Tempo é vida. O que você está fazendo com o seu?

Franciane Ulaf

Tempo é Vida

A sociedade moderna é inebriada pela esperança. Esperança de que o amanhã será melhor, amanhã nós seremos felizes, amanhã nós estaremos satisfeitos com nossas vidas, amanhã nossos problemas estarão resolvidos e tudo estará bem… Enquanto isso, é aceitável se sacrificar, sofrer e não aproveitar a vida porque “amanhã as coisas serão diferentes”…

Esperança é um mecanismo de defesa – “Eu não gosto da minha vida hoje, não sou feliz hoje, mas, enquanto eu acreditar que amanhã será melhor, eu consigo me manter vivo sem desmoronar.”

Então, nós definimos metas e fazemos planos para o futuro – ou talvez nós simplesmente sentamos e esperamos que a vida nos traga a felicidade sem plano algum, esperamos que uma surpresa na próxima esquina transformará nossas vidas e realizará todos os nossos sonhos. Nós aceitamos ser ou fazer coisas que não nos satisfazem e não acrescentam significado em nossas vidas e justificamos esse comportamento incoerente nos enganando e dizendo a nós mesmos que agora, no momento, não temos escolha, mas que no futuro as coisas serão diferentes.

Nós aceitamos um presente insatisfatório porque mantemos a esperança de que as coisas no futuro não serão como no presente.

O que você faria se pudesse dar uma olhada em seu futuro e visse que, se você continuar a seguir o mesmo caminho, nada mudará, você continuará – em 5, 10, 15, 20 anos – a ser tão infeliz e insatisfeito como é agora?

Que tipo de histórias você gostaria de contar em seu leito de morte? Histórias sobre uma vida bem vivida e repleta de significado ou histórias de uma vida desperdiçada num cubículo obedecendo a ordens de um chefe chato num trabalho sem sentido? Que tal contar histórias de uma vida desperdiçada fazendo tudo o que você não gosta em troca de concordância, paz familiar, dinheiro… Ou histórias de uma vida vivida ao lado de uma pessoa que você jamais amou? Histórias de tudo o que você deixou de fazer por covardia, medo, falta de iniciativa, desorganização? Histórias de como você quase conquistou o amor de sua vida, quase investiu em um negócio próprio, quase deixou o emprego que você tanto odiava depois da 10º vez em que seu chefe o humilhou na frente do escritório inteiro?

Evidentemente, você não quer contar essas histórias! Mas o que você está fazendo para escrever sua história AGORA da forma como você gostaria de se lembrar dela?

A maior armadilha em que caímos na vida é acreditar que o “agora” é temporário, que agora não temos condições de fazer as coisas como gostaríamos no momento, mas amanhã, como as coisas serão diferentes, nós poderemos fazer o que quisermos. Hoje, nossa vida não tem sentido, mas hoje vai passar e, quando o amanhã chegar, ele trará o sentido consigo.

A idéia de futuro é uma ilusão criada por nossas mentes para nos manter sãos enquanto fazemos escolhas insanas no presente.

Por quê? Porque nós nunca vivemos o futuro de fato! Nós sempre estamos vivendo o presente! O maior truque que o tempo nos prega é a ilusão do amanhã. Se cairmos nessa armadilha, corremos o risco de desperdiçar uma vida planejando o futuro, esperando que o futuro seja melhor porque nunca nos damos conta de que hoje é o futuro de ontem. Se nós acreditávamos ontem que o futuro seria melhor, não seria de se esperar que hoje, então, já estivéssemos vivendo a vida satisfatória que desejávamos no passado? Mas não, nós não pensamos nisso, nós apenas continuamos a esperar pelo futuro, um futuro que nunca chega…

VIDA É TEMPO!

O que fazemos com nosso tempo é o que fazemos com nossa vida. Isso não é um segredo, mas é incrível como somos capazes de desperdiçar nosso tempo, nossa vida com tudo o que não tem o mínimo significado para nós em nome de uma esperança de que no futuro as coisas serão diferentes.

Este site faz parte de um projeto que visa iluminar a escuridão que a grande maioria das pessoas vivencia. Viver Carpe Diem significa valorizar o tempo, fazer o que realmente importa e, no final das contas, fazer a vida valer a pena.

