O mito do trabalho duro

Rich Schefren

Mito do Trabalho Duro

Meu artigo da semana passada também foi publicado em meu blog oficial (http://www.strategicprofits.com/index.php) e gerou muitos comentários. Eu percebo que uma das maiores dificuldades que as pessoas encontram ao buscarem melhorar de vida e alcançar o sucesso em seus planos é abrir mão de certos mitos que de tão velhos já estão enraizados nas mentes de muitos de nós. Um desses mitos é o de que o sucesso é alcançado através do trabalho árduo.

Muitos dos empresários que vêm buscar a minha ajuda relatam que trabalham 12, 15 horas por dia e não entendem como seus negócios não saem do lugar. No artigo anterior, eu disse que minha rotina de trabalho causava inveja e certa confusão. Alguns adotam uma visão simplista e acham que eu “posso me dar ao luxo” de trabalhar pouco porque tenho dinheiro para pagar outras pessoas para trabalharem pra mim. Essas pessoas tendem a achar que precisam trabalhar muito e duro durante certo tempo e quando os negócios estiverem bem, elas contratarão pessoas que farão seu trabalho.

Eu não estou dizendo que essa mentalidade está completamente equivocada, no entanto, há uma grande armadilha aí. De que adianta você dedicar tempo construindo uma escada para subir na parede errada? Entende?! Trabalho duro nunca foi segredo do sucesso de ninguém. Se fosse assim, os pobres coitados que trabalham longas horas em indústrias e fábricas seriam todos bem sucedidos. Se fosse assim, a taxa de mortalidade de novas empresas não seria tão absurdamente alta. Sim, trabalho árduo é importante, principalmente no começo de um novo empreendimento. Mas mais importante que o trabalho é a estratégia e a direção. Isso vale para uma pequena empresa, para a carreira pessoal, para a vida.

Um plano executado com precisão livra o executor de todas as tarefas inúteis que pessoas desorganizadas e “sem rumo” fazem. Esse é um dos motivos pelos quais eu tenho mais tempo livre que, por exemplo, meus concorrentes. Eles também têm dinheiro para contratar pessoas, no entanto, eu vejo que muitos trabalham como condenados e reclamam constantemente da falta de tempo.

Você pode, sim, atingir o sucesso em seus empreendimentos pessoais e profissionais trabalhando duro e eu não recomendaria outra forma, mas tenha certeza de que seu foco não está no trabalho em si, mas na estratégia (o que é que você está tentando alcançar e como vai chegar lá), pois é profundamente decepcionante e frustrante subir a escada que você construiu e ver que do outro lado não está o que você estava buscando, apesar de todo o trabalho duro.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


6 comentários em “O mito do trabalho duro”

  1. Obrigada pelo artigo, me esclareceu muito. Eu tenho uma pequena empresa e sou muito desorganizada com o meu tempo. Vou procurar pensar mais nessa questão da direção e estratégia ao invés de tentar fazer tudo ao mesmo tempo.

    Maria Silvia

    Responder
  2. Achei muito interessante esse artigo no que tange às nossas rotinas diárias que em nossas vidas, muitas das vezes, corremos nos prendemos a dogmas, a coisas que nos prendem, quando na realidade podíamos simplificar nossas tarefas se tivéssemos traçado projetos pensados e arquitetados dentro de uma perspectiva a alcançar, o que se realmente fosse feito com organização e planejamento de repente nem tomaria grande parte do nosso tempo.

    Responder
  3. Gostei muito deste artigo publicado, e tenho certeza que isso é verdade. E acredito que mais esclarecimento é preciso, para que o sucesso possa realmente acontecer.

    Responder
  4. Necessito do trabalho de outras pessoas, ou seja somos uma equipe e entendo que todos deveriam agir com disciplina para que a empresa tenha bons resultados, mas vejo que as pessoas ficam esperando as coisas caírem do céu ou que como num passe de mágica um milagre aconteça e com o passar dos dias vejo todos insatisfeitos e sem direção, com estes artigos acredito que posso direcioná-los para atingirmos o sucesso tão esperado.

    Responder

Deixe um comentário