Elimine os maus hábitos, cultive os bons

Carlin Flora

Charles Duhigg Hábitos

Embora os maus hábitos sejam surpreendentemente fortes, eles têm pontos fracos.

Meu palpite é que pelo menos um de seus maus hábitos (comer demais, dormir pouco, navegar na web em vez de trabalhar, brigar com seus familiares) está na sua mente neste exato momento.
Nossa aparente falta de controle sobre hábitos insalubres ou improdutivos e incapacidade de cultivar consistentemente os bons em seu lugar é uma preocupação primária que se relaciona a todos os aspectos de nossas vidas.

Charles Duhigg, um repórter de negócios do The New York Times, lançou um excelente novo livro: O poder do hábito: Por que fazemos o que fazemos na vida e nos negócios. Entrevistei Duhigg sobre hábitos de trabalho. (Discutimos como controlar hábitos como reclamar demais com colegas de trabalho, procrastinar em tarefas difíceis e, em escala maior, sacudir rotinas contraproducentes em todo o escritório.)

A abordagem de Duhigg é muito atraente, porque ele reduz os hábitos a um ciclo simples: rotina, sinal e recompensa. Ele exerce suas poderosas habilidades de reportagem para ilustrar sua opinião sobre a pesquisa psicológica e conclui que, embora os hábitos sejam incrivelmente fortes, eles têm pontos fracos que, quando atacados, acabam desmoronando.

Em vez de tentar acabar com um mau hábito, analise quais são as dicas para você se envolver nessa rotina específica e que recompensa você obtém depois de fazê-lo. Mude a deixa (ou sinal) e a recompensa, e a rotina será muito mais facilmente substituída por uma mais desejável. Os psicólogos costumam debater sobre a força de vontade e como obtê-la. A estrutura de Duhigg tira a força de vontade de questão e se concentra na estrutura de seus hábitos. Ajuste a estrutura e logo seu cérebro desenvolverá novos canais comportamentais a serem seguidos automaticamente, quer você sinta ou não uma explosão de força de vontade.

Se você odeia se exercitar, crie um plano semanal para encontrar um amigo para uma caminhada ou aula. A sugestão neste exemplo é um horário de compromisso oficial, quando outra pessoa estará esperando por você. A recompensa é rir e fofocar com seu amigo, e a rotina – exercícios regulares – começará a fornecer suas próprias recompensas em pouco tempo.

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