O que é persistência?

Franciane Ulaf

O que é persistência?

A persistência é a capacidade de continuar com os esforços mesmo frente aos mais desanimadores desafios ou obstáculos.

A excelência pessoal depende de um comportamento persistente, pois nem sempre a conquista dos objetivos é fácil e o caminho é reto e sem obstáculos.

A persistência é uma das mais preciosas qualidades a serem desenvolvidas. Num mundo em que a grande maioria desiste e morre na praia, aqueles que são persistentes furam o céu e passam na frente de todos os outros que cederam no meio do caminho por preguiça, interesses secundários, zona de conforto, medo, pusilanimidade, dispersão e tudo o mais que faz as pessoas desistirem de seguir em frente com seus objetivos. Em matéria de desenvolvimento pessoal, a persistência é a qualidade número um que faz com que a pessoa consiga vencer suas limitações e desenvolver habilidades.

Assim como a disciplina, a persistência é apenas uma ferramenta e pode acabar virando teimosia quando é aplicada na conquista de esforços inúteis ou errados dentro do propósito de vida da própria pessoa. A habilidade de não desistir ou tentar de novo depois de uma derrota se alimenta em diversos fatores que discutimos aqui neste site (como a certeza de um objetivo, a energia da motivação e o comprometimento com os resultados), do contrário, a persistência é apenas uma teimosia mimada da pessoa egocêntrica que não quer desistir por capricho próprio ou para não dar o braço a torcer.

Para não virar teimosia barata, a persistência precisa andar junto do discernimento e da autocrítica, ou seja, do “desconfiômetro” e da modéstia. Há muitos casos em que desistir e mudar de rumo é a melhor decisão mesmo. Mas como saber? Justamente tendo discernimento para refletir sobre seus propósitos, sua vida e sua posição nela e, além disso, ter autocrítica para analisar a si mesmo com modéstia sem cair em armadilhas da arrogância, da prepotência ou mesmo da ganância.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


2 comentários em “O que é persistência?”

Deixe um comentário