O que fazer quando não somos reconhecidos e apreciados?

Carolyn Rubenstein

O que fazer quando não somos reconhecidos ou apreciados

Algumas mudanças de perspectiva podem ajudá-lo a preservar sua saúde mental.

 

“A roda do reconhecimento do hamster” refere-se ao desejo humano de ser reconhecido ou receber crédito por seus esforços.

Faz parte da natureza humana desejarmos o reconhecimento por nossos esforços e nos sentirmos machucados quando nos damos conta de que as outras pessoas não apreciam tudo o que fizemos. Cada pessoa tem uma necessidade de reconhecimento diferente. Enquanto uma pessoa pode querer reconhecimento por ter preparado um bom jantar, outra pode buscar uma promoção no trabalho como recompensa pela dedicação, e outra pode compartilhar sua arte criativa na esperança de que ele se destaque. Todos esses cenários retratam um desejo de reconhecimento.

Dados os muitos obstáculos para receber reconhecimento, a principal questão aqui será: Se eu não receber o reconhecimento que mereço, como posso lidar com isso de forma que não prejudique minha saúde mental?

A busca por reconhecimento reflete profundas necessidades psicológicas

Embora nem todo mundo queira ser famoso ou mesmo popular, a busca por reconhecimento de alguma forma reflete necessidades psicológicas muito profundas. Uma necessidade psicológica é qualquer necessidade que seja essencial para a saúde mental ou que não seja uma necessidade biológica. Pode ser gerada inteiramente internamente, como na necessidade de prazer, ou pode ser gerada por interações entre o indivíduo e o ambiente, como na necessidade de aprovação social, justiça ou satisfação no trabalho.

Embora a busca por reconhecimento seja uma necessidade básica que pode trazer benefícios, como motivar as pessoas a persistirem na busca de objetivos, a necessidade de reconhecimento pode levar a problemas psicológicos, como evidenciado pela ansiedade e depressão experimentadas por algumas celebridades e influenciadores de mídia social devido à pressão constante para fornecer conteúdo novo e popular. Também vemos resultados negativos semelhantes no público em geral, seja em funcionários que se esgotam por fazer horas extras sem reconhecimento suficiente por seus esforços, ou na mulher ou homem que fica em casa e não é apreciado pelo trabalho de criar os filhos e cuidar da casa.

Além disso, em uma sociedade que valoriza produtividade, ganhos e conquistas acima do bem-estar emocional e da bondade de coração, é fácil rotular o trabalho árduo não reconhecido como um “desperdício” de tempo e recursos. Dessa forma, a busca por reconhecimento pode levar não apenas a sentimentos de rejeição, mas também de inutilidade. Também pode levar as pessoas a gastar muito tempo perseguindo mais projetos do que podem realizar. Essa tendência de morder mais do que você pode mastigar pode ter impactos negativos em seus relacionamentos com os outros, pois você sacrifica tempo e atenção para as pessoas de quem mais gosta.

A busca por reconhecimento também pode inadvertidamente prejudicar os relacionamentos, o que é irônico se for para atender a uma necessidade de conexão com outras pessoas. Como exemplo disso, quando criança, muitas vezes me senti incompreendida por minha busca por reconhecimento, como quando fui provocada por ser uma “queridinha dos professores” e uma “CDF”.

A realidade, ao contrário do que reza a autoajuda que promove uma autenticidade fantasiosa, é que não podemos nos livrar totalmente da busca por reconhecimento. Então, o que pode ser feito para prevenir ou mitigar as consequências negativas da busca por reconhecimento quando também existem aspectos claramente positivos, ou pelo menos irresistíveis?

Felizmente, há outras coisas sobre as quais você tem mais controle quando se trata de gerenciar o lado sombrio da busca por reconhecimento. Eu estaria mentindo se dissesse que os dominei perfeitamente, visto que, de tempos em tempos, os bugs de “agradar as pessoas” e “esforço implacável” ainda aparecem. No entanto, eu diria que se pegar tendo esses comportamentos é o primeiro passo. Isso o livra de vergonha desnecessária e você será capaz de refletir sobre como canalizá-lo para fazer o bem a si mesmo e aos outros. Depois de reconhecê-lo, as seguintes estratégias também podem ser úteis:

Esteja em competição apenas consigo mesmo: embora seja impossível viver em um vácuo onde você nunca se compara aos outros, você pode fazer um esforço consciente para se concentrar em pensar em como você melhorou com o tempo. Por exemplo, se você está se sentindo mal porque um amigo tem um cargo muito mais alto que o seu, mude de perspectiva. Nem todos seguimos o mesmo caminho. Eu nunca quis cursar medicina. Não faz sentido me sentir mal comigo mesma porque meu primo é um médico bem-sucedido. Não estamos em uma corrida uns contra os outros, apesar da natureza ter nos moldado para acreditar que estamos! O ideal é pensarmos em nossas próprias metas e sonhos e quão longe estamos da visão que criamos para nossa vida, independente do que os outros ao nosso redor alcançaram.

