Devo contar meus sonhos para os outros?

Franciane Ulaf

Contar meus sonhos

Volta e meia essa pergunta aparece por aqui, será que devemos compartilhar com os outros nossos sonhos? E a resposta é um pouco complicada! Mas primeiro vamos definir bem o que estamos falando para que não haja confusão!

Quando falamos em compartilhar os sonhos, não estamos nos referindo a usufruir dos mesmos ou “sonhar junto” com as pessoas que fazem parte do nosso círculo familiar íntimo. Muitos objetivos precisam ser compartilhados porque eles são conquistados em grupo, seja no ambiente familiar ou no trabalho.

O que estamos abordando aqui são as SUAS metas particulares, os seus sonhos que não envolvem mais ninguém. Por exemplo, se você quer escrever um livro, esse sonho é só seu, é diferente do sonho de comprar uma casa própria quando você tem uma família. Nesse caso, o sonho é naturalmente compatilhado entre os membros da família.

A pergunta que surge, contudo, é com relação ao compartilhamento da informação sobre o que você deseja com quem não tem nada a ver com o pato.

A minha opinião em muito diverge da opinião de outros autores sobre esse assunto. Se você for procurar pela web, acredito que verá mais opiniões a favor de contar pra todo mundo seus sonhos e desejos do que contra.

Eu sou contra!

A não ser que você viva em um ambiente extremamente estimulante, em que pessoas bem sucedidas e positivas interagem com você e te ajudam a conquistar o que você deseja, você deve fechar a boca e ficar bem quietinho!

Se você vive em um ambiente, seja na família ou no trabalho (ou ambos), em que impera a negatividade e as pessoas não costumam ser bem sucedidas, elas não poderão acrescentar nada ao que você já sabe – se elas pudessem te ajudar ou te dar algum conselho que preste, elas mesmas já seriam bem sucedidas! Se não é o caso, contar seus sonhos pros outros só vai gerar críticas, inveja, água fria e daí pra pior.

Muitas pessoas contam seus objetivos para os outros numa tentativa de buscar aprovação. “Será que é certo eu querer isso?”, “Será que não é muito pro meu caminhãozinho?”, “Deixa eu ver o que o Fulano acha.” Ou contam porque ficam entusiasmadas demais e querem compartilhar sua vida com as outras pessoas, o que geralmente não tem efeitos positivos já que os outros, não estando igualmente entusiasmados, só jogam água fria em cima de seus sonhos ou pior, dão conselho furado!

Conselho de quem nunca fez o que você quer fazer é como ter aulas de direção com quem nunca dirigiu!

O ideal então é fechar a boca e trabalhar quietinho na construção de seus sonhos e só compartilhar com quem merece ou quem realmente pode ajudar. Colegas de trabalho e parentes, principalmente, devem ficar por fora. Essas são as pessoas que mais podem afetá-lo emocionalmente e você não quer energia negativa e críticas vinda de gente que nem sabe o que está falando.

Se você morre de vontade de contar suas metas para alguém, o melhor é que isso seja feito em um ambiente em que as outras pessoas também têm os mesmos sonhos ou estão dispostas a aceitar sem criticar os objetivos dos outros. Cursos e seminários são um bom exemplo. Se você quer escrever um livro, um seminário para autores só irá atrair gente que está interessada no mesmo assunto e ninguém vai rir da sua ideia ou dizer que você “nunca” vai conquistá-la, como fazem parentes e colegas.

Em qualquer situação, todavia, evite ao máximo buscar aprovação ao falar sobre o que você quer da vida, como se um terceiro precisasse te dar autorização ou dizer que está tudo bem em querer o que você quer. Nós vivemos em um mar de desavisados, incompetentes e gente “sem noção”. Ninguém pode dizer realmente o que você pode ou não pode fazer, então pedir a opinião dos outros é, desculpe o termo, burrice.

Consultar alguém mais experiente que já tenha conquistado o que você deseja é algo diferente. Nesse caso, não se deve ter expectativa de aprovação, mas sim, o objetivo de angariar mais informações sobre o caminho a seguir, os possíveis obstáculos e algumas dicas. Uma conversa com uma pessoa bem sucedida tem uma outra dinâmica, pois ela já conquistou aquilo que você deseja. Chegar até essas pessoas nem sempre é possível e ter acesso a elas a ponto de conseguir tempo para uma conversa construtiva é ainda mais difícil, principalmente se o lugar onde você está agora não tem um exemplar sequer dessa espécie rara!

