Você precisa ter uma conversa séria consigo mesmo!

John Mackenzie

Você precisa ter uma conversa séria consigo mesmo

Sabe quando um pai chama um filho adolescente que anda tropeçando na vida para sentar e ter uma conversa séria? Não é que o jovem em questão não tenha conhecimento dos seus erros e tropeços, pois ele tem. O problema é que ele deliberadamente faz suas escolhas de forma errada. O pai ou a mãe, então, senta com o filho e tem uma conversa séria na tentativa de alertá-lo para o futuro que ele está construindo através de suas decisões.

É comum nós, profissionais do desenvolvimento pessoal, ouvirmos comentários do tipo: “Essas coisas todo mundo sabe”, “Nunca li nada de novo num livro de auto-ajuda”, você sabe como é, talvez você mesmo pense assim! Eu sempre respondo perguntando para a pessoa: você é uma pessoa altamente bem sucedida, então, não é?! Claro, pois se você já sabe tudo isso, sua vida deve ser uma maravilha, um mar de prosperidade, paz, motivação e riqueza, certo?! Os que não entendem o “espírito da coisa” me respondem como um garoto adolescente reagindo a um ataque ao seu ego: “A verdade é que essas coisas de auto-ajuda não funcionam, se funcionassem, todo mundo que já leu um livro desses seria bem sucedido”.

Sim, “todo mundo” sabe o que está nos livros de auto-ajuda, mas o buraco é mais embaixo… Assim como o adolescente rebelde sabe quais as escolhas corretas, a pessoa que ainda não acertou na vida também sabe o que deve fazer, mas ela deliberadamente faz as escolhas erradas. Livros, cursos, treinamentos e palestras não são pílulas que fazem efeito ao serem consumidas. O segredo do sucesso está embaixo do seu nariz. Você sabe o que deve fazer, mas repetidamente continua fazendo as escolhas erradas. Isso não é culpa dos livros, é culpa sua. Quem faz escolhas é você, não o livro!

Será que não está na hora então de você sentar e ter uma conversa séria consigo mesmo? Você sabe o que fazer, mas por algum motivo não está fazendo. Um pai conversa com o filho rebelde, pois ele sabe que suas escolhas afetarão o seu futuro. Converse com você mesmo através da mesma perspectiva. Sua teimosia em optar pelo caminho errado mesmo sabendo qual o correto custará o seu sucesso futuro.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


10 comentários em “Você precisa ter uma conversa séria consigo mesmo!”

  1. É verdade, ha tempos que venho postergando essa conversa, mas acho que já vou fazê-lo, oportunidades estão batendo a minha porta mas nao tenho concretizado e tenho certeza que isso se da pela bagunça que tenho deixado minha. obrigado pela ajuda que têm me dado.

    Responder
  2. Realmente eu me encaixo no perfil. Sei exatamente o que devo fazer, mas sempre fico adiando para tomar a iniciativa para mudar de rumo e de vida. Me sinto como aquele cachorro sentado em cima de um prego…Fica uivando de dor, mas como já se adaptou a dor, não faz nem um esforço para levantar e acabar com a dor. Como conseguir sair desta situação???

    Responder
  3. Sei que faço errado, porém a valvula de escap para tudo isso ainda não encontrei, alguém pode diser ” é só começar a fazer tudo conforme você sabe que tem que ser feito!”. Só que é ai que esta o problema, por exemplo um fumante sabe claramente que o que ele faz esta errado, porém não consegue parar facilmente de fumar. Assim somos nós, sabemos o que esta errado, mas não conseguimos mudar a situação. Essa conversa séria não deveria ser apenas consigo mesmo, mas com terceiros ao seu redor, pois erros agente sabe que tem, mas encherga-los na hora certa, não!

    Responder
  4. Realmente mudar de atitudes é complicado.
    temos vários discursos prontos, mas na hora de agir,vai tudo por agua abaixo.
    E me pergunto: quando terei este impulso? Existe uma chave milagrosa que nos faz mudar e continuar estas mudanças continuamente?
    Acredito que não. Eu tenho que tomar esta decisão.
    D E C I S A O -vou amadurecer este conceito.Quero tentar.

    Responder
  5. e verdade tudo que foi dito, encaixa exatamente precisamos urgente ter essa conversa c/ nos mesma antes k seja tarde de mais porque o tempo nao para,so pssa e nao ti espera.

    Responder
  6. É realmente dificilmente conseguimos ter está conversa seria conosco, eu estou em uma situação que não vai mais ter jeito fugir desta conversa e principalmente colocar em pratíca o que eu resolver sei que esta conversa não vai ser fácil mas com todos os artigos que leio de voceis agredito não ter tanta dificuldade em reagir mais continuo lendo os artigos e fazendo os cursos porque são muito importante para mim nesse momento em que estou vivendo.

    Responder
  7. Estou confusa e perdida não sei como ter essa conversa comigo mesma, portanto preciso de ajuda para me encontrar sei da importancia desse encontro mais não estou conseguindo encontrar o fio da meada.

    Responder
  8. Não é facíl quando estamos em dúvidas!!…mais sei que na verdade, é que temos que tomar um posicionamente na vida.Não dá pra viver em dúvidas
    não chegarei em lugar algum!!…e através deste artigo vou ter uma conversa comigo mesmo.Obrigado

    Responder
  9. Parece uma coisa tão simples, mas como é difícil não é mesmo.Na verdade não gostamos de certas verdades a nosso respeito e fugimos não querendo sofrer a realidade das coisas. Como ter essa conversa de forma franca, abrir o jogo, admitir quem nós somos e principalmente mudar o rumo de nossa vida. Essa é a pergunta que faço a mim mesmo a mais de 45 anos e o tempo esta passando rapidamente, será que um dia vou conseguir ou vou passar pela vida de forma frustante sem ser o que quero ser …

    Responder
  10. Eu estou conversando comigo mesma , pelas atitudes erradas tomadas semanas atrás. Porém ainda não encontrei respostas. Como é dificil acertar, quando você pensa que realmente esta certo, ai você descobre que fez tudo errado. O que fazer então para corrigir. Você pode me enviar uma resposta?????
    Aguardo.

    Responder

Deixe um comentário