O que é motivação?

Franciane Ulaf

O que é motivação

Alimentando-se na determinação, a motivação é a energia, o combustível que move a pessoa determinada rumo à conquista de suas metas. Não existe excelência pessoal sem motivação. A excelência requer esforço, dedicação, foco, “suar sangue” e para isso a pessoa precisa tirar forças de algum lugar. Algumas pessoas se motivam com o processo, com a correria das atividades que levam à concretização da meta. Outras se motivam com a visão da meta concretizada, com a promessa de obter os resultados almejados. Qualquer que seja a sua situação, não há motivação sem meta. A própria palavra “motivação” vem de motivo – qual o motivo por trás de suas ações? Se não há motivo algum, não pode haver motivação.

A maioria das pessoas, por não ter um propósito bem definido e metas específicas a serem buscadas, deseja a motivação como um viciado busca a satisfação proporcionada por uma droga! A motivação acaba sendo vista como um pico de entusiasmo e energia que não se sabe da onde vem e durará pouco. Assim sendo, a única saída parece ser buscar esses pequenos intervalos de motivação em coisas efêmeras ou estímulos externos. Essa postura coloca a pessoa numa montanha russa emocional na qual em certos momentos da vida ela se sente motivada, enquanto em outros o desânimo toma conta. Essas motivações ocasionais podem acontecer por necessidades específicas como dinheiro, um novo projeto, uma nova área de interesse, uma oportunidade, mas como se diz numa linguagem popular, é tudo fogo de palha. A pessoa se anima um pouco, mas como aquilo não está ligado a um propósito nem a um objetivo específico, aos poucos, depois que a poeira vai baixando e o entusiasmo diminuindo, ela vê que não tem real interesse no que está fazendo e então a motivação vira desânimo.

Numa tentativa desesperada de sentir essa energia da motivação, muitas pessoas cometem o erro de definir metas quaisquer ou se envolver com projetos e atividades quaisquer. O resultado é um ping-pong de sensações de entusiasmo contrastadas com momentos de extrema desilusão e falta de ânimo. Isso acontece porque metas ou atividades quaisquer não são as metas e projetos que estariam ligados a um propósito maior para a pessoa, não estão vindo do coração, estão vindo da mente racional, desesperadamente tentando encontrar uma solução lógica para a falta de motivação. Não funciona!

A determinação só tem força, como vimos no item anterior, quando está ligada a um propósito maior. Como a motivação se alimenta dessa determinação, uma coisa precisa estar muito bem ligada à outra.

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


Deixe um comentário