O perigo da dissociação: O que fazer quando a realidade é difícil demais?

Heidi Grant

Dissociação

Imagine sentir que todos que você conhece, tudo ao seu redor e tudo o que você pensa e sente é falso. Imagine que seus sentidos, informando-o sobre o que está acontecendo atualmente em sua experiência em primeira pessoa, não são confiáveis. Imagine que, em vez de estar no aqui e agora, você se sinta um observador imparcial, observando a si mesmo de um ponto de vista desconectado, sem nenhuma maneira possível de se reconectar à realidade.

Não, este não é o enredo do filme de Christopher Nolan, A Origem. Este é um fenômeno real com o qual as pessoas lidam todos os dias. E antes que você comece a pensar que a experiência parece legal, posso garantir que não é.

Sentir-se desconectado da realidade costuma ser uma experiência terrível. Quando você não se sente conectado ao seu corpo ou pensamentos, pode parecer que você não está no controle de si mesmo, como se estivesse separado da realidade. Em outras palavras, você sente que não pode confiar em seus sentidos ou no que está ao seu redor. É como se você estivesse perdendo seu próprio senso de identidade.

Alguns termos clínicos usados para descrever esses tipos de experiências incluem:

Despersonalização: Um sentimento interno de desconexão de si mesmo, ou seja, autoalienação.
Desrealização: Um sentimento externo de desconexão do ambiente.
Dissociação: Um sentimento de desapego da experiência física e emocional de alguém.

Despersonalização, desrealização ou dissociação (o que chamarei de “3 D’s”) foram descritos informalmente como “sentir-se entorpecido”, ter uma “experiência fora do corpo” ou estar “desconectado da realidade”. A experiência dos 3 D’s pode ser de curto prazo, durando alguns minutos, ou pode ser de longo prazo, durando anos. A experiência pode ser tão desorientadora que algumas pessoas cometem suicídio durante um episódio.

Às vezes, os 3 D’s podem estar associados a psicoses; no entanto, pessoas que sofrem de depressão grave, estresse pós-traumático, transtorno bipolar, intoxicação por drogas e alguns transtornos de personalidade podem experimentar os 3 D’s. Um estudo também relacionou os 3 D’s com traumas e maus-tratos na infância e descobriu que o tratamento dos 3 D’s com medicamentos não se mostrou eficaz.

Vantagens e Desvantagens dos 3D’s

Há uma ressalva digna de menção em relação a essas experiências. Cada um dos 3 D’s tem uma função de sobrevivência quando alguém está passando por um incidente traumático. Quando as pessoas estão passando por um trauma intenso – ou seja, violência doméstica e abuso, guerra, um ataque violento e assim por diante – o cérebro se desconecta da experiência em primeira pessoa e muda a percepção de alguém para a de um observador. E, em alguns aspectos, este é um ponto de vista perceptivo preferível à experiência em primeira pessoa.

Em algum nível, isso faz sentido: você gostaria de experimentar cada momento, cada dor, cada onda de medo, terror, choque e horror de ser agredido violentamente ou de passar por uma experiência traumática? Não, claro que não. Você prefere ser separado da experiência, ou seja, “dissociar-se” dela. O verdadeiro horror pode ocorrer quando alguém não se separa e experimenta cada momento excruciante de seu trauma.

Dito isso, a manifestação dos 3 D’s em situações não traumáticas, persistentes e crônicas, pode tornar a vida quase impossível. O que era adaptativo em uma situação de sobrevivência torna-se desadaptativo na vida normal. A vida normal é repleta de experiências emocionais, boas e más, que são apropriadas para sentir. Mas os 3D sabotam a experiência emocional normal, de modo que quando você está experimentando alegria, prazer, contentamento, felicidade, proximidade e excitação, os sentimentos são rapidamente anestesiados e substituídos por um sentimento entorpecido.

Os 3D’s são assassinos de emoções. As emoções são críticas para o funcionamento saudável. Em outras palavras, sem emoção, você não pode processar a dor, aprender com a experiência e sentir as alegrias da vida. Um fenômeno conhecido, mas pouco estudo é o transtorno dos devaneios excessivos, que foi recentemente associado a processos de dissociação. A pessoa adquire o hábito de sonhar acordada, construindo uma realidade paralela com personagens, narrativas e emoções. O objetivo geralmente é fugir de uma realidade difícil. É comum encontrarmos esse transtorno em pacientes que vivenciaram traumas, negligência, abusos e criticismo em excesso na infância e adolescência.