A vida é o que acontece enquanto você está ocupado se preparando para ela.

A maioria das pessoas morre sem um final feliz, seus sonhos jamais vêem a luz do dia. Elas mantêm a esperança de que o amanhã será melhor até o dia em que não há mais futuro.

Eu suponho que, se você chegou até aqui, você está acordando para a realidade de que você precisa tomar uma atitude AGORA para mudar sua vida. Ao mesmo tempo, porém, você pode não saber o que fazer, que caminho tomar, o que priorizar, como escapar de uma armadilha que parece engolir boa parte da humanidade.

Esse é justamente o objetivo deste projeto:

Ajudá-lo a repensar sua vida e redesenhar seu estilo de vida, quebrando velhos paradigmas e ensinando-o a fazer escolhas que o mantenham no presente, possibilitando que você desfrute de uma vida com significado agora. Você não precisa sacrificar seu presente esperando que o futuro seja melhor. Esse futuro que você tanto espera não existe, é apenas uma ilusão. Sua vida é agora, você sempre viverá no presente.

Tempo é vida, vida é tempo: o que você faz com seu tempo é o que você faz com a própria vida. O uso proativo e com propósito do tempo é o ápice da vida carpe diem. Quando todos os demais princípios estiverem ativos em sua vida, você poderá fazer o melhor uso possível do seu tempo, ou seja de sua vida.

Aproveitar o tempo nada tem a ver com lazer, tampouco é a capacidade de fazer mais coisas em menos tempo – a base da administração do tempo moderna. Aproveitar o tempo é fazer a vida valer a pena.
Toda a literatura de administração do tempo se concentra no “fazer”, organizar seu tempo para fazer coisas da forma mais otimizada possível. A proposta aqui é “estar presente” de corpo e alma enquanto se vive a vida. Esta condição não pode ser alcançada se todos os outros princípios anteriores não estiverem bem desenvolvidos. A maioria das pessoas não está presente enquanto vive a vida. Suas mentes estão vagando entre devaneios, preocupação com o futuro ou lembranças do passado, pouca atenção é deixada para aproveitar o presente.

Quando se fala em viver a vida de corpo e alma, muitos pensam em lazer, diversão, férias, bons momentos. Mas e o resto do tempo? Isto é um mito muito comum. A maior parte da vida está neste “resto do tempo”!

Print Friendly, PDF & Email
Compartilhe!
Cadastre-se gratuitamente no Guia da Vida e tenha acesso a nosso melhor material sobre desenvolvimento pessoal, produtividade, saúde mental e motivação:


15 comentários em “Tempo é vida. O que você está fazendo com o seu?”

  1. Nossa, a cada dia que eu leio seus textos, mais eu me identifico com as situações que você coloca. Eu estou ansiosa para ver os volumes deste projeto que me ensinarão como organizar minha vida. Eu acho que eu vivo na inércia, nada acontece, tudo é sempre igual. Eu sei que preciso tomar uma atitude, mas não sei o que fazer. Conto com a sua ajuda! Muito obrigada Fran!

    Luana – São José dos Campos – SP

    Responder
  2. Bom dia Fran!
    Que Deus a ilumine e a mantenha sempre iluminada como você vem se mostrando, embora não seja necessário dizer que a sua parte você faz de uma forma surpreendente.
    Amiga durante a leitura de seus textos, automaticamente verifico que embora me sinta meio confuso e sem ações que me leve a um caminho já conhecido por mim de ação e conquistas. Eu verifico que no passado obtive muitas destas conquistas e decisões que você menciona, embora neste momento esteja querendo retomar minha vida de conquistas que deixei escapar de minhas mãos. Queria aproveitar para repassar, não como conselho mais por experiência já vivenciada. Que como a vida parece ser um rolo de linha sem fim, nem depois de conquistarmos as nossas vitórias, não devemos nos descuidar ou não nos vigiar, para não retornarmos ao ponto de partida que nos foi tão doloroso e difícil de superar.
    Que Deus ilumine a você e a todos que te acompanham.

