O dilema da motivação empresarial

Franciane Ulaf

Motivação empresarial

Palestras motivacionais, programas de benefícios, incentivos… Gestores estão cada vez mais criativos nas tentativas de motivar o pessoal, mas constantemente enfrentam a decepção de ver que os esforços tiveram um efeito efêmero. A luta, então, continua. Há alguns problemas fundamentais com a forma como as empresas “tentam” motivar seus funcionários.

1º – A motivação externa, ou seja, a motivação que você está tentando dar a seus funcionários, não é uma motivação verdadeira. As pessoas só se motivam de fato ao tirarem essa força motriz de dentro de si e isso pouco tem a ver com o que você, como empregador tem a oferecer.

2º –Empresas não querem funcionários motivados porque desejam vê-los felizes e realizados! Empresas querem funcionários motivados porque estes trabalham mais e melhor aumentando a produtividade da empresa.

Humm, então será que o problema está sendo atacado da forma errada? Certamente. O problema não é “aumentar a motivação dos funcionários”, o problema é “aumentar a produtividade”! O grande erro dos gestores, entretanto, é acreditar que a forma de aumentar a produtividade é motivar os funcionários.

Se observarmos empresas como Google (escolhida este ano como a melhor empresa para se trabalhar nos EUA), a Microsoft ou a HP, veremos que, em primeiro lugar, elas oferecem um ambiente de trabalho confortável, aberto, leve, propício para a produção. Há pouca hierarquização e funcionários são tratados com completa igualdade e respeito, suas idéias são levadas a sério. Esses são apenas alguns dos pontos que fazem com que seus funcionários sintam-se motivados. Elas não precisam levar um palestrante motivacional por mês para levantar o ânimo do pessoal, elas não precisam de programas de recompensa para incentivar os funcionários a produzirem mais. Ao invés de ir pelo caminho da motivação, elas simplesmente oferecem o melhor ambiente possível para que os funcionários sintam-se em casa e livre de pressões. O resultado é uma altíssima produtividade e funcionários orgulhosos do seu trabalho e hipermotivados.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


1 comentário em “O dilema da motivação empresarial”

  1. Ok! e quando falamos de equipe de vendas, que o seu salário está diretamente ligado ao seu desempenho!? com o agravante de ter o mercado com poucos profissionais capacitados para desempenhar de maneira satisfatória a função!?

    O que devemos fazer para traze-los para o nosso lado?

    Responder

Deixe um comentário