Transformando metas em hábitos

Steve Pavlina

Tranformando Metas em Hábitos

Sempre que você define uma nova meta, é improvável que você a alcance, a menos que seus hábitos já a suporte. Se o seu objetivo entrar em conflito com seus hábitos atuais, você precisará mudar seus hábitos para atingir sua meta.

Suponha que você tenha definido a meta de escrever um livro, mas ainda não tenha o hábito de escrever regularmente (de preferência diariamente). Muito provavelmente você nunca terminará o livro. Essa meta ficará na sua lista de tarefas por anos.
Suponha que você tenha definido a meta de largar o emprego e administrar seu próprio negócio na Internet, mas não tem o hábito de desenvolver sites ou trabalhar em suas tarefas de negócios online. Esse objetivo também dificilmente será alcançado. Simplesmente permanecerá uma fantasia, superada pelo hábito de aparecer para trabalhar todos os dias.

Identifique hábitos para apoiar seus objetivos

Quando você definir uma nova meta, pense em quais hábitos permitiriam que você colocasse essa meta no piloto automático, tornando-a um negócio fechado.

O Poder do Hábito - Charles Duhigg
Embora isoladamente pareçam ter pouca importância, com o tempo os hábitos causam um enorme impacto na nossa saúde, produtividade, estabilidade financeira e felicidade.

Geralmente é melhor pensar em termos de hábitos diários, especialmente para grandes objetivos. Hábitos diários são mais fáceis de instalar do que hábitos menos frequentes. Para obter detalhes sobre a instalação bem-sucedida de hábitos irregulares, consulte o artigo Como manter hábitos irregulares (não diários).

Também é sábio pensar em termos de hábitos simples, não incrivelmente complicados. Hábitos simples são mais fáceis de instalar e manter. Você sempre pode adicionar complexidade mais tarde, mas concentre-se em obter o hábito básico instalado com sucesso primeiro.
Se um de seus objetivos é escrever um livro, um simples hábito diário seria trabalhar em seu livro por pelo menos uma hora por dia. Se você conseguir instalar e manter esse hábito, concluir seu livro é praticamente um negócio fechado. Mesmo que você escreva apenas durante a semana e tire duas semanas de folga, ainda assim serão 250 horas por ano que você estará investindo em seu livro. Essa disciplina simples é suficiente para construir uma carreira como escritor profissional.

Pergunte a si mesmo: Que disciplina(s) diária(s) tornaria(m) essa meta realidade? A resposta a essa pergunta lhe dirá qual(is) hábito(s) instalar. Se você conseguir condicionar e manter esses hábitos, muito provavelmente alcançará seu objetivo. É só uma questão de tempo.

Seja específico

Torne seus hábitos específicos. Identifique quando, onde e como você os implementará. Não deixe nada ao acaso.

Se você vai se exercitar diariamente para apoiar sua meta de perda de peso, especifique quando e por quanto tempo, onde e que tipo de exercício fará. Fazer ioga na sala de estar das 16h às 16h45 diariamente é um hábito claro. Adicionar “ir à academia” à lista de tarefas de amanhã não é um hábito claro.

Uma das propriedades básicas do hábito é o tempo. Para instalar qualquer novo hábito, você deve investir tempo. Arranje um bloco de tempo dedicado para gastar em seu novo hábito. Mesmo que o hábito não exija nenhum tempo extra para ser mantido, como o hábito de não roer as unhas, você ainda precisará dedicar tempo para condicioná-lo.

Comece com um teste de 30 dias

Use a abordagem de avaliação de 30 dias para iniciar seu novo hábito. Esse método tem uma alta taxa de sucesso e pode ser adaptado para praticamente qualquer hábito que você queira instalar.

Concentre-se em alcançar um registro perfeito com seu hábito por 30 dias seguidos. Não se preocupe com o dia 31. Se você conseguir chegar a 30 dias, geralmente pode sair daí porque o hábito estará no piloto automático até então.

Mesmo que você se desvie mais tarde, também será mais fácil restabelecer um hábito quando você já tiver completado pelo menos 30 dias inteiros seguidos. No mínimo, você saberá que é capaz de aguentar 30 dias ou mais quando começar de novo, porque já o fez.

Eliminar interferência

Hábitos para uma vida eficaz
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Destrua quaisquer obstáculos que possam interferir em seu novo hábito. Limpe os compromissos de sua agenda que se sobrepõem ao tempo que você reservou para seu hábito.

Avise outras pessoas que esse horário é sagrado e que elas NÃO têm permissão para interrompê-lo nesses horários.

Certifique-se de ter todos os equipamentos e suprimentos necessários para implementar seu hábito. Você não quer começar o primeiro dia com muito entusiasmo, apenas para descobrir que está faltando algo importante e não pode continuar.

Identificar hábitos de apoio

Reserve um tempo para identificar quaisquer hábitos de apoio que apoiem seu hábito principal, apoiando assim também seu objetivo principal.

Por exemplo, se você deseja mudar seus hábitos alimentares diários, também precisará mudar seu hábito de fazer compras para garantir que compre os alimentos certos de forma consistente. Isso é especialmente importante se sua nova dieta incorporar muitos produtos frescos.

Outro exemplo: se você deseja criar um blog de sucesso, escrever é um hábito diário importante, mas, para obter os melhores resultados, convém dedicar um tempo todos os dias para promover seu trabalho também. Isso é especialmente importante quando você está apenas começando e quase ninguém conhece seu blog.