    Responder
  3. Estas são idéias maravilhosas.Este é um projeto que com certeza,irá dar um novo sentido à vida de muitas pessoas.Há mais de trinta anos ,viví junto de pessoas e prewsenciei situações que poderiam ter sido evitadas,caso este tipo de conhecimento e informação,estivesse ao meu alcance.Mesmo assim,tomei algumas atitudes que na época foram consideradas por muitos,como desobediencia e rebeliao.Não me arrependo da decisão que tomei,porque ela tem me ajudado a compreender certos aspectos da vida,que antes não me era possível compreender.

    Responder
  4. Agradeço a coisas que vc tem escrito, ajuda-nos a iluminar nossas vidas.
    Tudo que tomei uma atitude,deu certo , funcionou, a vida é realmente hoje. e nossa alma continau….
    como aproveitar mais os encinamentos, nada acontece por acaso.
    obrigada por existir.
    Suely-Curitiba-PR

    Responder
  5. É INCRÍVEL, E AO MESMO TEMPO DOLOROSO DAR-SE CONTA DE QUE Â GENTE VIVE NESSA ARMADILHA.
    Á CADA MOMENTO TENHO QUESTIONADO A MINHA ATITUDE PERANTE EU MESMA E A VIDA, E VOCÊ ME MOSTROU ONDE EU E TANTAS OUTRAS ESTAMOS ERRANDO.
    QUE DEUS TE ILUMINE PARA QUE VOCÊ CONTINUE ILUMINANDO VIDAS.
    MUITO OBRIGADA.
    MELISSA

    Responder
  6. … impressionante sua sensibilidade em entender o comportamento humano e como suas avaliações são realmente aplicáveis e muito comum em nós seres humanos…… esperamos ansiosos por seu trabalho!!
    parabéns!!

    Responder
  7. Estou próximo dos meus 62 anos.
    NÃO SOU UM HOMEM FEITO, UM PRODUTO ACABADO!
    Estou caminhado, trilhando minha própria senda, buscando ser “o próprio caminho”.
    Como é bom aprender!
    Como é bom estarmos abertos, não termos questões fechadas e não absolutizarmos nada !
    Seja muito bem vinda com os seus ensinamentos !
    Muuito obrigado.

    Responder
  8. maravilhoso esses textos, são uma luz para os que estão perdidos, amei, continuen sempre assim pois estou ancioso para ler os outros textos, é otimo aprender coisas novas, principalmente quando se trata de bem estar…
    muito obrigado..

    Responder
  9. Boa noite
    Realmente este texto e uma grande sacada que o ser humano nao esta vivendo o tempo
    presente, a grande questao e como fazer para equilibrar os varios papeis que
    desenpenhamos durante o dia sem perder o Amor pelo proximo, conseguir tratar a todos
    com amor. Sobre o fato de que e uma ilusao acreditar que as coisas no futuro seriam
    diferente me amedronta um pouco o fato de que certas coisas nao vao mudar…mesmo que
    o tempo passe pensando bem talvez elas ate fiquem piores (MEDO).

    Responder
  10. Olá, adorei suas palavras, penso que isso é real e não temos consciência que o mundo todo praticamente pense assim.
    Sei que devemos nos conscientizar disso, mas acredito que devemos ser pessoas melhores, sempre colaborando com o próximo como você que ai o mundo será melhor não no futuro mas sim no presente como você sita.
    Obrigada por escrever para nós.

    Responder
  11. Parabéns pelo texto … me fez refletir sobre o meu momento de viida , e eu realmente preciso melhorar muitas coisas …
    Passarei maais por aqui,

    Boa noite ;*

    Responder
  12. Muitos de nós , somente damos conta de nosas vidas , quando estamos em um beco sem saida.
    As palavras que acabei de ler, é um exemplo do meu cotidiano, fico sempre reclamando , que tudo tem que melhorar, mas somente fica na ilusão o fato de fazer acontecer , preciso acordar antes que chegue o muro em minha frente.

    Responder
  13. É pode ser coicidencia ou não mais você escreveu isto para me e a muito tempo venho lutado para mudar minha atitudes para melhorar meu densempenho profissional e tem sido uma luta muito grande , isto tudo porque não fui ensinado quando criança que tinha que fazer, relizar lutar , conquista tudo que eu quisesse.
    Qualquer pessoa pode e tem a capacidade de realizar o que quer, é só querer e ir a luta imediatamente.

    Responder

Deixe um comentário