Começar lendo livros escritos por essas pessoas e, se houver oportunidade, frequentando palestras, cursos e seminários, já é suficiente para abrir um gap considerável entre você e os perdedores em sua vida. Mais pra frente, quando você tiver seu planejamento já bem estruturado, contratar os serviços de um profissional da área pode lhe dar essa oportunidade de conversar com uma pessoa mais experiente. Muitos autores novatos contratam profissionais especializados em mentorar novos escritores, por exemplo.

Nem todas as metas necessitam desse nível de atenção, entretanto. Para todas as outras, fique quietinho, trabalhe bastante e disciplinadamente em seus planos como se você fosse um agente secreto!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


28 comentários em “Devo contar meus sonhos para os outros?”

  1. É exatamente assim, vejo isso na minha vida as vezes é muito ruim não poder dividir algumas coisas, mas se a gente não tem com quem dividir é melhor mesmo que não dividamos. Gostei muito do texto…

    Responder
  2. A OSTRA E O CARANGUEJO

    Uma ostra estava apaixonada pela lua.

    Quando seu grande disco de prata aparecia no céu, ela passava horas a fio, com as conchas abertas, olhando para ela.

    Certo dia um caranguejo percebeu que a ostra se abria durante a lua cheia e pensou em comê-la. A noite seguinte, quando a ostra se abriu, o malvado caranguejo jogou uma pedra dentro dela.

    Nesse momento, a ostra tentou se fechar, mas a pedra a impediu.
    Então o astuto caranguejo saiu de seu esconderijo, abriu suas pinças afiadas e quase comeu a ostra inocente, se não fosse um tubarão que apareceu das profundezas para assustá-lo.

    Pois é exatamente isso o que acontece com quem abre muito a boca para divulgar seus segredos. Sempre existe algum ouvido querendo se apoderar deles.

    Leonardo Da Vinci

    Responder
  3. Perfeita a colocação da Fran Christy. Também sempre pensei desta forma, nunca busquei aprovação alheia de quem nada poderia acrescentar para mim. Parabéns por mais este artigo.

    Douglas

    Responder
  4. Concordo plenamente e digo mais, até as pessoas que partilham do mesmo interesse muitas vezes nos desmotivam a seguir nosso sonho. Sugiro que até mesmo com essas pessoas, o melhor a fazer é guarde para si os sonhos e compartilhar o essencial. Afinal, cada um term que ir à luta pela realização do seu porque ajuda que é bom…hum…é raridade.

    Responder
  5. Exatamente assim, Chirs.Estou aprendendo…contava tudo pra todo mundo e sempre dava tudo errado. Era como se algo me puxasse pra trás. Hoje vejo que muitos gostariam de estar onde estou. Concordo plenamente com o seu texto.Depois que aprendi a ficar de “bico calado” as coisas começaram a fluir…aos 48 anos, passei nas provas do Enem, eliminei o ensino fundamental, passei no vestibular para Direito e Biomedicina (hoje cursando Biomedicina) e estou prestando o concurso para a Polícia Civil…sei que com vc posso compartilhar; vc é uma fonte de inspiração…bjs querida

    Responder
  6. Fran, que bom descobrir que não sou a única que pensa assim. Há muito tempo parei de contar sobre meus projetos aos que me cercam e confesso que isso me ajuda, pois afasto aqueles que fingem querer a minha felicidade.

    Responder
  7. É isso aí, Fran… Adorei mais esse texto seu, hoje em dia eu penso e ajo exatamente assim, mas aprendi com a vida! Eu, sinceramente gostaria de ter descoberto isso um pouco antes para poder praticar!!! E o pior de tudo é que muitas vezes a vida se parece muito com novelas, onde voce conta seus segredos para seus melhores amigos, pessoas mais proximas e inclusive familiares achando que eles estão do seu lado quando na verdade, estão esperando a primeira oportunidade para tomar o seu lugar, ou no mínimo ser como você. Triste verdade! As vezes me pergunto: isso é inveja ou o que?

    Responder
  8. Muitos de nós já ouvimos dizer algo análogo às colocações neste artigo da Fran: “O segredo é a alma do negócio.” Li outra frase de tamanha importância: “O silêncio é ouro”.
    Há planos que são tão intrínsecos ao autor que devem ser guardados em total sigilo.
    Conforme ressaltado no texto do artigo, quando o assunto refere-se ao trabalho em equipe os planos são compartilhados.