Os que sofrem dos 3 D’s geralmente experimentam intensa ansiedade porque não sabem quando um episódio os atingirá. E, de fato, a ansiedade de não querer experimentar dissociação, desrealização ou despersonalização pode realmente desencadear a ocorrência de uma. Este é um ciclo vicioso que oprime e enlaça o sofredor. Muitos se refugiam na imaginação para evitar sentir a dor que essas emoções intensas provocam.

Então, o que você pode fazer se sofre dos 3D’s? Há esperança? Existem soluções, técnicas e abordagens que podem ajudar?

Em suma, sim. Há esperança. Existem coisas que você pode fazer, comportamentalmente, para ajudar a si mesmo. E existem profissionais que podem te dar um aconselhamento que pode tratar os 3D’s.
Abaixo estão algumas sugestões para ajudá-lo a lidar com os 3 D’s:

1. Suporte profissional

É fundamental procurar ajuda de um psicólogo e fazer uma avaliação de saúde mental. Com base na avaliação deles, você pode ser encorajado a consultar um psiquiatra para avaliar e prescrever medicamentos que podem ajudar.

2. Atenção plena

Mindfulness é a capacidade de fazer observações de si mesmo sem julgamento. Isso pode parecer uma sugestão irônica, já que parte do problema é sentir que você é um observador. Mas o objetivo disso é fazer observações em primeira pessoa.

Por exemplo, observe o que está acontecendo em seu corpo:

• Observe sua respiração e a sensação de seus pulmões se enchendo de ar.
• Observe quaisquer pontos focais de desconforto em seu corpo.
• Observe quaisquer sensações corporais, como aumento da frequência cardíaca, rosto corado ou tensão muscular.

Essas observações fisiológicas reforçam a ideia de que você é um ser físico tendo uma experiência corporal no mundo real. De certa forma, você está saindo de sua mente e entrando em seu corpo, plantando-se firmemente na fisicalidade da realidade. Essas observações em primeira pessoa são muito fundamentadas. Eles o recolocam no aqui e agora.

3. Conhecendo os Sinais

As auto-observações também têm a ver com o reconhecimento. Se você puder reconhecer que está tendo um episódio dissociativo, poderá intervir para mudar sua experiência.

O pânico tende a inflamar os 3 D’s. Para combater esse efeito, pode ajudar a conhecer os sinais e estar preparado com um plano de enfrentamento. Mas isso não é possível a menos que você tenha consciência do que está acontecendo. Mais uma vez, a atenção plena pode ajudá-lo a perceber os precursores de um episódio ou a perceber as pistas diretas de que um está ocorrendo.

Você pode notar:

• Sensações de ansiedade, como sentir-se muito alerta, pele quente e suada, pensamentos acelerados e pânico.
• Emoções de medo de que você nunca mais voltará à realidade. Emoções de pavor ou terror.
• Comportamentos em que você procura drogas, se torna defensivo nas relações interpessoais ou muito desconfiado sobre os motivos dos outros.
• Pensamentos que parecem incomuns e não podem ser justificados logicamente, mas parecem verdadeiros.

4. Fique calmo

Depois de reconhecer que está tendo um episódio dissociativo, tente não entrar em pânico. O pânico é como cimento para os 3 D’s. Se você conseguir manter a calma depois de tomar conhecimento do episódio, é mais provável que você consiga resolvê-lo.

Tente regular seu sistema nervoso:

• Fazendo respirações lentas e profundas
• Praticar relaxamento muscular progressivo
• Usando declarações de diálogo interno preparadas que trazem à mente verdades tranquilizadoras
• Pedindo ajuda para outras pessoas para obter suporte

4. Aceitação

Lutar contra a dissociação, despersonalização ou desrealização apenas lhes dá mais energia. Os 3 D’s se alimentam de sua resistência. Em vez disso, aceite que você está experimentando um dos 3 D’s. É normal sentir-se entorpecido ou distante. Não é o fim do mundo. Você pode trabalhar o seu caminho para fora dele. Com o tempo vai passar. A aceitação dissolve a energia dos 3 D’s.

5. Conversa Interna Positiva

Depois de aceitar o fato de que você está tendo um episódio, fale consigo mesmo de maneira positiva. Pense assim: o que você diria ao seu melhor amigo se ele estivesse tendo uma experiência semelhante? Você provavelmente diria algo como:

• “Vai ficar bem.”
• “Você está seguro.”
• “Isso não vai durar para sempre.”
• “Fique tranquilo, estou aqui”
• “Isso vai acabar logo.”

Use essas mesmas mensagens positivas, mas com você mesmo. Na verdade, eu recomendaria fazer essas declarações positivas para si mesmo ao longo do dia, para que você esteja preparado para um episódio dissociativo.

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