Escolha de quem você busca reconhecimento: não há vergonha em ser intencional sobre a quem você dá mais importância. Na verdade, é isso que faz sentido diante da futilidade de agradar a todos. Um exercício que faço com meus clientes é pedir que imaginem uma celebridade favorita. Em seguida, peço que imaginem perguntar a todos os seus colegas (colegas de classe, colegas de trabalho, etc.) o que pensam dessa mesma celebridade. Será que todas as pessoas gostam deles tanto quanto você? Inevitavelmente, mesmo as pessoas mais famosas terão seus críticos. Uma das principais razões para isso é a diversidade da humanidade. Picasso não agrada a todos porque nem todos apreciam a arte abstrata, não porque Picasso não foi um grande artista.

Lembre-se do poder de um: aqui está outro exercício para tentar. Reflita sobre uma pessoa que teve um impacto considerável em sua vida de forma positiva. Pode ser um pai, professor, parceiro, amigo, escritor, apresentador de podcast, celebridade ou figura histórica. Então, imagine ter um impacto positivo em apenas uma pessoa, e essa pessoa olha para você de uma forma semelhante a como você pensa e sente sobre a pessoa que o impactou. Use isso para lembrar que há um grande significado e valor em impactar positivamente a vida de apenas uma pessoa. Mais uma vez, você não precisa agradar a todos, mas não pense que não deve agradar ninguém! Ninguém é uma ilha e para manter nossos relacionamento mais importantes saudáveis precisamos fazer um esforço para agradá-los também.

Dê reconhecimento aos outros: quando encontro artigos que comunicam efetivamente uma de minhas crenças, compartilho-os em postagens nas mídias sociais, com um breve comentário sobre minha resposta a eles. Reconhecer os outros não apenas ajuda as pessoas que estão sendo reconhecidas, mas também pode ajudá-lo a se sentir bem ao realizar um ato de gentileza. Reconhecer o trabalho alheio também é uma forma de doação ao público, que pode se beneficiar com o trabalho.

Viva de acordo com seus valores: Ao examinar os valores pessoais que você prioriza, você pode entender melhor até que ponto está vivendo de uma maneira que se alinha com o tipo de pessoa que deseja ser. Por exemplo, se você valoriza muito a conexão social, mas não tem tempo para sair com os amigos, é provável que se sinta muito infeliz.

Da mesma forma, com a busca por reconhecimento, pergunte-se periodicamente qual é o “porquê” por trás de seus esforços. Em seguida, pergunte-se se esse motivo o está afastando ou aproximando do tipo de pessoa que você deseja ser. Por exemplo, se você sentir que seu motivo para o voluntariado está se afastando de ajudar os outros porque você quer ganhar um prêmio de voluntário, não se demore na culpa, mas use isso como uma dica para redirecionar sua mentalidade para que você esteja novamente na direção de seus valores. Pense nisso como se dar conta, ao olhar para o velocímetro, que você está dirigindo rápido demais. Permanecer nessa observação pode fazer com que você se distraia e sofra um acidente ou receba uma multa. Em vez disso, é mais eficaz controlar a velocidade, diminuindo-a aos poucos.

A vida pode parecer uma corrida para chegar à linha de chegada de seus objetivos. Quando esses objetivos se baseiam apenas na busca do reconhecimento dos outros, você corre o risco de se autossabotar e sofrer estresse emocional. Ao desacelerar periodicamente e verificar consigo mesmo suas necessidades e seus valores, você obterá um roteiro eficaz para encontrar significado e propósito, além de garantir que não perca as rotas mais belas ao longo do caminho.

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2 comentários em “O que fazer quando não somos reconhecidos e apreciados?”

  1. Acho que o ideal é a gente desenvolver uma “casca grossa” pra não cair em muito mi mi mi quando os outros não nos dão o reconhecimento que a gente espera. Muita gente espera muito dos outros e só se machuca por isso. Os outros não tem obrigação nenhuma de reconhecer o nosso esforço. A pessoa que nada espera dos outros é muito mais feliz e menos ansiosa.

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