    Responder
  9. Concordo em não contar nossos planos a ninguem, desde nova aos vinte anos sempre quis cursar uma faculdade e sempre aconteceram coisas que cortase meu plano, pois era meu maior sonho em cursar a faculdade, de tanta sofrer com esse azar, agora depois dos 30, é que aprendi a calar a boca acredito que agora no fim do ano vou conseguir, porque calei a boca.

    Responder
  10. Dica muito importante!!!
    Já tinha consentimento mas quando fico muito animada conto meus sonhos para todos, não aguento ficar quieta na minha!!!
    E no meu meio é assim sem expectativa, sem pessoas bem sucedidas.. Vou começar a praticar agora…. Obg pela dica 😉

    Responder
  11. “Nós vivemos em um mar de desavisados, incompetentes e gente “sem noção”. São essas suas avaliações que me fazer voltar aqui. Constatar isso geralmente dá uma sensação de solidão… Fran, você é muito inteligente e bacana!

    Responder
  12. Olha.. muito bacana tudo aqui…. tbm penso que não devemos!!!
    Mas a minha ansiedade acaba atrapalhando e conto…sniff vejo tudo indo a baixo…
    Vou lembrar bastante da historia da Ostra.

    Responder
  13. sonhei com um dragão negro e outro branco e que tinham uns 5 bandido me seguindo e eu subia em uma torre e uma caixa d´agua de cimento bem alta e larga quando eu me via sem saída aparece uns os dois dragões 1 preto e o outro branco o branco veio ate a mim como se fosse um animal de estimação muito brincalhão e fica dando volta sobre mim com suas asas aberta e calda enorme quando fitou em meus olhos ele deu um lindo sorriso assim que o bandido tentou me atacar eu pegava a cabeça do dragão e apontava para a direção do bandido e eles queimava em lava de fogo q só em trisca uma gota o bandido era intimo sem sobra as cinza pra contar historia não dava tempo nem o bandido cai na grama verde

    Responder
    • Tá… e o que esse seu sonho tem a ver com o que a autora está falando??? Você leu o artigo?! Ela está falando sobre sonhos como sinônimo de metas, não sonho que você tem quando está dormindo!

      Eita comentário nada a ver!

      Responder
      • Sonho e desejo.
        Sonho e a aparição quando dorme e desejo e o que VC tem de realizar,
        Muitas das vezes o sonho vem como um aviso uma aparição.
        Desejo é aquilo que queremos para nós.
        Nem um dos dois devemos anunciarem a ninguém.
        O segredo e a alma de tudo.

        Responder
    • Eu desvendo sonhos. Seu sonho significa que vc assistiu “Domador de dragões” e gosta de dragões, também onde vc mora tem muito bandido. Vc tem que mudar de cidade.

      Responder
  14. E qdo chegamos la, devemos revelar a nossa tao suada conquista com parentes q sempre tentaram nos colocar no chao? Vale a pena? Quanto ao “dever moral” ‘, temos q cumpri-los?
    O q vcs pensam sobre isso?
    Grata

    Responder
  15. texto excelente sob medida pra mim, estou passando por isso sinto vontade de compartilhar meus planos mas próximo de mim só tem perdedor, com a rara exceção da minha tia que infelizmente mora muito longe, to tentando seguir esse conselho mas para um boca larga como eu é difícil.

    Responder
  16. Incrivel! Busquei esse topico justamente pq, por carencia tento contar meus planos aos mais próximos e só escuto coisas que sopram ao declinio meus sonhos. Muito obrigado.

    Responder
  17. Eu moro numa cidade que a tecnologia nao é muito avançada entao quando comento com as pessoas que tenho blogs e estou montando um comercio online as pessoas dão risadas. Mas nao to nem ai. O importante é que estou vendo resultados significativos na minha vida e no meu bolso.

    Responder
  18. Sou exatamente assim. Mais de agora pra frente irei mudar meus conceitos pois minha vida parece que paralisou.
    Parabéns pelo texto espetacular
    Vou manter seus sonhos e planos somente para mim e para quem está do meu lado realmente.

    Responder
  19. Sempre acabo me intusiasmada quando estou conversando com alguém e acabo falando dos meus sonhos, vou tentar guarda isso só para mim e para quem está realmente ao meu lado…

    Responder

Deixe um comentário