Trabalhe para instalar seu hábito principal e todos os hábitos essenciais de apoio ao mesmo tempo, se possível. Se isso for demais para lidar, instale os hábitos de suporte primeiro. Você pode enfrentá-los um por um com testes consecutivos de 30 dias, se desejar. Uma vez que os hábitos de apoio estejam no lugar, você pode lidar com o hábito principal.

Por exemplo, primeiro você pode instalar o hábito de reabastecer sua cozinha com alimentos saudáveis todas as terças-feiras à noite. Então você poderia instalar o hábito de preparar as refeições todos os dias (para reduzir o desejo de comer fora). E, finalmente, você pode instalar o hábito de mudar sua dieta para o que quiser. Essa progressão simples pode bloquear uma coleção de hábitos de suporte para ajudá-lo a atingir metas de perda de peso e melhorar a saúde geral.

Comprometa-se publicamente

Se você precisar de algum incentivo extra para manter sua avaliação de 30 dias, envolva outras pessoas para ajudá-lo. Comprometa-se publicamente com seu novo hábito. Será mais difícil desistir. É menos provável que você relaxe quando sabe que outras pessoas estão atentas às suas atualizações de progresso.

Se isso não for suficiente, faça uma promessa ou aposte com alguém – com uma consequência significativa se você falhar. Adicione um pouco de dor à mistura para garantir que você fará o possível para seguir em frente. Esse tipo de estresse positivo pode ser muito motivador, especialmente se você se considera um tanto preguiçoso.

Metas em Hábitos – Um Exemplo Pessoal

Hábitos Atômicos - James Clear
Best-seller para aprender a desenvolver hábitos ultra-produtivos

Um dos meus principais objetivos profissionais para este ano é desenvolver e lançar uma linha de produtos informativos para download sobre uma variedade de tópicos de crescimento pessoal.

Este é um grande objetivo que exigirá um investimento de tempo significativo. Infelizmente, minha rotina de trabalho atual não suporta esse objetivo.

Tenho muita experiência em vender produtos informativos online. Eu costumava vender jogos para PC para download, então já tenho o know-how para criar e publicar esse tipo de produto para download. Lembro-me do ritmo diário que experimentei ao desenvolver e lançar novos jogos, e é muito diferente da minha rotina de trabalho atual, centrada na publicação instantânea de conteúdos muito mais curtos.

Atingir esse objetivo exige que eu invista muito tempo e energia no desenvolvimento de produtos. Mas até agora, não estive em uma boa posição para instalar os hábitos necessários para tornar esse objetivo uma realidade. Consegui escrever um livro, é claro, mas foi um lançamento único, não uma linha de produtos completa.

A partir desta semana, vou dedicar várias horas todos os dias da semana para desenvolver novos produtos de informação. Inicialmente pretendo criar um programa de áudio para download. Eu também gostaria de escrever mais livros, mas pretendo lançar pelo menos um programa de áudio primeiro.

Para atingir esse objetivo, devo mudar radicalmente meus hábitos diários. Aqui estão algumas das mudanças que estou fazendo:

1. Continuar a acordar às cinco da manhã, mas em vez de ir primeiro para a academia, ir direto para o escritório em casa para começar o dia de trabalho. Revisar objetivos e planos e começar a trabalhar nas tarefas de desenvolvimento de produtos às 5h30 todos os dias da semana.

2. Dedicar todos os dias da semana de manhã ao desenvolvimento do produto, trabalhando direto até a hora do almoço. Eu normalmente almoço por volta das 13h, portanto, com alguns intervalos, isso deve me dar sólidas seis a sete horas por dia no desenvolvimento de produtos. Se eu começar a me sentir esgotado, sempre posso reduzir as horas ou tirar dias extras de folga, conforme necessário.

3. Dedicar uma hora por dia para escrever e editar novos posts no blog. Posso escrever postagens curtas com mais frequência ou postagens longas com menos frequência. Adaptar-me a sessões de escrita mais curtas será uma grande mudança no meu ritmo.

4. Limitar o tempo que gasto em comunicação de rotina a não mais de 60 minutos por dia, incluindo e-mail, fóruns, telefonemas, etc. Realizar essas tarefas à tarde.

5. Exercitar-se no início da noite, após o dia de trabalho e antes do jantar. Prefira exercícios que possa fazer em casa ao invés de ir à academia. Isso economiza tempo de condução.

6. Fazer compras nas noites de segunda a sexta, por volta das 20h (especialmente às terças-feiras). As lojas estão menos lotadas porque as pessoas estão em casa assistindo TV. Esse hábito me economiza até 30 minutos em uma tarefa típica em vez de fazer as mesmas tarefas em um fim de semana.

Pode levar um tempo para instalar com sucesso todos esses novos hábitos para apoiar a realização da minha meta, mas quando estiverem funcionando, poderei desenvolver novos produtos com um ritmo constante, muito parecido com o ritmo de escrita que me permitiu escrever centenas de novos artigos ano após ano.

Ao recuperar mais tempo da minha rotina diária, terei mais tempo e, principalmente, mais energia criativa para investir no desenvolvimento de produtos de informação. Posso continuar lançando conteúdo gratuito abundante, como artigos, podcasts e boletins informativos, mas deixarei as mensagens mais complexas para produtos estruturados.

Que novas metas você pode alcançar instalando alguns hábitos diários simples?

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