Pra que administrar o tempo?

Franciane Ulaf

Você pode estar se perguntando: “Humm, como assim? Pra que administrar o tempo? A resposta não é óbvia?!”, e a minha resposta é: não! Não é nada óbvio! As razões pelas quais a maioria das pessoas administra ou busca gerenciar melhor o tempo – essas razões “óbvias” – são as mesmas razões que as tornam insatisfeitas com a própria vida e desencadeiam as mais variadas neuroses e desequilíbrios emocionais e físicos.

Como assim? Bom, as pessoas buscam conhecimento em administração do tempo geralmente quando estão com dificuldade para dar conta da própria vida. As técnicas e habilidades buscadas, entretanto, têm o objetivo de administrar todas essas coisas que não têm importância alguma! O indivíduo comum que vive pra trabalhar e trabalha pra viver não está satisfeito com sua situação, porém busca a administração do tempo para organizar melhor essa condição da qual não gosta, esperando que, como resultado de uma vida mais organizada, ele possa obter mais tempo livre e nesse pequeno espaço de tempo fazer o que realmente gosta. A realidade mostra que isso raramente acontece! Quando o tempo livre é conquistado a pessoa está tão esgotada e cansada que ela acaba fazendo o que ela mesma abomina: desperdiçar tempo fazendo nada! Seja assistindo TV ou navegando na Internet, muita gente sabe que está perdendo tempo, mas já não tem mais forças para fazer algo mais significativo, é só o tempo de pegar um ar na superfície e voltar de novo para as profundezas de suas responsabilidades.

O resultado é que ao buscar a administração do tempo para gerenciar a inércia, as pessoas se tornam cada vez mais “automatizadas”, robotizadas, fazendo as coisas porque “têm que fazer” e não porque vêem algum sentido na atividade ou porque a desejam realmente.

A filosofia Carpe Diem fundamenta-se na administração do tempo, mas não esse tempo inútil dedicado às coisas que não queremos fazer. Começamos, então, a aprender ou reaprender a sermos livres. A administração do tempo sob a perspectiva da liberdade toma um rumo completamente diferente, deixa-se de tentar gerenciar o tempo para dar conta da própria vida e passa-se a utilizar o tempo como recurso para aproveitar e vivenciar melhor nossa existência.

Esse ponto de vista é um tanto diferente e difícil de ser assimilado por quem está já há tanto tempo dentro do paradigma do trabalho formal e da prisão que ele proporciona, adicionando-se à falta de dinheiro que restringe as possibilidades e oportunidades.

A Editora Estratégica disponibiliza um site sobre empreendedorismo online para o nosso público que deseja obter maior liberdade para viver Carpe Diem. A meu ver, a Internet, nesse momento na história, oferece uma oportunidade única para que qualquer pessoa, mesmo sem conhecimento técnico e fundos para investir, possa criar um negócio que funciona automaticamente e lhe proporciona renda e liberdade. O endereço é: http://www.empreendedorismoonline.com.br

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


10 comentários em “Pra que administrar o tempo?”

  1. Olá Fran
    Que Bom vc chegar, estrategicamente ás cinco da tarde, hora que o dia acaba e o trabalho não! Aí fingindo trabalhar, leio sorrateiramente mais um artigo seu, enchendo de esperança, meu projeto de vida a la carpediem, estive pensando no que me esinou a respeito de gestão on line, e saí pesquisando tudo a respeito, também descobrí na rede uma grande quantidade de “lixo” e falsas ilusões, nada diferente do mundo aqui fora! Por isso espero seu site, que acredito que vai ensinar os interessados a ter técnica e habilidade em peneirar as informações dinamizando o trabalho a favor da conquista.
    Tenho algum conhecimento em lidar com pessoas e habilidade em conquistar a confiança, penso que seja não só um dom, mas uma grande reponsabilidade em não decepciona-las. Porque estou mencionando isso? Porque gostaria de ajuda-la na montagem do site.
    Mande sempre seus artigos, eles são o delicioso café servido ao fim do dia com sabor férias, com sabor de carpediem.

    Responder
  2. Esta artigo é simplesmente o máximo. Eu já comprei o meu livro “Un sentido para a vida…”, arquivo todos os artigos desse site, amo seu artigos, vc é um grande exemplo para minha vida. És uma pessoa abençoada. Eu me deleito lendo seus artigos, isso tem muito me ajudade a redefinir minha vida como profissional. Obrigado por tudo, continue assim: nos ajudando a vencer na vida, quero sempre receber seus artigos maravilhosos.

    Responder
  3. Fran Christy simplismente lêr seus artigos é maravilhoso!

    “Pra que administrar o tempo?” veio a acalhar!
    Com minha necessidade em melhor administrar o pouco tempo que me sobra do meu corrido dia a dia…
    Hoje 28/04/2009, iniciei o estudo de um livro com este tema, que por coincidência data que recebi o convite deste artigo, confesso que é diferente da filosofia carpe diem.

    Seja bem vindo “empreendedorismo online”!!!

    Grande Abraço

    Responder
  4. “Administração do tempo” Assunto esse que invade meus pensamentos todos os dias…
    Sou uma adolescente completamente anciosa e entusiasmada, sinto-me em uma fase cheia de ideias,sonhos,projetos..
    Na tentativa alucinada de aprender quase tudo ao mesmo “tempo”, acabo por brigarr com meu “tempo”,
    Diante desse artido, que a principio me cativou,posso refletir que o tempo é uma coisa muito preciosa e que sim precisa de uma administração, de um planejamento… é que muitas vezes o tempo precisa de um tempo!!

    Responder
  5. Administrar o tempo….não ha relogio que possa dar conta de nossos afazeres todos os dias, mas consigo equilibrar o meu tempo com um proposito de dar conta daquilo que for mais necessario com qualidade, e as as outras coisas nemos relevantes vou resolvendo conforme o tempo vai dando oportunidade para encaixar…um pecado cometo…as vezes deixo a familia um pouco de lado para dar conta do excesso de trabalho que vivo no dia a dia…mas quando to perto vivo tudo com muita intensidade…

    Responder
  6. Fran,
    iniciei uma fase empreendedora na minha vida e vai ser de grande valia a sua tão preciosa ajuda!!!

    Aguardo ansiosamente seu site entrar no ar!!!

    Responder
  7. Ótimo esse seu artigo, só não concordo com uma coisa. “A filosofia carpe diem não o ensinará a administrar melhor seu tempo no trabalho para que o seu chefe enriqueça às suas custas!” Quando administrado com eficacia o tempo, seja no trabalho ou em qualquer outro lugar o primeiro a ganhar é a propria pessoa, mesmo que o chefe vá ficar “mais rico” isso também pode trazer grandes benefícios no meio corporativo, principalmente se for uma empresa séria, pois assim essa pessoa será notada e provavelmente poderá ter uma promoção ou na pior das alternativas não irá perder seu emprego em caso de corte de funcionários. Em resumo: o pensamento mesquinho só vai te tornar cada vez pior.

    Responder
  8. Fran,
    A administração do tempo,chegou no momento certo.Estou concluindo um curso, e escolhi esse tema para meu TCC. Com certeza ele vem ajudando muitas pessoas.Através de seus artigos e as novas ferramentas,conseguiremos administrar nosso tempo.Abraços

    Responder

Deixe um comentário