho muito importante seus artigos pois através,terei mais conhecimnto para realizar objetivos,vencendo obstáculos melhorando à vida profissional.

    Responder
  6. Bom dia,

    Li esse artigo e me lembrei de um pequeno texto da doutrina espirita. Chama-se o mas e os discipulos. em resumo, tudo depende de onde colocamos a a palavrinha “mas”.
    Podemos usa-la como nas frases colocadas pela autora,com tambem inverter as frases:
    – tudo por dar errado MAS, quero planejar a minha vida.

    – posso estar perdendo precioso tempo MAS, quero tentar assim mesmo.

    Obrigado pelos belos artigos.

    Abraços

    Responder
  7. Realmente o artigo fala pesado de sucesso pessoal.
    Gostei muito, acredito que é uma ótima forma para minha satisfação pessoal.
    Ler artigos tão construtivos é ótimo !

    Responder
  8. A vida ta uma merda p mim n consigo nem enxergar pois tenho medo de ver a realidade. Não tenho nimguem q me ajude pois ninguém ne compreendo. Tenho 17 anos mais já queria ser responsável de mim msm só n sei de onde devo conssar. Vejo histórias de fazer chorar mais me da maia medo ainda de pensar na minha vida. SOCORRO. oq eu devo fazer, pra onde devo ir, por onde comessar???
    ME AJUDEM. EU IMPLORI”

    Responder

Deixe um comentário